5 dicas para ser uma pessoa mais organizada

Eu sempre fui uma das pessoas mais organizadas aqui da minha casa (eu e meu pai), mas há uns anos passei por alguns problemas que afetaram diretamente a minha superorganização e acabei deixando esse título só para o meu pai. Apesar de ter ficado mais bagunceira (ops!), já faz um tempo que decidi que iria voltar a ser a Mel Superorganizada de antes e hoje vou compartilhar com vocês 5 dicas de atitudes que me ajudam bastante nessa minha meta. As dicas tem a ver com o que fazer se organizar melhor não só em relação ao trabalho, mas na vida em geral:

1. De tempos em tempos, faça uma limpeza no seu ambiente: quem tem muitas gavetas, cômodas e armário sabe o quanto é fácil acumular coisas. A quantidade de lixo que geramos diariamente é absurda, desde o panfleto que pegamos quando estamos andando na rua, até um papel com anotações que foram importantes um dia. Muitas vezes é mais fácil simplesmente pegar tudo o que está em cima da nossa mesa, cama ou cômoda e jogar dentro de uma gaveta do que levar ao lixo. Não sei o motivo, mas sei que mais pessoas também sentem isso. Por causa disso, é ideal fazer uma limpeza semanal ou mensal (dependendo da sua correria) para jogar fora ou doar tudo aquilo que não é mais necessário para nós. Na hora pode ser algo chato e cansativo de fazer, mas juro pra vocês que a sensação de leveza e alívio depois que você ver tudo aquilo indo embora compensa. Pra tornar a atividade mais legal, você pode montar uma playlist com músicas animadas ou então pegar a minha playlist de limpeza emprestada ;)

2. Use uma agenda/planner: sei que com o avanço tecnológico as pessoas têm deixado de lado o hábito de usar agendas, mas o bom é que até quem não gosta da agenda clássica pode ter uma online, tão completa quanto a de papel, só que mais “leve” e portátil. O meu lado #aloucadapapelaria não me deixa abandonar a boa e velha agenda de papel (como vocês podem ver na foto acima hehe), mas também tenho no meu celular aplicativos como o 2Do (App Store | Google Play) que é bem completinho e tem várias funções legais.

3. Planeje o seu dia na noite anterior: tire uma meia hora da sua noite (um pouco antes de dormir ou assim que finalizar as tarefas do dia) para fazer uma To Do List com tudo o que você precisa fazer no dia seguinte. Isso vai te ajudar a não começar o dia sem saber o que fazer e vai te ajudar a render muito mais. Não esqueça de fazer o sinalzinho de “check” sempre que conseguir finalizar um dos itens da lista. Isso nos mantém motivados, pois conseguimos ver resultado e progresso.

4. De tempos para suas atividades e estabeleça prioridades: quando for montar a sua To Do List, recomendo que anote primeiro tudo o que você precisa fazer e depois organize todos os itens em ordem de prioridade (você pode criar um sistema de cores como por exemplo, tudo que for mais urgente em vermelho e tudo o que for mais tranquilo em azul claro). Além de estabelecer prioridade, coloque também o tempo necessário e a hora que você poderá executar a tarefa. Por exemplo, durante a manhã das 10h00 às 10h30 irei fazer as fotos do post da Kipling. Das 10h30 às 11h00 irei editar as fotos. Assim fica mais fácil de não deixar as tarefas mais importantes de lado e também de não dedicar muito tempo a uma atividade e prejudicar a execução das outras.

5. Inclua um tempo para relaxar todos os dias na sua rotina: não adianta se organizar e trabalhar o dia inteiro. É importante fazer pequenas pausas de 10 minutos para descansar o cérebro e o corpo e também é muito importante ter um tempo dedicado apenas para fazer algo para relaxar como ler alguns capítulos de um livro, assistir uma série ou um filme, visitar seus blogs favoritos, brincar com seu animal de estimação, fazer exercício…se você incluir apenas trabalho em sua rotina, vai chegar uma hora que o estresse vai ser tão grande que vai prejudicar o seu desempenho e pode até trazer problemas (graves) de saúde.

Espero que tenham gostado das dicas e que elas ajudem vocês a ter uma vida mais organizada e saudável. Adoraria ler aqui nos comentários o que vocês fazem para se organizar :)

Obrigada por tudo, pessoal!

xoxo

Youtube Instagram TwitterFacebookBloglovin’ Pinterest Tumblr Goodreads Flickr

  • Love
  • Save
    22 loves 9 saves
    Add a blog to Bloglovin’
    Enter the full blog address (e.g. https://www.fashionsquad.com)
    We're working on your request. This will take just a minute...