Por uma casa mais aconchegante

Pois é, o verão foi embora e nos deixou aqui, só com as memórias. Mas o outono também não é de todo mal, vai? E esses dias friozinhos com garoa fina parecem nos seduzir a ficar dentro de casa cada vez mais. Se no calor os espaços precisam ser frescos e bem ventilados, no frio a gente quer mesmo é conforto, materiais quentinhos e, de preferência, um gato no colo (bem, no meu caso pelo menos). Em resumo, queremos aconchego.

Isso não é algo que encontramos nas prateleiras do mercado, mas com os ingredientes certos é possível reproduzir a sensação e deixar a casa mais gostosa, sabia? Descubra esses segredos abaixo e copie as ideias:

Tapetão

Os porcelanatos e revestimentos cerâmicos podem até ser mais práticos, econômicos ou de fácil manutenção, mas em termos de suavidade eles ficam pra trás. Se você tem piso frio em casa, mas não quer abrir mão do conforto, pode sempre recorrer aos tapetes. E se for um modelo grandão e de toque macio, melhor ainda. O ideal é que ele preencha quase toda a sala, espalhando-se sob o sofá e as mesinhas laterais. Assim a composição fica mais bonita e não parece que você comprou na medida errada – então antes de se empolgar com uma estampa ou cor, preste bastante atenção às dimensões.

Tecidos e texturas

Além dos tapetes, todos os outros tecidos de uma decoração também vão influenciar na sensação que o espaço transmite. Pode parecer óbvio, mas tem gente que nem percebe o potencial de uma simples capa nova para a almofada velha. Pense assim: a gente não tem algumas mudas de roupa só para o inverno, e outras só para o verão? Então… A casa funciona do mesmo jeito. Com duas ou três capas novinhas e uma manta deliciosa para jogar no sofá, a sala já muda.

Como um abraço

Aproveitando o tópico, vamos falar de móveis que abraçam? Pode ser uma poltrona com encosto baixo e braços largos, um clássico do design famoso pela ergonomia (como a lendária Mole, de Sérgio Rodrigues), ou mesmo uma cama comum, mas coberta por muuuitas almofadas e um edredon gordinho — peças e disposições que são quase casulos, trazendo proteção e acolhimento. Pode ser só impressão minha, mas camas com dossel ou mosquiteiro não parecem, de repente, mais confortáveis? Taí mais um exemplo de abraço.

Ao natural

Enquanto a laca colorida tem uma pegada divertida e moderninha, a madeira natural, com seus veios e imperfeições à mostra, é mais sincera, mais humana. Não à toa, é o material perfeito para conquistar aconchego. Além dos móveis, ela pode ser usada de inúmeras maneiras: no piso, em painéis na parede, estantes, cabeceiras… Até a bancada da cozinha pode ser de madeira — no exterior isso é super comum. Atualmente os tons mais claros ou desbotados, de inspiração escandinava, são os mais usados.

A luz certa

Você já tem o tapete, as almofadas, os móveis… mas ainda falta alguma coisa? Arrisco dizer que seja a iluminação. Por mais que todos os detalhes acima estejam alinhados, uma casa gostosa de verdade precisa de luminárias de diferentes intensidades: um abajur suave para assistir televisão, um plafon de luz geral para o dia a dia, fluorescentes (amarelas, de preferência) na cozinha… Mesmo com a grana curta dá para descolar um abajur simples, vai? E se você não for perita no assunto, vá testando com uma peça aqui, outra ali, até chegar no efeito desejado.

Quer tudo isso e mais um pouco? Então aproveita que eu fiz uma seleção de móveis e objetos dentro desse tema:

1. Banco Tronco, da Zara Home | 2. Almofada DG Aztec No.1 Monotone, da Society6 | 3. Almofada Twinkle Lights, também da Society6 | 4. Manta Quadrados, da Zara Home | 5. Manta Espiga, também da Zara Home | 6. Luminária de mesa Amy, da Collector | 7. Luminária de mesa Almeida, da Oppa | 8. Baú Caixa Camarada Grande, da Meu Móvel de Madeira

.

Fotos via The Beetle Shack | Aline Winter | Pinterest | Lonny Mag | Casa Caucha | The Design Files

  • Love
  • Save
    1 love
    Add a blog to Bloglovin’
    Enter the full blog address (e.g. https://www.fashionsquad.com)
    We're working on your request. This will take just a minute...