Foco e o poder do “Tempo Devoto”

De tempos em tempos, eu leio (ou releio) livros sobre produtividade, pra manter nos trinques o meu “arsenal” contra a preguiça e a procrastinação. O livro da vez é Time Warrior, um dos melhores que já li sobre o tema.

Na releitura, o que mais me chamou a atenção foi a ideia do “tempo devoto”: um período limitado de tempo em que você se dedica pra valer a uma tarefa, evitando ao máximo qualquer distração ou interrupção, de modo a manter o foco na bendita tarefa. É um recurso extremamente valioso, mas difícil de criar no dia a dia – especialmente se você for uma pessoa ansiosa (como eu).

Enquanto escreve um texto, monta um relatório, faz algum experimento laboratorial, ou qualquer que seja o seu trabalho, você muitas vezes é “assediado” por distrações internas (ansiedade, preocupação com outras tarefas) e externas (notificações, chamados de colegas e amigos, barulhos). Aí surge o desafio de manter o foco.

No começo da tarefa, sua mente ainda está dispersa, sem muito foco. Porém, depois de alguns minutos, é como se os ruídos internos e externos diminuíssem. Foco. Concentração. Tranquilidade ativa. Novas soluções começam a aparecer. O trabalho progride. Sucesso!


Você não precisa ser um monge pra conseguir criar tempo devoto, mas pode muito bem aproveitar algumas boas práticas de meditação:

- Deixe, se puder, o celular no modo silencioso ou sem notificações, pelo menos durante o momento da tarefa;
- Se trabalha com outras pessoas em volta (seja em casa ou em escritório), peça pro pessoal só te chamar se for algo realmente necessário, para não quebrar seu foco;
- Divida tarefas grandes em etapas, e use tempo devoto em cada uma delas, ao invés de tentar passar longas horas concentrado;
- Se isso te ajudar a manter a concentração, ouça música (de preferência com fone de ouvido, pra não atrapalhar os outros);
- Faça pausas entre uma tarefa e outra, ao invés de interromper a tarefa

Uma das coisas que mais levam as pessoas a procrastinar é a impressão de que certas tarefas são grandes e complicadas demais. A gente fica com um certo medo, e adia tanto quanto pode, tentando se poupar do incômodo de resolver a tarefa. Quando faz isso, além de subestimar o poder da concentração, fica mais ansioso e preocupado.

Nessas horas, ter uma boa ferramenta em mãos ajuda a espantar esse medo, fazer a tarefa e se sentir muito bem por conta disso!

O que acharam? Pretendem criar um pouco de tempo devoto nas suas rotinas? Têm mais dicas pra evitar a procrastinação e ser mais produtivo?

Não se esqueçam de deixar um comentário!

Quem quiser me acompanhar em outras redes, é só seguir: TwitterFacebookInstagram Tumblr Youtube

Redes sociais da Mel:

Youtube Instagram TwitterFacebookBloglovin’ Pinterest Tumblr Goodreads Flickr

  • Love
  • Save
    Add a blog to Bloglovin’
    Enter the full blog address (e.g. https://www.fashionsquad.com)
    We're working on your request. This will take just a minute...