Rosa Cardoso

Pãozinho Brioche com a Não-Tella da Mafalda!Como já perceberam,...








Pãozinho Brioche com a Não-Tella da Mafalda!

Como já perceberam, esta semana que passou aprendi a fazer a massa brioche! Estava tão entusiasmada com esta receita que nem me importei quando soube que tinha de amassar novamente à mão e sob o calor intenso dos fornos ligados.
Na mesma, e depois de bater esta massa, o nível de suor é de 99%, e ninguém merece ter uma jaleca super quente!
Mas claro, vale cada segundo de trabalho, e o resultado é uma massa super leve e fofa, com um sabor realmente verdadeiro!

Com esta nova rotina semanal, aproveito o domingo para fazer alguma comida para alguns dias da semana. Faço sempre um grande assado no forno, e agora com estas aulas de pastelaria de massas lêvedas, faço também algumas fornadas de pão.
Esta receita dá para fazer à volta de 18 pãozinhos, por esse motivo pode perfeitamente fazer só metade da quantidade da receita.
Depois de cozidos e arrefecidos, pode congelar e ir comento ao longo da semana. Claro com a Não-Tella!!!!!!!

Fermento
250g de farinha T55
125g de água
80g de Levedura Fresca (ou 1/3 de Levedura seca)

Massa
1000g de farinha T55
20g de sal
30g de leite em pó
3 ovos
220g de açúcar
220g de manteiga sem sal
400g de água (aproximadamente)
1 vagem de baunilha (opcional)
Sementes de papoila para polvilhar (opcional)

Comece por preparar o fermento, para isso junte todos os ingredientes da primeira lista e amasse tudo até ficar uma bola. Coloque-a numa taça e deixe repousar enquanto começa a amassar o resto.

Caso faça a massa à mão ou na batedeira, o principio é o mesmo! Amasse bem, incorpore ar e húmidade, bata e enrole até ficar com uma textura lisa, elástica e enxuta. Não se esqueça de fazer também o teste do “véu”.
Comece por juntar todos os secos (farinha, sal, leite em pó e o açúcar), depois os ovos a manteiga, baunilha e metade da quantidade de água, ou seja 200g.
Comece a amassar e a incorporar todos os ingredientes. Junte o fermento que fez no início, que por esta altura deve apresentar uma textura mais leve e porosa.
Começa a festa agora: Bata, enrole e continue a hidratar a massa. Este processo pode demorar à vontade 20 a 30 minutos, e o seu nível de suor será de 99%.
Pode precisar de juntar mais água, ou pode não precisar de usar a água toda. Vá fazendo o teste do véu para perceber quando é que a massa está pronta a usar.
Quando estiver no ponto, envolva a bola de massa em película aderente e deixe repousar por 1 hora.

Depois disso, pode escolher o que quer fazer: pães de leite, bolas de berlim, bolinhas brioche (veja tudo isto no Instagram).
Ou neste caso pãozinho com bolinhas:
Forre um tabuleiro com papel vegetal. Para fazer cada pãozinho precisa de 1 bolinha com 30g e mais 7 bolinhas com 10g cada uma. Coloque a maior no meio das outras mais pequenas (como se forma-se uma flor). Não coloque farinha na bancada, veja a ultima foto, não há vestígios de farinha à superfície das bolinhas.
Repita o processo e coloque-as no tabuleiro com bastante espaço entre elas para não colarem umas nas outras quando forem ao forno.
Deixe levedar num ambiente seco e sem correntes de ar, até duplicarem de volume, como mostra a última foto.
Pincele levemente cada bolinho com ovo batido e polvilhe com sementes de papoila (opcional).
Leve a cozer até ter crescido e estar dourado.

Para os gulosos como eu, sirva com a Não-Tella da Mafalda. É assim.. do melhor que há no mundo! Obrigada Marmita, por teres partilhado a receita :)

1 1/2 chávena de avelãs torradas sem pele
1/4 de chávena de cacau sem açúcar
1/4 de adoçante
1 vagem de baunilha (só as sementes)
2/3 chávena de óleo de coco

Pique as avelãs muito bem num robô de cozinha. Depois disso junte os restantes ingredientes e pique todo o preparado até formar uma pasta homogénea e cremosa (durante 5 minutos ou mais). Sirva às colheradas!

Be Nice e bom Domingo!
Foodstyling and Photography: Rosa Cardoso




  • Love
  • Save
    9 loves 1 save
    Add a blog to Bloglovin’
    Enter the full blog address (e.g. https://www.fashionsquad.com)
    We're working on your request. This will take just a minute...