Hora do chá


Calmantes, reguladores, auxiliares no emagrecimento e no combate à ansiedade, chás são verdadeiras fontes de renovação. Pensando em mais uma semana que se inicia, separei algumas dicas e curiosidades sobre a bebida que, durante os dias e as atividades, pode ser boa companheira funcional. Vai um chá aí?

Como surgiu? | Sobre o chá O então imperador da China Sheng Nung, em 2737 a.C, descobriu o chá como conhecemos hoje. À época, ele já conhecia o procedimento de fervura da água para consumir com segurança. Certa feita, enquanto um criado fervia a água para o imperador que descansava à sombra de uma árvore, folhas levadas pelo vento caíram sobre o pote, transformando-a em uma infusão, quase como que um capricho do destino. O sabor da descoberta agradou tanto ao imperador, que dali em diante passou a preparar sua bebida favorita e a chamou de chá: água fervida com folhas de Camellia sinensis. (via)

Curiosidade | Earl Grey Earl Grey é o nome dado a qualquer tipo de chá aromatizado com óleo essencial de bergamota (uma espécie de fruta cítrica). O tipo mais frequente de Earl Grey é à base de chá preto, mas a designação também se aplica a infusões aromatizadas de chá verde e chá branco. (mais informações aqui)
‘Eu não consigo te fazer melhorar, mas posso fazer um chá para você’

Tradição | Qual chá você toma? Pesquisando algumas imagens na internet, descobri uma marca de chá com proposta bem diferente, a Kusmi Tea. Além dela, quase todas as buscas me levaram à tradicionalíssima Twinings. Trouxe as duas referências no assunto, sabendo que em cada canto desse mundo devem ter aromas, propostas e sabores variadíssimos! Qual a sua preferência?
Kusmi Tea A Kusmi Tea oferece (já por 140 anos!) chás de alta qualidade, com misturas russas (que são únicas, como os chás Wladimir Prince, Anastasia ou São Petersbourg), cujas receitas são mantidas em segredo por mais de um século, mas também muitas misturas tradicionais e sabores compõem o catálogo de opções. Recentemente, a marca lançou uma coleção de chá bem-estar (como o Detox - alô, galera fitness) e o calmante Be Cool. (mais informações aqui)

Twinings Há mais de 300 anos, em 1706, Thomas Twining adquiriu a cafeteria Master Tom´s Coffee House, que ficava muito bem-localizada entre Westminster e a Cidade de Londres. As coffee houses eram locais populares, parte da vida londrina, onde somente os homens se reuniam para beber socialmente. A forte concorrência entre as coffee houses da época fez com que Thomas Twining se destacasse com seu conhecimento em chás de qualidade. De sua localização original em Londres, a família Twining comercializa chás desde 1706. Hoje, presente em mais de 115 países. (mais informações aqui)

Tea shops | Onde tomar chá? Inglaterra, Brasil, Estados Unidos. As tea shops (ou ‘casas de chá’) estão espalhadas ao redor do globo pela similar proposta: oferecer ambientes aconchegantes em que o chá pode ser acompanhado - geralmente - de uma boa variedade de doces. Para o Brasil, há uma lista de casas de chá disponível aqui.

Em Nova York, há um lugar que une a fofura de ‘Alice no país das maravilhas’ aos chás, o Alice’s tea cup. As três unidades dessa casa de chá (em NY) oferecem ambiente e produtos temáticos. Muito amor! Endereços: 102 West 73rd Street | 156 East 64th | 220 East 81st Street
Imagens: We ♥ it
Vocês têm o costume de beber chá?
Alice olhou ao redor por sobre a mesa e não havia nada senão chá. ‘Eu não vejo nenhum vinho’, ela observou. ‘Não tem nenhum mesmo’, retrucou a Lebre de Março. (Lewis Carroll, capítulo ‘Um chá maluco’, trecho do livro ‘Alice no país das maravilhas’)

  • Love
  • Save
    Add a blog to Bloglovin’
    Enter the full blog address (e.g. https://www.fashionsquad.com)
    We're working on your request. This will take just a minute...