Queijadinhas de Café e Açúcar Mascavado



O desafio veio da Nespresso (www.nespresso.com) a propósito da mais recente edição limitada dos seus cafés: o Cubania. Antes de tudo é-me explicado que a sua grande intensidade, proveniente de uma torrefação a vapor, não o torna amargo. E que, para ser bebido à moda cubana é adoçado (e muito, como é usual nos paises Latino Americanos) com açúcar mascavado. Verdadeira ou não, esta afirmação deu-me logo o mote para a sobremesa que teria de ser preparada com açúcar mascavado e a puxar o doce. Um combinação perfeita para o final de uma refeição ou para uma pausa a meio da tarde ou da manhã, onde a desculpa de parar para beber um cafezinho é sempre bem vinda. O mote estava lançado. Uma receita que através do cheiro e do sabor nos pudesse fazer viajar até Cuba, ao calor, às cores e à musica. Sento-me na mesa da cozinha e volto a saborear o meu café. Não o consigo fazer à moda de Cuba, porque não consigo beber café com açúcar. No entanto descubro-lhe a intensidade forte, que adoro e não o amargor. Tento perceber como posso transpor todo o sabor do café e acrescentar-lhe o doce. Na minha cabeça começa a delinear-se uma sobremesa que trás de Cuba o aroma do café com a companhia do açúcar mascavado com um toque de caramelo que me parecem um casamento perfeito. Ponho mãos à obra e saem umas queijadinhas. Quem quer provar?
(Entretanto deixo a informação de que vai haver um novo workshop no Porto, nos Workshops Pop-Up, na Rua do Almada, 275, nos dias 11 ou 12 de Outubro pelas 15h. O tema - Sobremesas Rápidas para Impressionar. As inscrições já começaram. Qualquer informação acerca do workshop façam-na para o seguinte endereço [email protected]
Em Coimbra também haverá um workshop, dia 10 de Outubro, pelas 19h, na Quinta do Ribeiro em Antuzede - Coimbra. Com o tema - Comidas para o Conforto do Lar. Para inscrições e informações [email protected])
Ingredientes para 12 queijadinhas:
1 ovo 100ml de café (usei 2 capsulas Cubania by Nespresso) 150ml de leite 200g de açúcar mascavado 50g de farinha 30g de manteiga derretida açúcar em pó para polvilhar
Preparação:
Numa taça coloque o açúcar, a farinha e o ovo, e bata até ficar com uma mistura homogénea. Misture depois o café e o leite - pouco a pouco - e bata bem até tudo ficar incorporado e a mistura lisa e sem grumos. Por fim, acrescente a manteiga derretida e envolva tudo novamente. Unte com um pouco de manteiga 12 forminhas de silicone ou de metal e coloque-as num tabuleiro (para ser mais simples de levar ao forno). Divida a mistura das queijadinhas pelas forminhas e leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC, deixando depois cozinhar cerca de 20 a 25 minutos. Retire-as e deixe arrefecer antes de desenformar. Coloque-as depois em forminhas de papel frisado e polvilhe com açúcar em pó antes de servir.

Bom Apetite!




  • Love
  • Save
    12 loves 2 saves
    Add a blog to Bloglovin’
    Enter the full blog address (e.g. https://www.fashionsquad.com)
    We're working on your request. This will take just a minute...