Dica de leitura: Extraordinário (de R. J. Palacio).

Uma capa azul céu. O rosto de um menino. Extraordinário. Peguei, meio descrente, afinal a capa não me dizia muita coisa. Olhei o verso, procurando alguma dica sobre o enredo, e as letras grandes me diziam:

“Não julgue um livro menino pela capa cara.”

Vráaaa. Já engoli seco, de primeira. Um pouquinho acima, um trecho de crítica: “O ponto de vista de uma criança que, ciente de sua estranheza e de seu deslocamento no mundo, cria um manifesto a favor da gentileza”.

Levei pra casa.

“August (Auggie) Pullman nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade… até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.”

Devorei o livro em 2 dias, e teria lido em menos tempo – se não tivesse tanta coisa pra fazer. Assim que terminei, postei uma foto no instagram (@blogmendigochic), dizendo que ele me levou às lágrimas. Não sei se estou sensível, mas um livro não me emocionava assim há muito tempo. Recomendo pra quem tem filhos, quem não tem, crianças, adultos, idosos… e principalmente para quem trabalha na área de educação, é um super livro.

A trama é muito envolvente. O personagem principal é igual, mas é diferente: ele sofre de uma síndrome que faz com que seu rosto dele não seja como o meu ou o seu (considerando que você, querido leitor, não sofra da mesma síndrome). Não quero entrar muito no enredo, apenas acho que a leitura vale muito a pena.

Acho, ainda, que a aparência física foi apenas um dos aspectos utilizados pela autora para se manifestar contra o bullying – e a favor da gentileza: daí a frase choose kind, que já virou #choosekind no instagram. ♥

A gente tem vivido tempos tão difíceis, tem presenciado tanta intolerância gratuita. Uma hora é por conta de aparência física, outra de orientação sexual, espiritualidade, escolhas de vida… até times de futebol, gente, isso não pode estar certo, minha mente não processa a ideia de um mundo onde isso ainda aconteça.

Ver agressão gratuita me dá um aperto no coração, e aumenta minha noção de que a gente tem que se melhorar cada vez mais pra tentar melhorar esse mundo. Isso se faz reforçando nas nossas mentes e na dos pequenos (que como ainda não têm “verniz social”, acabam sendo mais cruéis), que o “diferente” não existe de verdade. Somos todos um. =)

Comprei o livro por 17 reais, com um desconto na Saraiva. Na Play Store ele sai por 8 reais (tks, Bia!).

Recomendo, com todo o coração.♥


Arquivo em:Dica, I ♥ books, Reflexão
  • Love
  • Save
    Add a blog to Bloglovin’
    Enter the full blog address (e.g. https://www.fashionsquad.com)
    We're working on your request. This will take just a minute...