Na Cozinha com Nigella (Nigella Lawson)

Esse foi o terceiro livro de culinária que comprei quando quis começar a cozinhar, ano passado (os outros dois foram 30 Minutos e Pronto e Revolução na Cozinha, ambos do Jamie Oliver), e tenho um certo carinho por ele: me faz lembrar da empolgação inicial de preparar refeições que eu nunca tinha provado…

Nigella é bastante “maternal” com os seus leitores, sempre dando várias dicas e tentando mostrar como a experiência de cozinhar pode (ou, por que não dizer?, deve) ser prazerosa. Conta sua relação com cada receita (onde aprendeu, em que ocasiões gosta de preparar) e faz com que você tenha a sensação de estar sentando na cozinha conversando com a autora.

Embora não seja tão introdutório quanto o Revolução na Cozinha – mesmo as receitas mais simples têm muitos passos e ingredientes, o que exige um pouco mais de dedicação e esforço do que as básicas do Jamie –, Na Cozinha com Nigella é um ótimo guia pra quem quer incrementar o cardápio de casa.

Tem dicas de utensílios, ingredientes e técnicas, além de estar bem dividido entre receitas rápidas, receitas simples e receitas mais demoradas e/ou complexas. Massas, saladas, carnes, sobremesas diversas… É extremamente rico.

Claro que já testei algumas aqui em casa (não tantas quanto eu gostaria, porém…), e todas foram muito bem recebidas: Sopa Luz do Sol (p. 78), Massa espiral com feta, espinafre e pinolis (p. 209), Torta Gafanhoto (p. 182) e Espaguete alla puttanesca (p. 188)!

O projeto gráfico é belíssimo, cheio de fotos de pratos, utensílios e pessoas, e a diagramação organiza muito bem as informações das receitas. Apesar do tamanho e do peso, não é difícil de manusear – só que é preciso tomar um certo cuidado para as páginas não se soltarem da lombada.

Uma última ressalva: como é um livro estrangeiro, tem ingredientes que são difíceis ou até impossíveis de encontrar por aqui. Nessas horas eu procuro manter o ânimo e, na medida do possível, improvisar.

Recomendo fortemente a todos que gostam de cozinhar, independentemente do nível de experiência. Inspirem-se e divirtam-se com a querida Nigella ;)

ISBN 9788576846635 Editora BestSeller Nota 4/5 Páginas 491

Aperitivos

“Eu estava assistindo a um episódio de Glee na TV, e um dos personagens comeu umas 4 fatias de Torta Gafanhoto. Qualquer cena de comida em filmes ou na televisão me faz perder partes importantes da trama, de tão envolvida que fico com a receita. Soube que tinha de preparar aquela torta, mesmo antes de ter a mínima ideia de seus ingredientes.”

(p. 182)

“Talvez esta (Torta de frutas fácil) seja uma das sobremesas mais úteis que se podem ter no repertório. Não que uma sobremesa tenha a obrigação de ser útil: uma sobremesa existe unicamente para deleitar. Mas é preciso fazer o jantar, mesmo quando há pouco e precioso tempo e a comida precise ficar deliciosa ainda assim. Então, o negócio é o seguinte: o trabalho para fazer esta deslumbrante torta de frutas é ínfimo, e o prazer que se obtém ao comê-la é enorme.”

(p. 177)

“Agora que comecei a fazer salsas, não consigo mais parar, mas aqui estou falando não tanto de um molho, mas de uma pilha de cubos bem temperados. A ardência avinagrada das pimentas jalapeño em conserva combina perfeitamente com a polpa macia e suave do abacate, e a combinação canta a melodia de um grupo de mariachis ao lado da lasanha de tortilhas pontilhada de feijões e cheia de queijo.”

(p. 107)

Quem quiser me acompanhar em outras redes, é só seguir: TwitterFacebookInstagram Tumblr Youtube

Youtube Instagram TwitterFacebookBloglovin’ Pinterest Tumblr Goodreads Flickr

  • Love
  • Save
    Add a blog to Bloglovin’
    Enter the full blog address (e.g. https://www.fashionsquad.com)
    We're working on your request. This will take just a minute...