Carol Nazatto

Livros que todo estudante de moda deveria ler

Ler é, sem dúvida nenhuma, uma das minhas coisas preferidas da vida. E, quando comecei a estudar moda, fui logo atrás de livros sobre o assunto. Além dos títulos que comprei por achar interessante, acabei adquirindo muitos exemplares por indicação de professores da faculdade, do curso técnico e de alguns outros cursos livres que fiz.

Separei uma pequena lista com alguns livros que acho importante que todo estudante de moda leia, que me ajudaram muito no curso e depois dele. Seja por apresentar novos olhares para a história da moda, ou para nos fazer pensar mais sobre a área.

A Moda e seu Papel Social – Diana Crane

Esse foi um dos primeiros títulos que li, depois de entrar na faculdade. A leitura é fácil e te mostra certos pontos da história que, muitas vezes, não nos é apresentado no curso. Crane apresenta os aspectos da moda na França, na Inglaterra e nos Estados Unidos dos séculos XIX e XX. Também aborda questões culturais que contribuíram para criar os sistemas de moda desses países.

O Império do Efêmero – Gilles Lipovetsky

O título está na bibliografia básica do curso de moda. Lipovetsky escreveu um dos livros mais completos e fascinantes que já li. No começo, a leitura pode até se arrastar um pouco, mas depois que você passa do primeiro capítulo, não dá mais para parar. Com uma análise desde o séc XIV até os anos 80, o autor mostra um olhar abrangente sobre a moda como um fenômeno social.

A Moda – Erika Palomino

História da moda escrita por (na minha opinião) uma das melhores jornalistas da área. O livro é pequeno e a leitura é rápida, mas cheia de detalhes e com uma linguagem superfácil. Apesar de ser enxuto, o texto fala tudo o que tem que ser falado, sem floreios.

Moda: Uma Fi

losofia – Lars Svendsen

Assim como “O Império do Efêmero”, acredito que “Moda: Uma Filosofia” deveria estar na lista de leituras obrigatórias de qualquer curso. Svendsen, um filósofo norueguês, aborda temas diversos, relacionando a moda com o cotidiano, que te levam a pensar mais profundamente sobre a área. Vale cada parágrafo.



  • Love
  • Save
    Add a blog to Bloglovin’
    Enter the full blog address (e.g. https://www.fashionsquad.com)
    We're working on your request. This will take just a minute...