Design | Fobia de espaços em branco


Você gosta de perfume? Coisas saborosamente perfumadas são um estímulo para os sentidos. Agora imagine que além daquele perfume delicioso, sente também mais outro. Os dois perfumes se misturam e você se incomoda, mas tolera. Mais outro perfume se mistura, virou confusão né? O mesmo acontece quando aquele espaço em branco, o respiro visual do layout, é preenchido com uma profusão de outras informações.
O espaço em branco sinaliza o objetivo do layout, ele direciona a atenção de quem está olhando o seu trabalho para o que realmente interessa. E ainda serve como um descanso visual, uma preparação para o que está para ser mostrado, o espaço em branco confere importância e elegância ao projeto. Não estou dizendo que está errado aproveitar todo o espaço disponível, mas existem forma agradáveis de se fazer isso, acima de tudo o projeto tem que ser criado para o deleite do público alvo.
Quando o relacionamento do público com a marca é bem construído, não há necessidade de descrever todas as qualidades dele em tudo que for feito, seja embalagens, cartazes, anúncios e etc. Um exemplo disso é a Apple, nas embalagens dos produtos há o mínimo de interferências visuais. Se o consumidor vai comprar um iPhone, a caixa não só é quase limpa, como também aumenta o valor da experiência do público. Dentro daquela embalagem misteriosa há algo que vai satisfazer a necessidade dele.

A embalagem mostra o produto em tamanho real, o logotipo e o nome do produto. Esse mistério em torno do conteúdo dela mexe com a curiosidade, torna divertida a sensação de estar com o produto.

Mais tarde eles evoluíram a embalagem para o acrílico transparente, o produto se tornou o visual dela e a arrumação dos itens extras (fones, manual, cabos) são organizados de uma maneira que façam parte do layout.
Outras marcas também se valeram da do espaço vazio para apresentar seus produtos.

Uma representação muito criativa da imaginação infantil.

Esse anúncio precisa de mais do que isso pra provar que o produto é eficiente?

Eu adoro Coca-Cola com limão, o "C" tão característico feito com a casca da fruta e o espaço vazio que leva ao ponto de atenção com a lata do refrigerante, não foi preciso mais que isso pra despertar o desejo de consumi-lo.

Nesse caso o espaço vazio compôs o layout, um sorriso protegido é o que promete a marca de higiene bucal.
Ainda há a mentalidade de aproveitar o máximo possível do espaço e sei que nem sempre conseguimos orientar os clientes sobre isso. O medo de deixar espaços em branco pra muitas pessoas significa perder o dinheiro investido, mas vale lembrar que o layout não é anúncio de jornal, nem telegrama. Não queremos jogar um monte de informações no público, queremos seduzí-los de forma inteligente com o que o produto pode oferecer.




.
  • Love
  • Save
    Add a blog to Bloglovin’
    Enter the full blog address (e.g. https://www.fashionsquad.com)
    We're working on your request. This will take just a minute...