Zé Zorzan

Sobre comprometimento, blogs e qualidade

2013 não tem sido um ano onde eu consigo facilmente vir aqui, escrever, editar imagens e publicar novos posts. Nesse pouco tempo de blogosfera, achei que essa fase normal de crise — de inspiração e principalmente de identidade — demoraria mais a chegar. Inclusive, demorei para assumir tudo isso pra mim mesmo. Hoje eu resolvi vir aqui, soltar um pouco desses pensamentos aleatórios e ler o que vocês pensam sobre.

Eu sou uma pessoa muito metódica com certas coisas, e isso fica mais evidente com as relacionadas ao meu computador e internet, onde eu passo a maioria do meu tempo. Por exemplo: meus arquivos de música são todos organizados um por um, com capas em alta qualidade e tags (artista, faixas, nomes do álbuns) verificados no Wikipédia e se necessário, no iTunes. No Twitter, ou eu sempre inicio os posts com letras minúsculas, ou com maiúsculas; no momento, tenho levado a rede social como um lugar para soltar as bobagens que passam pela minha cabeça durante o dia, então tem sido tudo na informalidade mesmo, em minúsculas. Vocês devem estar pensando: quem planeja como vai escrever no Twitter? É, eu mesmo. Também sou muito visual e extremamente perfeccionista com fotos e imagens, acho que por isso meu “estilo fotográfico” nunca fugiu muito do foco bem feito, das cores bem presentes, do fundo desfocado e se deixou levar pela experimentação, pelos borrões, pela bagunça. No blog, minha eterna insatisfação com posts antigos e a vontade de editá-los um por um me frustra e me deixa sem saber o que fazer para isso não acontecer com os novos.

Acho que detalhes da minha personalidade como esse, unidos ao grande montante de clichês e excesso de informações repetidas que temos hoje nos blogs me desanimaram a elevar o Melhor Ângulo a outro patamar. Quem tem um espaço que realmente se diferencia? Quem chama a atenção logo de cara? Quem consegue passar uma mesma informação que já foi batida 300 vezes de forma inovadora, e de bônus, com um toque pessoal? Tá difícil encontrar coisas assim na blogosfera hoje, né amigos? Mas meu erro foi demorar a perceber que esses supostos problemas poderiam justamente ser a solução para eu tentar algo que me encha os olhos. Personalidade, acho que essa é a palavra-chave.

Menos coisas assim, que eu poderia encontrar em 10 blogs de decoração, e mais assim, onde eu tenho realmente algo que pode acrescentar. Menos fotos de outros fotógrafos para ilustrar os posts, mais fotos feitas por mim. Parar de insistir em escrever em categorias que não são meu forte e focar nas que de fato me deixam animado a clicar em Novo post. Ter a liberdade de falar sobre uma peça de roupa ou a polêmica da semana, mesmo que o blog não seja sobre moda ou comportamento.

O blog é sobre o quê, aliás? Que mané blog de fotografia! O Melhor Ângulo é o meu espaço, e se fotografia é por acaso um assunto que eu me dou bem, é tudo coincidência, nunca quis ter um blog de nicho. Aliás, há quanto tempo não temos um post informativo sobre fotografia? O que tem tido são posts de inspiração, que eu gosto bastante, mas que no fim das contas, por mais que a verdade doa, só enchem linguiça. Eu não quero mais encher linguiça. Eu prefiro postar uma vez na semana e ter algo que mereça a atenção de vocês do que vários posts que todo mundo só olhe as imagens, como se estivesse folheando a Caras no consultório do dentista. Eu sei que a frequência de posts é uma coisa importante para um blog, sei também o quanto vocês mencionaram isso na última pesquisa de opinião. Mas eu preciso de tempo, só mais um pouco, para estudar e decidir a melhor forma de agradar gregos e troianos.

Eu ainda estou pensando em como vou traduzir todo esse pensamento em realidade. O novo layout que eu tinha feito já foi pro lixo. Metade dos rascunhos não terminados também terão o mesmo destino. Eu penso em deletar Facebook, Twitter, tudo. Começar o blog do zero, também. Não faço isso porque deixo como um exercício para meu perfeccionismo: aceitar que nem tudo foi tão perfeito, nem nunca será. Mas antes de pendurar as chuteiras, eu preciso tentar de verdade, porque eu tenho consciência de que eu ainda não dei o melhor de mim. Se vou conseguir, não sei. Espero que vocês continuem aqui para acompanhar.


  • Love
  • Save
    Add a blog to Bloglovin’
    Enter the full blog address (e.g. https://www.fashionsquad.com)
    We're working on your request. This will take just a minute...