Tutorial: edição básica no Lightroom


Oi pessoal! Esse é mais um guest post, escrito pela Sharon Santos. Ela é leitora do blog e e apresentou um pouquinho do Lightroom, um programa de edição de imagens, espero que vocês gostem! Um super obrigada para a Sharon!

Oi gente, entrei. Vou dar umas dicas do nosso querido amigo Lightroom (que me tira de muita furada, por sinal). Sou fotógrafa no sul, meu foco é casamento e crianças e dei a ideia de falarmos um pouco mais sobre fotografia de uma forma mais profissional aqui no lomogracinha. Sou leitora já tem muito tempo e é uma honra poder colaborar.

Vamos ao que interessa:

Eu uso muito o Lightroom, na verdade meu fluxo de trabalho é 80% em cima dele, e 20% no photoshop. Geralmente eu fotografo em RAW, esse tipo de edição também se aplica ao JPEG porém como a correção de cor funciona bem melhor com o RAW, eu tenho que admitir que fica melhor.

Vou iniciar com um pequeno tutorial vintage levezinho, que gosto muito de usar na finalização de algumas fotos, eu sou o tipo de fotógrafa que prefere passar um pouquinho mais de tempo ajustando a câmera pra foto final ficar como eu quero do que arrumar na pós produção, mas esse efeitinho que eu gosto tanto infelizmente não consigo fazer “na mão”.

Como essa edição é mais baseada nas curvas, eu vou mostrar pra vocês como eu sempre começo a minha edição.

Antes de tudo vamos arrastar as fotos desejadas pra biblioteca do LR, e importar. Depois, vamos à revelação.

Eu sempre começo ajustando a exposição nem que seja um pouquinho, o contraste, e se necessário os realces. Pra atingir esse efeitinho mais vintage se no balanço de branco da câmera vocês não tiverem ajustado pra um tom mais quente, eu aconselho puxar um pouco o amarelo pra direita. Pra quem não se achou, no canto superior direito tem um ajuste de cores onde acertamos o balanço de branco, a prática vai levando a perfeição, puxando um pouquinho pra lá (um pouquinho pra cá) vocês acharão o balanço de branco do agrado de vocês, mas pra esse efeito eu aconselho puxar pro amarelo.

Naquele cantinho ali, tem um gráfico com as famosas curvas. No canto inferior esquerdo acionem o botãozinho circulado em vermelho. Ali vocês vão poder criar pontos no gráfico pra trabalharem as curvas.

Vocês vão criar 3 pontos, um em cada meio, exatamente como fiz ali.

Então vocês puxarão os extremos exatamente assim, pra atingir esse efeito vintage. E depois o meio um pouco pra cima.

Pra sincronizar o mesmo efeito com as outras fotos, selecione a primeira que você editou e aperte cntrl A e depois cntrl S. Vai aparecer essa tela, vocês marcam tudo menos o “cortar” caso tenham usado.

TCHANÃM!!!! O efeito tá pronto e todo mundo feliz com o resultado :D

Espero que vocês gostem, qualquer dúvida estou a disposição!

  • Love
  • Save
    5 loves 1 save
    Add a blog to Bloglovin’
    Enter the full blog address (e.g. https://www.fashionsquad.com)
    We're working on your request. This will take just a minute...