PRIMEIRAS COSTURICES: Babador com molde

Hoje é dia de mais um projeto para ‘newbies’ na costura. Pensei bastante sobre o que seria bacana e fácil de ensinar e….. resolvi mostrar como se faz um babador infantil em tecido. Sei que hoje em dia muita gente compra babador já vi babadores de plástico, curvados para não escorrer comida no nenê, coisas super high tech! Mas nada mais confortante um babador de pano, molinho e fofo, feito com carinho para o pequeno usar. Não tem bebê? Tudo bem, um babador de tecido pode ser um presente incrível para o chá de bebê daquela sua amiga querida, já pensou? E babadores são tão gostosos de costurar, dá para ficar brincando e fazer combinações malucas com estampas fofas que normalmente não seriam usada em projetos para ‘adultos’. Novatas podem aproveitar para praticar a costura a máquina em áreas curvas – alô fundamento costureiro!

Enche a bobina da máquina e vamos lá :).

Primeiro escolha os tecidos para o seu baby babador – amo esta etapa :D. Pense em temas de menino, menina ou unissex! O legal é aproveitar pedacinhos de tecido estampado que sobraram de outros projetos. Misture cores e estampas a gosto.
Para a frente da peça resolvi fazer algo diferente – um composê usando 2 estampas de tricoline e um pedacinho de fita galão. Mas se for seu primeiro babador e quiser simplificar, use um tecido só. Para o verso, usei flanela de algodão. Um tecido atoalhado também é uma ótima pedida para o verso pois deixa o babador ainda mais absorvente e evita meleca na hora da papinha.

Como resolvi fazer a frente do babador com 2 tecidos diferentes e um aplique de galão, primeiro costurei o painel frontal. Uni as suas estampas posicionando lado direito com direito e fiz uma costura de 0,5 cm na margem. Abri a costura pelo verso e preguei a o galão usando pespontos bem rentes à margem.

Baixe, imprima e recorte o molde do babador aqui. Está em tamanho P para facilitar caber em uma folha A4. Este tamanho é legal para bebês menores, de 6 meses a 1 ano. Se quiser um babador para bebê mais grandinho, acrescente 1,0 cm em todo o contorno ou aumente proporcionalmente na sua impressora (neste caso você irá precisar emendar duas folhas tamanho A4 ou ou usar uma folha A3).

Usando o molde, risque e recorte dois painéis no tecido da frente e na flanela que será o verso. Note que os tecidos cortados devem ficar como ESPELHADOS como na foto acima. Preste atenção na hora de cortar pois na pressa é super comum cortar os tecidos sem a inversão.

Posicione os dois painéis lado direito com direito. Alfinete por toda a borda para manter tudo nos trinques na hora de costurar. Atenção! Não esqueça de deixar um espaço de aproximadamente 4 cm em uma das laterais para que a peça possa ser virada para o lado direito após a costura. Eu marquei este espaço com alfinetes verdes, use esta dica de mudar a cor do alfinete para lembrar onde fica o espaço.

Ainda com a peça do avesso, passe uma costura reta a máquina a 0.5 cm da borda.

Nas áreas curvas, a dica é ir bem devagar! Se precisar, tire o pé do pedal e gire a agulha manualmente, girando o tecido suavemente conforme for costurando em curva. Não esqueça de deixar um espaço aberto de aproximadamente 4,0 cm para virar a peça e de fazer o retrocesso no início e final da costura.

Vire a peça para o lado direito através do buraco. Se precisar enfie um lápis ou agulha de tricô por dentro para mudar a virar os cantos. Passe e peça a ferro abrindo bem as costuras laterais. Aproveite para passar a abertura, demarcando as margens do tecido da parte aberta.

Chegou a hora do pesponto. Volte para a máquina e usando ponto reto, pesponte todo o contorno externo do babador mantendo a costura bem próximo a margem,deixando em torno de 0,3 cm de distância na mesma. Quando passar o pesponto por cima pelo buraco lateral aproveite para fechá-lo.

Corte dois pedacinhos de velcro e posicione-os nas extremidades conforme a foto. Não tem velcro? Pode usar um botão de pressão tamanho pequeno.

Costure o velcro fazendo um quadrado por todo o contorno. Vá devagar, principalmente na hora de fazer os cantos lembre-se de fazer o último ponto, levantar o calcador e girar o tecido a 90 graus manualmente até completar todo o quadrado.

E costura daqui costura dali, o seu babador ficou pronto. Não falei que era fácil e o resultado mega fofo?

Aproveite o embalo e faça vários usando os pedacinhos de tecido que sobraram de outros projetos. Tem presente mais lindo do que um babador feito com todo carinho por você?

Você poderá gostar de

  1. Primeiras costurices: Shopping bag
  2. Primeiras costurices: Porta-copos em tecido
  3. Primeiras costurices: Bolsinha com zíper

  • Love
  • Save
    Add a blog to Bloglovin’
    Enter the full blog address (e.g. https://www.fashionsquad.com)
    We're working on your request. This will take just a minute...