Tabuleiro de Frango no Forno com Batata Doce, Cebola e Tomate Cereja



Quem me conhece sabe que o tempo muito quente não me convence. Apesar de gostar muito de praia, de sol, de calor, de noites quentes, de churrascos e refeições ao ar livre, eu gosto de dias cinzentos e de chuva. De frio e de cachecóis, e ainda mais de mantas, lareira acesa e uma chávena de chá quente e bolo acabado de fazer.
Talvez por isso, o calor não seja nunca motivo para me demover de querer cozinhar. De ligar o forno, de estar de volta do fogão.
Estes dias cinzentos e estranhos que têm feito parte deste Agosto instável, têm-me feito lembrar o outono, dão-me vontade de estar na cozinha a fazer bolos, pratos de forno e a “compotar” para ir preparando o natal.
Acredito que o calor vai voltar. Por enquanto aproveita-se este inicio de outono antecipado e aproveita-se para fazer umas refeições mais reconfortantes.
Este tabuleiro de frango é uma dessas refeições e tem a particularidade de, com temperos tão escassos e banais, conseguir transformar esta refeição tão saborosa.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 pernas de frango inteiras
2 batatas doce médias
1 cebola
2 dentes de alho
15 tomates cereja
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
manjericão q.b. (opcional)

Preparação:

Corte as pernas de frango de modo a separar a coxa da restante perna. Tempere com um pouco de sal e pimenta e reserve.
Descasque as batatas doces e corte-as em cubos. Coloque-as no fundo de um tabuleiro ou assadeira. Pique grosseiramente a cebola e junte-a às batatas, assim como os dentes de alho esborrachados. Corte os tomates cereja ao meio e junte-os também à mistura de tomate e cebola. Tempere a gosto com sal, pimenta e regue com azeite. Misture bem.
Por cima da mistura das batatas disponha os pedaços de frango. Regue com um pouco mais de azeite e tape com papel de alumínio.
Leve a assar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos. Ao fim desse tempo retire o papel de alumínio, ligue o grilo do forno (ou aumente um pouco a temperatura se não tiver esta função) e deixe o frango acabar de cozinhar e tostar a pele até ficar dourada.
Sirva polvilhado com folhas de manjericão fresco e acompanhe com uma salada verde.


Bom Apetite!
  • Love
  • Save
    10 loves 23 saves
    Add a blog to Bloglovin’
    Enter the full blog address (e.g. https://www.fashionsquad.com)
    We're working on your request. This will take just a minute...