Sobre a moda e seus blogs


Pra quê negar? Eu gosto mesmo de moda, sinto muita inquietude em relação às tendencias, estilos e tal. E isso me leva a uma busca insaciável pela internet. Acho que nesse momento, não tem blog influente ou loja online que eu não conheça. Bom, isso nem é uma grande verdade, porque de fato a cada dia conheço uma loja ou blogueira diferente. Mas eu rodo. Olho muito, comparo preços, conheço as novidades, as tendências, fico sabendo do que já não cabe no meu armário, enfim... Tem um mundo inteiro a ser explorado. Isso leva tempo, mas pra quem gosta como eu, o tempo passa voando.

O problema é que nem tudo são flores. E nesse ponto eu me refiro exatamente aos blogs de moda. Cheguei num ponto em que aquele prazer incomparável de navegar por blogs de moda praticamente se extinguiu. Por que vamos e convenhamos, os blogs de moda viraram uns chatos, e parece que hoje em dia qualquer uma com acesso à internet pode ser blogger. Até eu.

Na verdade, essa não é a minha primeira tentativa de escrever um blog não. Esse mesmo blog já teve muitos nomes, já foi escrito em espanhol, já postou looks do dia... Olha só que ironia. Eu achava que no meio dessa blogueirada toda tinha lugar pra mim, mas o buraco é beeeem mais embaixo.

Pra começar, eu não sou jornalista de moda e nem tenho pretensões de sê-lo. Sou programadora de software e não mudaria de profissão pra me dedicar a um blog, porque eu gosto do que faço. E acho que quem faz um blog diretamente relacionado com moda deve ter um mínimo de estudo e conhecimento na matéria, senão o resultado é esse monte de asneira que a gente lê por aí (fora os erros de português). Nem é o meu propósito agora escrever como uma "super-entendida-das-passarelas-mundiais" como fazem algumas. Eu não quero fazer alarde de um vasto conhecimento que eu não possuo, eu quero opinar. E só.

Em segundo lugar, eu percebi que pra manter um blog era preciso um investimento inicial tremendo, que nem todos os bolsos estão dispostos a aguentar. Você precisa ter uma boa câmera de fotos, e eu até cheguei a comprar uma Canon EOS 550d (que é a que vai fazer a maioria das fotos que você vai encontrar por aqui), além de um amigo ou namorado que esteja disposto a te fotografar cada vez que você muda de roupa. Há quem contrate fotógrafo (pasmem!). Também é preciso ter um IPhone, senão, como você pretende postar aquelas maravilhosas fotinhas no Instagram? E tem que ser IPhone, uma blogueira que se preze não é ninguém sem o seu. Eu caí na onda e na época comprei o 4S. Não me arrependo, inclusive me viciei nele. Mas quem sabe com um Galaxy do modelo que seja eu fosse igualmente feliz? Nunca chegarei a saber, porque já estou de olho no 5S (a Apple deve fazer algum tipo de bruxaria com os clientes). Outra coisa altamente necessária é comprar roupa de uma forma insana. Há uma urgência em um blog de moda de publicar looks pelo menos a cada 3 dias e isso exige muito do seu cartão de crédito. Eu adoro comprar, isso não seria problema, mas com os anos aprendi a comprar coisas que eu realmente faça uso, não porque são a febre da estação. E gosto de coisas de qualidade e imunes ao passo do tempo, pra que durem muito sem cair de moda. Apostar por clássicos não é nenhum defeito, mas em um blog a urgência de novidades é algo patente, e looks repetitivos ficam totalmente fora de cogitação.

Somado à tudo isso, encontrei-me com, talvez, o maior obstáculo de todos: o tempo. Exige muito tempo de pesquisa (se você realmente se preocupa em dar às suas leitoras informação fidedigna sobre o que acontece no mundo da moda) e dedicação manter um blog nessas condições. Depois da experiência falida, eu cheguei à conclusão de que essas meninas realmente não fazem nada mais além de dedicar-se ao blog por completo. Tempo pra andar nos trinques o dia todo, tempo pra comprar, tempo pra pesquisar, tempo pra acudir à eventos "onde as coisas acontecem", tempo pra postar, tempo pra cuidar do layout do blog, tempo pra se auto-divulgar, tempo pra fazer publicidade...aff. Eu me canso só de pensar. E o que me dói mais é ter que dedicar tanto tempo precioso pra coisas que, na verdade, são fúteis e estão diretamente relacionadas à industria do consumismo voraz. No dia em que eu fechei o blog, senti como se tirasse um grande peso das costas.

Nem por isso desisti do meu afã pela moda, e continuei andando pela rede buscando dicas e novas marcas que satisfaçam ao meu estilo pessoal. Mas, como eu falei no princípio desse post, os blogs ultimamente estão um saco. A publicidade os invadiu de uma forma que já é impossível saber se o que você está levando é gato ou lebre. Aqui no exterior a publicidade é mais encoberta, no Brasil é altamente descarada (aliás, às blogueiras brasileiras pretendo dedicar um post "amigo", porque elas são um caso à parte). Nesse novo blog, eu quero servir de filtro, porque meu olho é clínico na hora de saber se estou sendo enganada ou não. E prometo compartilhar as minhas experiências, boas e más, com vocês. Considere-se usuária de um serviço de utilidade pública.

A tempo, agradeço a visita. Bisous.

  • Love
  • Save
    Add a blog to Bloglovin’
    Enter the full blog address (e.g. https://www.fashionsquad.com)
    We're working on your request. This will take just a minute...