Pão Naam com Caril de Cogumelos



Bom dia! Aqui estou eu a responder a mais um desafio e desta vez é o "Amigo Blogger Secreto", uma iniciativa feliz da Ana, do blog "Da Nossa Cozinha" e a cujo convite para fazer parte, eu aceitei de imediato.

Este desafio consistia no seguinte:
- Conhecer o/a blogger que nos calhou em sorteio, um pouco melhor, através do seu blog/ Facebook/ Instagram. - Pensar depois numa receita com a qual iríamos presentear "o nosso amigo secreto".
- Fazer um post no dia 17/12 (hoje), indicando o "Amigo Blogger Secreto", identificando o blog em questão, e incluir uma receita (ingredientes preparação) e foto(s) do que se confeccionou.

O blog que me calhou, era para mim desconhecido mas foi uma surpresa agradável descobri-lo. Falo do "Alecrim Aos Molhos" o blog da Cátia com receitas saudáveis e vegetarianas e muito, muito mais. Se ainda não o conhecem, descubram-no também, clicando no link acima.
Pensei na melhor forma de a presentear neste dia e achei que, fazer uma receitinha sua (com ligeiras alterações, podia ser uma boa ideia e se assim o pensei assim o fiz e escolhi não uma, mas duas receitas que se conjugam na perfeição.
Resta dizer que aqui em casa adorámos!
Não sei se vou surpreender ou agradar a minha blogger secreta, mas espero que sim, pois fiz e preparei tudo com muito carinho.




Para o Pão Naan:

3 chávenas de farinha de trigo
¾ de chávena de leite de aveia morno
½ chávena de iogurte natural
1 colher de café de açúcar mascavado
2 colheres de chá de fermento do padeiro
½ colher de chá de fermento químico
Alho em pó q.b.
1 pitada de sal
Coentros frescos picados

Peneirar para uma tigela, a farinha, o sal, os fermentos, o alho em pó e o açúcar. Junte depois o leite e o iogurte, até conseguir uma massa macia e fácil de manusear. Levedar entre uma a duas horas.
Dividir a massa em bolinhas de tamanho igual e estender em forma de circulo, numa superfície enfarinhada
Aqueça bem uma frigideira anti-aderente e coloque nela um circulo de massa até que a parte de baixo fique douradinha e retire. Faça o mesmo com os restantes circulos de massa.
Aqueça o forno, ligando o grelhador e coloque os pães com a parte branca, virada para cima para dourarem também. Retire e reserve.
Para o Caril de Cogumelos:
3 dentes de alho picados
300 gr de cogumelos, cortados grosseiramente
4 tomates cortados em cubos
1 pimento vermelho,cortado em cubos
2 colheres de sopa de caril
200ml de leite de coco
1 colher de sopa de farinha Maizena
2 colheres de sopa de água
Azeite q.b.

Saltear os cogumelos numa frigideira com azeite e reservar.
Refogar num pouco de azeite, a cebola, o alho e o pimento, adicionando, depois o caril e o tomate. Reduzir o lume e deixar apurar uns minutos, enquanto mexe. Adicionar, depois, o leite de coco e deixar ferver por mais uns 3 minutos e triturar tudo com uma varinha mágica (eu triturei apenas um pouquinho, deixando o molho mais grosseiro).
Juntar os cogumelos e a farinha maizena, previamente dissolvida na água, e mexer até engrossar um pouco.
Servir este delicioso caril guarnecido com os coentros picados e com o pão Naam.

Termino este post, com um beijinho para a Cátia e outro para a Ana e deixando-lhes os meus votos de um Feliz e Santo Natal e um Ano Novo com tudo de bom, e todo o sucesso do mundo para os seus blogs.
  • Love
  • Save
    Add a blog to Bloglovin’
    Enter the full blog address (e.g. https://www.fashionsquad.com)
    We're working on your request. This will take just a minute...