Passaporte e visto

Como disse aqui no blog, estou planejando uma viagem sozinha para Londres (dessa vez não farei intercâmbio) e, como sei que várias pessoas têm dúvidas sobre como organizar uma viagem internacional, resolvi fazer alguns posts respondendo questões e compartilhando a minha experiência.

Uma das primeiras coisas que a pessoa que está planejando uma viagem internacional precisa fazer é tirar o passaporte e verificar se é necessário ou não visto para entrar no país e é sobre isso que vou falar nesse post.

O que é passaporte? Para que serve?

O passaporte é o documento necessário para fazer viagens internacionais. Nele há informações básicas para que possamos ser identificados em qualquer lugar do mundo. É como a nossa carteira de identidade, mas que funciona fora do Brasil.

Ao entrarmos em um país (por aeroportos, portos ou outras vias de acesso internacional) precisamos apresentar o passaporte. O fiscal irá verificar se está tudo em ordem (se ele não expirou, se você tem o visto – quando necessário – e se você não é um foragido, por exemplo) e irá carimbar autorizando a sua entrada no país.

Como tirar o passaporte?

O passaporte é emitido pela Polícia Federal então, para emitir o seu, é necessário preencher uma requisição, pagar a GRU (Guia de Recolhimento da União) e comparecer ao posto do DPF com toda a documentação exigida, com o comprovante de pagamento da GRU e com o protocolo da solicitação.

Site da DPF para requerer o passaporte: http://www.dpf.gov.br

Minha experiência:

Precisei tirar o meu passaporte em 2012 para ir para a Disney em Julho (awn!) e como estava com pressa, precisei ir para Ponta Grossa (Pr) para emitir o meu (não tinha horário nem data livre para agendar na época aqui em Curitiba). Preenchi o formulário online, paguei a GRU, fui em uma sexta-feira para apresentar os documentos, o comprovante, a solicitação e tirar a foto. Uma semana depois voltei para Ponta Grossa para retirar o meu passaporte lindo e maravilhoso e voltei para casa feliz.

Dúvida da Lívia: “Como é o processo pra ter um passaporte? É um pra cada país ou um só pra todas as suas viagens internacionais?”

Como a primeira pergunta já foi respondida acima, vou focar só na segunda. O passaporte é um documento que tem o formato de “livrinho”. Depois das páginas com as suas informações (nome completo, nacionalidade, data de nascimento, número do passaporte, data de expedição/data de validade etc.) ele tem 26 páginas onde serão colocados os vistos e dados os carimbos autorizando a sua entrada e registrando a sua saída de cada país que você visitar.

Resumindo, o passaporte é um documento único, válido por 5 anos, que você apresentará cada vez que entrar em um país.

O que é visto? Para que serve?

O visto é um documento emitido por um país, que permite que a pessoa entre legalmente em seu território por um determinado período e para determinada finalidade (existem diferentes tipos de vistos como para turismo e para trabalhar, por exemplo).

Não são todos os países que exigem que, além do passaporte, a pessoa tenha o visto, por isso é bom pesquisar se o país que você pretende ir exige ou não. Por exemplo, quando fui para os Estados Unidos passar 15 dias em 2012, precisei do visto. Já, quando fui para Londres e Paris passar 40 dias, não precisei do visto (alguns países da Europa não exigem visto para brasileiros que ficarão até 90 dias em seu território).

Como conseguir o visto?

Para conseguir o visto é necessário agendar uma entrevista na embaixada ou no consulado do país que você deseja visitar. No site http://www.consulados.com.br é possível pesquisar em que cidades do Brasil estão localizados os consulados e quais podem ou não emitir o visto (alguns são apenas para assistência de cidadãos estrangeiros que moram ou estão em território brasileiro).

A documentação exigida varia de acordo com o país, por isso é importante ler com cuidado todas as informações no site do consulado ou da embaixada do seu país de destino.

Minha experiência:

Como disse acima, para ir para Londres/Paris não precisei de visto e, como irei passar apenas um mês dessa vez, não precisarei novamente. No momento, a única experiência que tive para conseguir visto foi em 2012, quando fui para os Estados Unidos. Para isso, agendei um horário no Consulado Geral dos Estados Unidos da América no Rio de Janeiro (optei pelo Rio de Janeiro pelas datas disponíveis e facilidade de hospedagem), comprei as passagens para o Rio e separei todos os documentos necessários (inclusive um formulário com muitas perguntas respondidas disponibilizado pelo consulado).

Cheguei bem cedo no Consulado (assim que abriu) e segui todas as orientações dadas. Não vou conseguir relatar detalhes da minha experiência porque já faz mais de 2 anos, mas posso dizer que foi bem tranquilo e a entrevista foi toda em Português. No final, deixei meu passaporte no Consulado e já deixei pago o envio por sedex para a minha casa (ao contrário do passaporte, não precisei buscar pessoalmente). Não lembro o tempo que levou (acho que duas semanas), mas o passaporte chegou direitinho aqui em casa com o visto colado nele.

Editado: desde 2012, para conseguir o visto americano, algumas coisinhas mudaram e a blogueira Nary fez um post bem legal contando sobre a sua experiência.

Duas dicas que posso dar são: 1) Leve também os documentos não obrigatórios, pois isso pode te ajudar a ficar mais calmo 2) Não fique nervoso! Você não está fazendo nada de errado, não é foragido (né?) e está com os documentos certos (e em dia) e está indo com um objetivo claro (seja para turistar, estudar, trabalhar ou morar).

Hoje é dia 03 de Setembro de 2014 e isso significa que faltam exatamente 2 meses para eu entrar no avião com destino a Londres e, por isso, posts sobre viagem serão oficialmente mais frequentes por aqui hehe O próximo será sobre as passagens aéreas. Caso alguém tenha alguma dúvida, por favor, sinta-se à vontade para deixá-la nos comentários que ficarei feliz em tentar ajudar.

Espero que esse post tenha sido útil e esclarecido as dúvidas de vocês. Caso tenha surgido alguma outra, por favor deixe nos comentários que, se eu souber como responder, editarei o post com a resposta.

Obrigada por tudo, pessoal!

xoxo

Youtube Instagram TwitterFacebookBloglovin’ Pinterest Tumblr Goodreads Flickr

  • Love
  • Save
    19 loves
    Add a blog to Bloglovin’
    Enter the full blog address (e.g. https://www.fashionsquad.com)
    We're working on your request. This will take just a minute...