Perdendo o medo do batom escuro, feat. Gwen Stefani

O Post de hoje é ao mesmo tempo auto e exo-observação (inventei essa palavra agora). É que, vendo meu acervo de batons, percebi que, ao lado dos rosinhas, e nudes, meus preferidos, tenho notado que os batons mais escuros, digo, a turma dos vermelhos, tipo ameixa, cereja e vinho, estão sendo escanteados. A razão? Achar que batom nesses tons são para uma ocasião mais chique, uma festa, ou mesmo para usar no inverno, à noite, onde essas cores, ao meu ver, se tornam mais discretas. Mas eu tô errada, eu sei, e Gwen Stefani, se além de minha ídola da adolescência até hoje, fosse minha amiga, diria que sou lesa mesmo, e que deixasse de preconceito com batons assim.

E, vendo uma foto dela saindo toda despojada com os filhos, pele legal, e batom vermelhão, me encorajei, e tenho fortes inclinações, a partir de hoje, a adotar o batom na linha dos vermelhos no dia-a-dia.

Não há o que discutir, Gwen é a maior representante da loira com batom vermelho dos anos noventa até hoje. No No Doubt, ela andava com visual street até o pescoço, mas make e cabelo de Pin up, delineado forte, gatinho, e batom vermelho, certamente uma inspiração para várias garotas. Seu estilo, confesso, imitei muito quando era adolescente, mas a maquiagem…hum…o batom vermelho, fingi que não via.

Mas ontem, exatamente ontem, tive essa epifania, e pretendo com ela influenciar as amigas da turma do nude a enveredar para esse caminho lindo que a Gwen apontou. Inspiração? Não faltará:

O que é esse look com lencinho na cabeça, amarrado estilo gangsta, e make PÁ hein? E os penteados torcidinhos? Quero todos, acho massa que ela faz variações desse torcidinho, ora dando um ar topete de pin up, ora meio amolecado mesmo.

Na foto abaixo, dois momentos distintos da carreira de Gwen; o estilo vai sofrendo algumas variações, mas o batom vermelho tá lá, firme e forte:

Agora, me digam: nessa foto do vestido rosa, abaixo, ela não tá uma diva dos anos 40 todinha? Pode pegar e fazer calendário da época que ninguém vai saber que a foto é atual.

E pra terminar essa sessão de makes perfeitos, e muito batom vermelho envolvido, o último conjunto de imagens, não menos inspiradoras, com Stefani até arriscando um batonzinho rosa, mas sempre um rosa forte, dando um folga pro vermelho:

Depois dessa lição, só me resta entoar, loucamente, a frase da música de Mallu Magalhães, sacar o batom vermelho da bolsa, e ir. Porque para a mulher, decidir usar o batom vermelho, eu acho, é sinal de maturidade. Digo porque quando eu tinha 16, Gwen quando a carreira do No Doubt despontou, tinha 26, e eu acho que foi essa proximidade com os 30 que a fez tomar essa decisão.

Então “nem vem tirar meu riso frouxo com algum conselho, que hoje eu passei batom vermelho, eu tenho tido a alegria como um dom, em cada canto eu vejo um lado bom.”

Beijos!

  • Love
  • Save
    Add a blog to Bloglovin’
    Enter the full blog address (e.g. https://www.fashionsquad.com)
    We're working on your request. This will take just a minute...