Panela do Leitor: Legumes ao Teriyaki com Arroz ao Leite de Coco



Adorei essa receita enviada pela leitora Mariana Nonose, principalmente por ser uma opção que não leva carne e parece uma delícia! A foto que ilustra o post foi enviada por ela, juntamente com o e-mail abaixo:
"Enviei no final do ano passado uma foto da batata hasselback que fiz a partir da sua receita. Você selecionou para entrar no Panela por aí e isso me motivou a mandar uma receita para tentar entrar no Panela do Leitor. A receita base do molho, foi ensinada por um amigo meu e acabou se tornando meu prato especial favorito e um prato também diferente que faço para recepcionar e surpreender minhas visitas. Os legumes podem ser outros, fica a gosto do “freguês”. Adaptei, incrementei e retirei umas coisas e outras, mas o final é esse que envio agora. Normalmente quando faço essa receita, coloco o arroz para cozinhar antes de eu fazer os legumes. Então passarei a receita na ordem das coisas como são feitas. Arroz ao leite de coco - 2 xícara de arroz japonês (do tipo usado para fazer sushi, mas também funciona com arroz basmati ou arroz jasmim. Não recomendo o arroz agulhinha.) - 3 folhas de capim cidreira (podem ser folhas secas ou frescas, mas tem que ser inteiras) - 1 vidro de leite de coco Lave o arroz até a água sair limpa. Coloque o arroz numa panela elétrica de arroz, com 3 folhas de capim cidreira amarradas nelas mesmas. Coloque água e o vidro de leite de coco ate completar a quantidade de 4 xicaras, por exemplo, se o leite de coco for equivalente a 1 xícara, acrescente mais 3 xícaras de água, pois o arroz precisa da proporção 1:2 para ser cozido. Assim que ficar pronto, retire o capim cidreira e deixe o arroz descansar tampado, por 15 minutos. Sirva com sementes de gergelim torrado, acompanhando os legumes ao molho teriyaki.

Legumes ao molho teriyaki - 1 cenoura grande picada em cubos - 1 berinjela pequena picada em cubos (último a cortar para não escurecer e amargar) - 1 abobrinha menina pequena picada em cubos (sem sementes) - 1 pimentão verde pequeno picado em cubos - 10 vagens picadas - 1 cebola grande picada em cubos - 3 dentes de alho amassados - gengibre ralado a gosto - ¾ de xícara de shoyu - 2 colheres de mel - Glutamato monossódico a gosto - Pimenta vermelha a gosto - 1 colher de amido de milho dissolvido em ½ xícara de água Refogue o alho, gengibre e cebola, até a cebola ficar transparente. Junte os legumes por ordem de cozimento, começando pela cenoura e refogue por uns 5 minutos, então acrescente a vagem e deixe refogar por mais 5 minutos, sempre em fogo baixo. O pimentão também deve ser bem cozido para não ficar indigesto então acrescente ele junto com a abobrinha. Enquanto deixe os legumes refogando, pique rapidamente a berinjela e acrescente logo em seguida para que não amargue nem escureça. Nesse momento os legumes devem estar al dente. Caso não estejam, coloque água e refogue até ficarem no ponto. Acrescente o shoyu, mexa delicadamente, aguarde até começar ferver. Acrescente o mel e o amido de milho com a água. Mexa com cuidado e até o molho engrossar e ficar brilhante. Deixe o molho incorporar bem em todos os legumes. Tempere com glutamato monossódico, pimenta vermelha a gosto. Pique cebolinha a gosto e só acrescente na hora de servir. Normalmente o sal do shoyu já é o suficiente para temperar, mas caso julgue necessário, acrescente sal. O molho ficará levemente adocicado por conta do mel e cuidado com a pimenta pois o gengibre já tem um leve ardor. Sirvo logo em seguida, com o arroz que estava descansando e ainda está quentinho. Geralmente costumo comer assim mesmo, pois sou vegetariana e acredito que essas duas receitas formam uma refeição completa. Mas pra quem não é vegetariano e sentir falta de carne, pode ser servido com alguma carne branca para não rivalizar com os sabores do molho que é bem forte. Bem… Minha receita especial querida é esta, espero que goste".

Para participar desta coluna você precisa enviar uma receita com pelo menos uma foto tirada por você para [email protected] (colocar "Panela do Leitor"no assunto).
***Este é um conteúdo do blog www.panelaterapia.com. Por gentileza não responda este e-mail, pois não será replicado.
  • Love
  • Save
    7 loves
    Add a blog to Bloglovin’
    Enter the full blog address (e.g. https://www.fashionsquad.com)
    We're working on your request. This will take just a minute...