Umectação Capilar



A umectação é uma fase no cronograma - ou fora dele - na qual muitos cabelos precisam e outros nem tanto. Antes das últimas mechas meu cabelo não clamava por U. Fiz pouquíssimas vezes e, na maioria, achava o cabelo pesado depois do processo. Mas... agora depois da última descoloração é que descobri o verdadeiro milagre da umectação!
Umectar os fios nada mais é que devolver a umidade natural dos fios. Os fatores externos naturais e químicos fazem com que nosso cabelo perca sua umidade natural. A U vem devolver isso a eles.
É ideal para dar um jeito nas pontas secas e ou duplas. Dá muito brilho. Abaixa volume de cabelos rebeldes.

Uma nota MUITO importante: não devem ser usados na U óleos que sejam mineirais (mineral oil) ou contenham vaselina líquida (petrolato) e ou parafina líquida (paraffinum liquidun). Esses compostos formam uma capa nos fios - consequentemente nada penetrará ali.
O ideal é fazê-la no Cronograma nas fases H ou N - porém na fase nutrição o cabelo geralmente já está com óleo - e excesso causa efeito contrário, neh?! Porém não é regra. Cada um sabe da necessidade do seu fio. Eu Inara prefiro fazer a U separada, um dia só para ela ou seguida de uma H.
Antes da descoloração um dia só para a umectação já bastava. Agora no pós química fiz seguida de uma H e funcionou bem - é seu cabelo que mostra o que e quando ele precisa.

Como fazer a umectação

Não tem segredos e existem algumas maneiras de fazer.
- Após lavar com shampoo, espere o cabelo secar e aplique o óleo mecha por mecha massageando do comprimento as pontas. Não é necessário enluvar os fios.
- Sem lavar os cabelos, aplique o óleo umectante. Mecha por mecha massageando do comprimento as pontas. Também não é necessário enluvar o cabelo.
A massagem é para ajudar o cabelo absorver o óleo. Tempo de pausa, também temos duas maneiras: - Fazer antes de deitar. Assim a umectação age no fio durante sua noite de sono. Ao acordar basta lavar os fios normalmente com shampoo e condicionador ou shampoo máscara escolhida.

- Fazer com o intervalo de 2 a 3 horas. E sem seguida também lavar os fios normalmente.


A quem diga que o cabelo limpo aproveite mais as propriedades do óleo... Que o tratamento penetra melhor no cabelo. Eu concordo, mas sempre que faço U acabo fazendo com o cabelo sujo mesmo, tempo corrido! opto também por fazer ao deitar - assim otimizo tudo ainda mais.
O resultado é único: pontas no lugar - tchau ponta espiga! -, hidratadas, fios mais comportados e muito brilho!


Óleos para U


Já disse quais são os óleos que não se podem serem usados de jeito nenhum (óleo mineral, óleos com silicone, parafinas). E quais são liberados? Óleos de origem vegetal - 100% puro.



Azeite de oliva: O azeite contém antioxidantes que mantém o couro cabeludo saudável, além de fortalecer a cutícula do cabelo. É também um excelente controlador de caspa.
Óleo de Rícino: Obtido a partir da mamona. Ajuda a selar a umidade do fio, além de atrair e reter umidade para os cabelos.
Óleo de côco: Um bom óleo condicionador. Fornece ao fio as proteínas essenciais para um cabelos que está danificado. Nutre e amacia. Eficaz também no tratamento de coceiras do couro cabeludo. Altamente recomendado para cabelos afro.
Óleo de Abacate: possui vitaminas A, D, E é tem um alto teor de proteína. Esse é um óleo mais leve - use-o para um condicionamento profundo nos fios.
Óleo de Cártamo: Hidrata, nutri e reestrutura o cabelo.
Óleo de Girassol: evita o ressecamento do cabelo. Hidrata, amacia e dá brilho. Funciona bem para pontas duplas.
Óleo de linhaça: hidrata, fortifica e dá brilho. Diminui o frizz.

Existe uma lista gigante de óleos. Procure o que irá lhe atender melhor. Mas a função primordial de todo é a mesma: umectar o fio. O importante é: óleo somente extra virgem, vegetal e 100% puro!!!

Quanto a frequência da U: varia de cabelo para cabelo. Acho que em um cabelo menos danificado a pedida é a cada 15 dias. Cabelos com química em excesso uma umectação por semana deve resolver.
Como eu disse - antes das minhas atuais mechas eu fazia muito esporádico e no mesmo dia não fazia nenhum outro processo do Cronograma. Depois das mechas ainda não criei um calendário de frequência, mas já fiz duas em menos de 15 dias.
Isso varia de pessoa pra pessoa, visse? Lembrem-se só de não tratarem em excesso... Porque cabelo super nutrido fica feio bem como os maus cuidados!

Onde encontrar: Um lugar que recomendo para compra de óleos vegetais: Mundo dos Óleos (compra online) ou Mundo Verde (lojas físicas em várias cidades - aqui em BH fica na Prudente de Morais)
Smacks!

Veja também:
- Cronograma Capilar: parte 1
- Cronograma Capilar: parte 2
- Recuperando os cabelos pós descoloração
  • Love
  • Save
    Add a blog to Bloglovin’
    Enter the full blog address (e.g. https://www.fashionsquad.com)
    We're working on your request. This will take just a minute...