Vamos Dobrar com Papel Kraft?

Texto original Vamos Dobrar com Papel Kraft?


Para hoje eu tenho uma proposta bacana: dobrar com papel kraft.

Esse papel é bastante comum, ainda mais agora que a sacola de plástico anda banida do comércio em geral. Você já deve ter visto bastante por aí. Lembra dos sacos pardos usados pelas padarias? Então, esse é um papel kraft do tipo monolúcido. É chamado assim, porque uma das faces desse papel é fosca e a outra é brilhante. Ele existe em várias gramaturas, sendo que as maiores são utilizadas em embalagens, sacolas ou até mesmo como jogo americano descartável em diversas redes de padarias e cafés.

Papel Kraft Monolúcido

Esse papel também pode ser comprado em papelarias com o nome de papel pardo, devido à cor marrom que lhe é característico. Entretanto, você deve se precaver de comprar errado. Nunca compre papel que seja reciclado, pois ele é muito ruim para dobrar por não possuir boa memória nas dobras. A principal característica do papel kraft monolúcido é possuir aquele brilho em um dos lados e na gramatura de 80g/m² é um bom papel para dobrar origami.

A sua grande vantagem é que é bastante simples de encontrar tamanhos grandes. Aqui em Belo Horizonte conseguimos encontrar esse papel vendido em bobinas ou também na forma de 1,40 metro de largura e comprimento no tamanho que quisermos.

Modelos Dobrados

Como é possível encontrar tamanhos grandes desse papel, os modelos mais complexos são ideais para serem dobrados com ele. Entretanto, modelos que tenham muitas camadas sobrepostas não são aconselháveis. O problema é que esse papel absorve muita umidade e conforme o tempo passa, ele vai desfazendo suas dobras.

De qualquer forma, essa característica de absorver umidade pode ser usado a seu favor. Se um modelo de origami pede papel com as faces de cada cor, podemos tingir um dos lados com tinta acrílica diluída em água na proporção 1:1. Pincelando com tinta em um dos lados e esperando secar um pouco, podemos aproveitar a umidade do papel para usar a técnica do wet-folding, ou seja, dobrar com papel úmido. Eu fiz isso no modelo Pardal do origamista Román Diaz. Veja na foto abaixo como ficou.

Um outro modelo bem legal é o Fiery Dragon de Kade Chan. Esse modelo é razoavelmente complexo e dobrado em papel grande fica mais bacana. Ele possui dobras sobrepostas na região entre as asas, mas mesmo assim, o papel kraft conseguiu se portar muito bem sem rasgar. Veja como ficou esse origami finalizado na foto abaixo.

Se você gostou dessa dica, da próxima vez que olhar para um papel marrom, não desdenhe. Experimente dobrá-lo e me diga nos comentários como foi a sua experiência com ele. Garanto que você vai se surpreender.


  • Love
  • Save
    Add a blog to Bloglovin’
    Enter the full blog address (e.g. https://www.fashionsquad.com)
    We're working on your request. This will take just a minute...