Arroz Cremoso de Curcuma



Ainda do jantar de aniversário do Miguel, um delicioso arroz cremoso a fazer lembrar um risotto, mas usando carolino e curcuma para um toque diferente.

Servi como acompanhamento da  espécie de “porchetta”  e casa realmente muito bem.

Na verdade fica bem com qualquer tipo de carne assada.


Ingredientes para 6 pessoas:


300g de arroz para risotto ou arroz carolino

650ml de caldo de legumes ou frango (caseiro) ou água

Sal q.b.

100ml de vinho branco

1 colher de sopa de curcuma

30g de manteiga

1 cebola


Preparação:


Pique a cebola e leve-a a refogar na manteiga. Junte depois o arroz e a curcuma e envolva bem no refogado. Acrescente o vinho e deixe cozinhar sem parar de mexer.

Depois, aos poucos e poucos, vá juntando o caldo ou água quente, envolvendo bem no arroz e continuando a mexer de modo a que o arroz liberte a sua goma e fique cremoso. Vá misturando caldo, assim que o anterior estiver quase todo absorvido, e sempre em lume brando. Continue a juntar o caldo até juntar todo o líquido  e o arroz estar cozinhado e cremoso.

Retire depois do lume, coloque numa travessa e sirva de imediato!


Bom Apetite!


Entremeada Enrolada (Ou uma espécie de Porchetta)



Eu adoro planear as ementas de aniversário e das festas cá de casa. Mas gostar desta fase de planear, não quer dizer que tenha sempre imensas ideias. Às vezes a decisão final demora a sair e foi muito o que aconteceu ontem.

Já tínhamos decidido há muito que íamos convidar pais, irmãos e sobrinhos para um jantar simples aqui em casa - até porque é um dia de semana. Mas fui adiando a ementa. E ontem de manhã ainda não sabia bem o que fazer. Sentei-me uns minutos e fui pesquisando entre as minhas receitas e lá me lembrei de uma ementa que usei num workshop de Natal e tudo se compôs.

Sair para ir às compras já depois de almoço, e começar a cozinhar entradas, prato principal, sobremesa e bolo de anos às 17h.

Mas tudo se conseguiu e lá reunimos a família à volta da mesa mais uma vez. Acho que todos gostaram.

E como esta receita é simples de preparar para muitas pessoas porque facilmente se duplicam ou triplicam quantidades e normalmente não há quem não goste, partilho aqui hoje. Espero que também gostem.





Ingredientes para 6 pessoas:


1,5kg de entremeada sem osso (mas com courato) numa peça inteira - peça no talho para retirarem o osso

sal e pimenta q.b.

40g de folhinhas de alecrim fresco

20g de tomilho fresco

Azeite q.b.

Vinagre de vinho tinto

2 cebolas


Preparação:


Num almofariz coloque as folhas de alecrim e tomilho, sal e pimenta e esmagar bem até obter uma pasta. Junte depois 3 colheres de sopa de azeite e 3 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto.

Coloque esta mistura na entremeada e dobre-a em livro, para parecer um rolo, mas de modo a que a pele não fique por baixo. Ate-a depois em rolo com fio de cozinha.

Coloque num tabuleiro, com uma cama de cebola em baixo,  e deixe assar cerca de 1 hora em forno previamente aquecido a 220ºC. Ao fim desse tempo reduza o forno para 180ºC e deixe cozinhar mais 1h30.

Retire do forno e deixe repousar, cerca de 30 minutos,  tapado com papel de alumínio antes de cortar em fatias.


Bom Apetite!


Bolo Folhado com Doce de Ovos



O Miguel faz hoje 46 anos! Eu sei! A semana vai a meio e nós ainda não paramos as comemorações, mas mesmo assim é para continuar, que ainda há mais aniversários no fim de semana do cunhado e da sobrinha mais nova!

É regra por aqui o bolo do aniversariante ser escolha do mesmo ou pelo menos ter as coisas preferidas do mesmo!

Se é o Miguel a escolher o bolo, há algo que temos sempre a certeza. Tem de ter doce de ovos!

Este ano escolhi fazer um simples bolo folhado com Doce de Ovos, que sei ser da preferência e dos preferidos do aniversariante.

Pode também, desde já, ficar como sugestão para a Páscoa! 


Querido marido, muitos parabéns. E que te faça muitos e muitos bolos de aniversário.





Ingredientes:


2 rolos de massa folhada retangular refrigerada pronta a usar 

Doce de Ovos pobre *

200g de amêndoa laminada ou sobras de massa folhada esfarelada

Açúcar em pó q.b.



Preparação:


Estenda a massa folhada e corte-a ao meio de modo a ficar com 4 placas do mesmo tamanho. Pique a massa folhada com um garfo e leve-as ao forno previamente aquecido a 180ºC até que a massa esteja dourada e bem folhada. Retire do forno, e, se estiverem muito altas pressione-as com a ajuda de um pano. Deixe arrefecer completamente.

Entretanto, numa frigideira anti aderente e sem adicionar gordura torre ligeiramente a amêndoa e reserve também.

Coloque uma placa de massa folhada no prato de servir e cubra-a com um pouco de doce de ovos. Cubra com mais uma placa de massa folhada, doce de ovos e mais massa folhada até terminar com a última placa de massa folhada. Cubra depois todo o bolo – laterais incluídas- com o restante doce de ovos e polvilhe todo o bolo com a amêndoa torrada.

Para finalizar polvilhe com o açúcar em pó.


Doce de Ovos pobre*


8 ovos

Peso dos ovos em açúcar - pesados com casca


Bata os ovos com o açúcar e leve ao lume numa caçarola mexendo sempre até engrossarem. Deixe arrefecer antes de utilizar.


Bom Apetite!


Dia do Pai 2024



Miguel, 


Obrigada por teres abraçado esta aventura comigo. Juntos descobrimos os caminhos da paternidade. Juntos decidimos ser pais e ultrapassamos obstáculos, superamos barreiras e concretizamos um sonho.


Birras, banhos, noites menos bem dormidas, dar comida, ler histórias, dar mimos, ajudas nos trabalhos, dar biberão, levar ao escola, ir buscar à escola, ir ao futebol, à ginastica, ao ténis à natação e à catequese.  Seres pai e mãe quando não estou.


Mas também mimar, aconselhar, dar conselhos, dar sermões. Às vezes dar gritos, mandar calar, e dar raspanetes. Dizer obrigada e desculpa. Errar muito. Acertar outras vezes. Muitas vezes não saber o que dizer. Ir aos "apalpões" porque na verdade ninguém sabe muito bem ser pai. Ou mãe.  Seguir o instinto. Fazer o melhor que sabemos. Às vezes ser injusto. Outras vezes demasiado permissivo. Dar amor. Sentirmo-nos cansados. E por vezes só querer que se calem e sosseguem um bocadinho.


Não podia ter escolhido outra pessoa para fazer este caminho comigo. Às vezes não sabemos muito bem como o fazer, e nunca ninguém explicou bem as dificuldades deste papel. Mas acho que nos vamos safando. 


Feliz dia do Pai. ❤️


18



18 anos a 18 de Março.

Faço hoje 18 anos de casada. Com altos e baixos, momentos bons e menos bons. 3 filhos e 1 gato. E a certeza de querer continuar a caminhar a teu lado, de continuar a construir este amor todo os dias. Porque ambos queremos o mesmo final. Ser felizes para sempre.


Strudel de Alheira



Mais uma semana que passou a correr. Até o meu filho António, ao sairmos para a escola esta manhã, dizia “como é que já é sexta feira outra vez?”

Este será mais um fim de semana preenchido com os workshops da Páscoa, em Lisboa e no Porto.

Mas deixo-vos uma receita perfeita para um jantar com amigos. Simples e rápida como se gosta e que deixa todos de água na boca. Um studdel de Alheira! Perfeito para petiscar!

Bom fim de semana!


Ingredientes:


2 alheiras

6 folhas de massa filo

Manteiga ou azeite q.b.

Pimenta q.b.


Preparação:


Retire a pele às alheiras e leve-as a cozinhar numa frigideira quente sem adicionar gordura. Tempere de pimenta e reserve, deixando arrefecer.

Pincele as folhas de massa filo com manteiga ou azeite e sobreponha-as umas sobre as outras. Coloque a alheira numa das pontas da massa e enrole depois como se fosse uma torta. 

Pincele depois com um pouco mais de azeite e leve ao forno previamente aquecido a 200ºC cerca de 20minutos até a massa ficar crocante e dourada.


Bom Apetite|!


Sopa de Espinafres com Puré de Abóbora Assada



A sopa nunca pode faltar cá em casa. Lembro-me sempre da minha avó que dizia que “a sopa é a tranca da barriga”, mas porque num instante, e não havendo mais nada, uma sopa e uns ovos ou umas tostas resolvem um jantar rapidamente, principalmente ao domingo quando tantas vezes não há vontade de comer ou fazer muito mais.

O meu filho do meio não passa sem sopa - pede sempre! - e não há melhor forma de garantir a dose recomendada de legumes e nutrientes e de complementar refeições.

Faço normalmente sopa a cada 2 dias, e tento variar os legumes que coloco na sopa, Desta vez usei espinafres de folha congelados e também puré de abóbora assada que eu também tinha congelado exatamente para simplificar o processo de fazer sopas.


Ingredientes para cerca de 2 l de sopa:


2 courgetes

3 cenouras

Cerca de 250g de puré de abóbora assada

300g de couve flor (usei congelada)

Sal e azeite q.b.

400g de espinafres congelados


Preparação:


Lave bem as courgetes e as cenouras e corte-as em pedaços. Coloque -as num faço juntamente com a couve flor ainda congelada e o puré de abóbora assado - que tb estava congelado. Regue com um fio de azeite e coloque no mínimo, com o tacho tapado. Deixe cozinhar cerca de 20 minutos até os legumes estarem descongelados e macios. (Também pode colocar tudo na Bimby e colocar 20m, 100ºC na velocidade 1,5)

Ao fim desse tempo cubra os legumes com água, tempere de sal e deixe cozinhar até os legumes estarem macios (igual na bimby colocando mais 20m de tempo).

Triture depois a sopa e se necessário retifique a quantidade de água e de sal.

Deixe voltar a levantar fervura e junte os espinafres - que juntei também ainda congelados. Deixe cozinhar mais uns 5 minutos.


Bom Apetite!


Imprimir