Casal Mistério

importa-se de repetir? tarte de maçã saudável (com a base feita de flocos de aveia e amêndoa)

É isso mesmo que leu. Esta receita do blog Camille Styles é daquelas que me põe um sorriso na cara. E daqueles que ficam o resto do dia ao ponto de ir para a cama e adormecer de sorrisinho. Tipo pateta alegre. Mas porquê tanta alegria? (deverá estar vossa excelência a questionar-se) Porque é pura e simplesmente deliciosa e inacreditavelmente saudável. Primeiro, não leva farinhas refinadas – a base é feita de flocos de aveia. Depois, não tem açúcar – é só xarope de ácer e o açúcar da maçã.

Tanto pode ser um fantástico pequeno-almoço como uma maravilhosa e saudável sobremesa. Vou precisar, para a base: de flocos de aveia sem glúten, farinha de amêndoa, óleo de coco, xarope de ácer, manteiga de amêndoa e sal. Para o recheio, preciso de maçãs cortadas em fatias muito finas, sumo de meio limão, xarope de ácer, farinha de tapioca, canela, cardamomo, gengibre e uma pitada de sal. Se quiser saber as quantidades certas destes ingredientes para 6 pessoas, espreite aqui a receita original.

Numa taça grande, junte o sumo de limão e as maçãs. Misture bem, de forma a que todas as fatias de maçã fiquem revestidas com o sumo. Depois, acrescente o xarope de ácer, a farinha de tapioca, as especiarias e o sal. Mexa bem com as mãos e reserve.

Noutra taça, misture todos os ingredientes da base. Mexa com as mãos até obter uma consistência parecida com as papas de aveia mas espessas. Guarde uma colher de sopa da base para usar como topping no fim. Coloque o resto da base numa forma redonda previamente untada, moldando a massa e pressionando com os dedos, formando uma única camada no fundo e nos lados da forma. Leve a massa da tarte ao frigorífico durante 10 a 15 minutos. Quando a base estiver bem fria, junte-lhe o recheio de maçã. Espalhe por cima a mistura da base que reservou e finalize com um fio de xarope de ácer. Leve ao forno, pré-aquecido a 190º C, durante 22 a 25 minutos ou até começar a borbulhar. Deixe arrefecer durante 15 minutos antes de servir, mas sirva quente!

Um pequeno-almoço saudável para si também,

Ela

receita e foto: camille styles

  • Love
  • Save
    Add a blog to Bloglovin’
    Enter the full blog address (e.g. https://www.fashionsquad.com)
    We're working on your request. This will take just a minute...