Say what you will | Amy & Matthew (Cammie McGovern)

Antes de resenhar o livro, quero contar pra vocês algo engraçado que aconteceu comigo (pelo menos eu achei haha). Ano passado vi em algum lugar a capa do livro Say what you will e me apaixonei (nem vi sobre o que se tratava, mas queria ler de qualquer forma). Decidi que quando fosse para Londres iria comprá-lo por lá. Procurei em várias livrarias e, depois de confirmar que nenhuma delas tinha, resolvi comprar pelo Book Depository e fiquei esperando…

Em Fevereiro, recebi um exemplar de Amy & Matthew da Editora Record e, claro, me apaixonei pela capa e já comecei a ler. Um tempo depois o carteiro trouxe um pacote do Book Depository e nem acreditei quando vi que finalmente tinha meu exemplar de Say what you will. Fiquei tão empolgada que pensei “vou parar um pouco a leitura de Amy & Matthew e depois que terminar esse livro volto pra ele”. Quando li a primeira página comecei a rir porque logo percebi que Say what you will e Amy & Matthew eram o mesmo livro!

Say what you will (Amy & Matthew) é um livro que trata, antes de tudo, sobre amizade e superar dificuldades. Amy nasceu com paralisia cerebral. Não consegue falar sem ajuda de um aparelho, andar sem ajuda de um andador nem controlar suas expressões faciais. Mas nada disso a impediu de ser uma excelente aluna, pois ela era muito inteligente. Durante anos ela foi auxiliada por adultos profissionais, que a acompanhavam na sala de aula, carregavam seus materiais e a ajudavam no que a sua condição física a impedia de fazer.

Um pouco antes de entrar para a faculdade, Amy pediu para sua mãe que fizesse diferente: não queria adultos ao seu lado no colégio e sim colegas que aceitassem o emprego de acompanhá-las durante algumas aulas. Ela queria aprender a ter amigos e entender melhor o comportamento das pessoas da sua idade. Queria se preparar melhor para a faculdade para poder fazer amigos por lá. Entre os seus novos auxiliares está Matthew, um garoto muito fofo e que sofre de algo que muitos não compreendem e que pode prejudicar MUITO a vida de alguém: TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo).

A forma com que o relacionamento deles vai evoluindo e com que eles vão tentando se ajudar a superar seus problemas é muito bonita e envolvente. O livro traz outras questões importantes, como a superproteção da mãe de Amy, preconceito e algumas que são tratadas só mais pro final então não vou falar para não dar spoiler.

É um livro que me prendeu do começo ao fim e que me fez refletir sobre várias questões, principalmente sobre o TOC. Não sei se já comentei aqui, mas tenho algumas pautas de TOC que me atrapalham e angustiam muito, principalmente em momentos mais estressantes da minha vida. Ler um livro em que um dos personagens principais tem o mesmo problema que eu, fez com que me identificasse ainda mais com a leitura.

Agora vou falar um pouquinho sobre as edições. A edição que americana foi publicada pela Harper Teen, o selo jovem da Harper Collins. Ela é hardcover, tem 347 páginas amareladas (amo!) com uma ótima diagramação. Nem preciso falar da capa, né? Aliás, a jacket inteira está linda e ela tem uma textura diferente dos meus outros livros com jacket (é meio áspera) e tem verniz localizado.

Sem a jacket, ele é vermelho e tem o contorno dos balões da jacket *-* (achei isso mágico!)

A edição brasileira também tem uma capa linda (bem clean, estilo Eleanor & Park). Ela foi publicada pela Galera Record (selo jovem do Grupo Editorial Record) e também foi muito bem cuidada. É paperback (como a maioria das edições brasileira), tem 336 páginas amareladas (já disse que amo?) bem diagramadas. Não tem verniz localizado (o que eu acho que deixaria a capa ainda mais fofinha), mas tudo bem :P

Super recomendo esse livro para quem está procurando uma história leve, que trate de assuntos importantes e que queira sentir o coração aquecido (ah, eu não chorei como disse que provavelmente faria

nesse vídeo). Quem quiser ler em inglês, o nível dele é bem tranquilo.

Quem tiver interesse em comprar pelo Book Depository, pode me ajudar comprando pelos meus links (ganho uma pequena comissão por cada venda que me ajuda a comprar mais livros): Hardcover (edição igual a minha) | Paperback (pré-venda). Recomendo sempre pesquisar em outros sites como Amazon ou até mesmo em livrarias grandes aqui do Brasil (ainda mais com o dólar do jeito que está).

Quem aí já leu? O que achou? Quem se animou pra ler?

Obrigada por tudo, pessoal!

xoxo

Youtube Instagram TwitterFacebookBloglovin’ Pinterest Tumblr Goodreads Flickr

  • Love
  • Save
    Add a blog to Bloglovin’
    Enter the full blog address (e.g. https://www.fashionsquad.com)
    We're working on your request. This will take just a minute...