Nossa páscoa


Porque nem só de ovo de chocolate vivem as crianças, este ano resolvemos vivenciar bem este período segundo as crenças e valores de nossa família. Como frequentamos uma igreja, a compreensão desses valores já começou lá...

Na quinta-feira de páscoa, participamos de uma "cantata de páscoa", que organizei com crianças, jovens e adultos de nossa igreja. Foi uma celebração singela mas emocionante! Vinícius cantou lindamente - foi a primeira apresentação musical em grupo vocal da qual ele participou. Creio que a primeira de muitas, pois ele adora cantar e tem um ouvido maravilhoso para música.
(a resolução da foto não ficou boa porque eu estava fazendo a narração e a regência, hehehe o vídeo com a cantata inteira esta
AQUI)

No sábado nossa família participou da cerimônia de "Lava-pés" e "Santa Ceia", em que relembramos a importância do sacrifício de Jesus por nós e renovamos nossa fé na promessa de uma nova vida.
Vinícius e papai participando da cerimônia.


No domingo de páscoa, fizemos uma encenação das cenas bíblicas que antecederam a morte e ressureição de Cristo. Aqui está Jesus entrando em Jerusalém, montado num jumentinho enquanto as pessoas agitam folhas de palmeira (ok, é um galhinho de pé de acerola, mas faz-de-conta...), e dizem "Aleluia, hosanas ao Filho de Davi!"


Depois, Jesus convida seus amigos para uma última refeição juntos. Foi a última Ceia. Jesus abençoou o pão e o vinho, deu graças e repartiu entre eles...
(O pão foi mesmo essa bolachinha de água e sal, mas por quê? Nessa época da páscoa os judeus não comiam pão com fermento, porque quando saíram do Egito - a Pessach - não houve tempo de esperar a massa do pão levedar, eles estavam com pressa para escapar do Faraó, e o pão asmo representa isso, a memória do dia em que Deus os libertou. No Novo Testamento o fermento também simboliza o pecado. Reparem que nas igrejas - evangélicas ou católica - o pão é simbolizado por um tipo de bolacha mesmo, feita à base de farinha e água. Como eu não tinha nenhum pão sírio por perto, a bolachinha serviu bem :-)
"Tomai e comei, este é o meu corpo!"
"Tomai e bebei, este é meu sangue, que é derramado por muitos." (Marcos 14: 22 - 24)

Depois Jesus saiu para orar com seus amigos, mas um deles o traiu, e trouxe soldados que levaram Jesus para o crucificar. Interessante que eu não tinha intenção de representar essa parte, por achá-la muito forte. Apenas narrei a história. Mas Rafael, espontaneamente, abriu os braços e ficou em posição de cruz...

Jesus foi enterrado numa tumba que parecia uma pequena caverna. Sobre a entrada, uma grande rocha foi colcada, e soldados tomavam conta dela...
No terceiro dia, Maria Madalena foi levar perfumes para colocar no corpo de Jesus e não o encontrou. Ela pensou que o corpo tinha sido roubado, mas um anjo apareceu e disse que Jesus estava vivo!

Usei figuras de feltro que comprei neste site AQUI, e atrás colei canudos com adesivo de contato, para que pudéssemos fazer nosso teatrinho.

Jesus voltou a aparecer aos discípulos, e depois de conversar com eles, ele subiu ao Céu, prometendo que, do mesmo modo que foi, um dia voltaria dos Céus para nos buscar. Sim, porque Jesus sente muita saudade de estar com eles, conversar, comer e brincar com eles... e conosco também!
(Coloquei uma lâmpada de led dentro do túmulo vazio para dar um efeito cenográfico kkkk)
Mais uma vez ele tomou a iniciativa de subir na mesa e levantar os braços como se estivesse subindopara o céu :-)
Depois eles pegaram os bonecos e foram encenar a história para o papai.
Imprimi cartões com as cenas que representamos para que eles ordenassem e recontassem a história. Foram retirados DESTE SITE.

Também fizemos atividades de linguagem, motricidade e matemática com o tema. Retirados deste SITE AQUI.

Uma das tarefas pedia para escrever uma frase sobre Jesus, e é com essa frase que Vinícius escolheu escrever que eu me despeço desejando uma feliz páscoa!!


PS.: Ainda hoje vamos pendurar esse lindo móbile, indicação da querida Heleneida Krauss, no quarto dos meninos :-) Basta clicar na figura, salvar e imprimir. No blog dela também há atividades ótimas com o tema da páscoa, baseadas na música "Coelhinho da Páscoa", que nós também fizemos durante a semana. Sim, eles sabem que não tem coelho na páscoa, como não existe saci nem bicho-papão, mas gostam da música mesmo assim :-)
  • Love
  • Save
    Add a blog to Bloglovin’
    Enter the full blog address (e.g. https://www.fashionsquad.com)
    We're working on your request. This will take just a minute...