Receita: risoto de mandioquinha com queijo gruyere

O vermelhinho em cima é pimenta.

Quem nos segue no Instagram (no @coisasdediva) viu que prometi no final de semana dar esta receita aqui no blog. Quem ainda não nos acompanha por lá, só digo que vale a pena, viu!

Muito tempo atrás aprendi que risoto é uma coisa fácil de fazer e pode conter qualquer ingrediente. Qualquer! Sabendo fazer a base de arroz arbóreo, você pode colocar desde o resto que está na sua geladeira, até ingredientes finos, chiques e carésimos trazidos da Tailândia. Vai da criatividade do freguês.

Nesta receita vai mandioquinha e queijo gruyere, mas poderia ter abóbora e queijo gorgonzola, pesto e presunto parma, milho e ervilha, carne do churrasco de domingo e manjericão. Você entendeu o conceito, não é?

Ingredientes para 4 pessoas
1 e 1/2 xícara de arroz arbóreo (sim tem que ser arbóreo, não invente!)
1/2 cebola cortada em cubinho
1 xícara de vinho branco (pode ser um bem baratinho)
1 litro de água fervente com um cubo de caldo de galinha. Aqui coloquei também o resto da água de cozimento da mandioquinha, completando um litro com a água (pode usar caldo de legumes ou de carne tb)

3 mandioquinhas descascadas, cortadas em cubos e pré cozidas com sal
100 g de queijo gruyere

Todo risoto é feito da mesma forma, a única diferença é em que momento você vai por seus ingredientes extras. Alguns podem ser acrescentados junto com o arroz cru, outros, que demoram menos para cozinhar, são colocados no final do preparo. Por exemplo, se for colocar camarão, é melhor colocar na panela nos últimos 5 minutos de preparo, entende?

Outra regra, o risoto demora 30 minutos para ficar pronto. Pode ser alguns minutinhos a mais ou a menos, mas nada muito além disso. E regra 3, diferente do arroz branco, o risoto precisa ser mexido o tempo todo, sem parar.

Preparo
Coloque a cebola para dourar na panela com óleo. Na sequência coloque o arroz e o vinho. Mexa até o vinho evaporar por completo. Vá colocando uma concha de cada vez do caldo quente. Coloque uma concha de caldo, mexa até evaporar tudo, coloque outra e assim por diante. Até o arroz ficar ao dente.

Como a mandioquinha já estava pré cozida, acrescentei ela ao arroz nos 5 minutos finais de preparo, sempre mexendo bem. Quanto o arroz ficou pronto. Desliguei a panela e coloquei o queijo gruyere ralado, mexendo até derreter. Como o queijo tem sal, acertei o tempero nesta etapa final de preparo. Fim.

Aqui tem uma r

eceita de brownie de chocolate branco e aqui tem receita de cupcakes de chocolate sem trigo.

O texto acima foi extraído do blog Coisas de Diva. Acesse o artigo original no endereço:
Receita: risoto de mandioquinha com queijo gruyere

  • Love
  • Save
    13 loves 11 saves
    Add a blog to Bloglovin’
    Enter the full blog address (e.g. https://www.fashionsquad.com)
    We're working on your request. This will take just a minute...