Maria João Barbeitos

Tarte queijada de cenoura e gengibre




Guardei esta receita da revista Teleculinária - Robot de Cozinha para experimentar quando tivesse oportunidade. Bem, oportunidades não faltam, mas muitas vezes depende dos convivas em questão. Há sempre as esquisitices de serviço… Quando vi a foto da receita pareceu-me de um bolo enqueijado, mas na realidade a consistência que resultou da receita foi mesmo a de uma queijada. Nós gostamos muito. O gengibre corta o sabor intenso da cenoura e fica um equilíbrio mesmo muito agradável. Aqui fica a sugestão:

250g de cenoura
2cm de gengibre fresco (mais coisa menos coisa!)
150g de margarina vegetal
170g de açúcar
4 ovos
1 colher de chá de fermento em pó
250g de farinha
100g de amêndoa laminada
Açúcar em pó para polvilhar



Eu usei a Bimby mas esta receita pode ser feita em qualquer robot de cozinha, inclusivamente num robot tipo 123. Basta ler a receita e adaptar.

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma tarteira ou uma forma retangular com margarina. Forrar com papel vegetal e voltar a untar o papel Reservar.

Descascar as cenouras e cortá-las em pedaços pequenos. Colocar no copo do robot juntamente com a margarina, o açúcar, os ovos e o gengibre descascado. Programar 1 min. Na velocidade progressiva 6-7-8.

Adicionar a farinha e o fermento e programar 1 min., vel. 6, passando a meio do tempo com a espátula.

Colocar a massa na forma e cobrir toda a massa com a amêndoa laminada. Levar ao forno cerca de 40 minutos ou até estar cozida. Retirar do forno, desenformar e retirar o papel vegetal. Depois de fria polvilhar generosamente com açúcar em pó.

Bom apetite!


  • Love
  • Save
    Add a blog to Bloglovin’
    Enter the full blog address (e.g. https://www.fashionsquad.com)
    We're working on your request. This will take just a minute...