Para fotografar: Fazenda Ipanema

Esse blog está muito intermunicipal, falaí, HAHAHA! Um tempo atrás estava folheando um livro sobre roteiros para fazer com crianças e achei essa tal de Fazenda Ipanema. Infernizei a vida de todos os meus amigos até todo mundo ficar com vontade de ir também, hahaha.

“No interior do Estado de São Paulo, no município de Iperó, na região entre Sorocaba e Araçoiaba da Serra, existe uma fazenda histórica, criada ainda na época do império.
Sua descoberta data do século do descobrimento do Brasil, por volta do ano de 1589, onde pesquisas sobre a produção de peças de ferro se deu início, mas sem resultados. Por volta do ano de 1808 um novo impulso foi dado ao local devido à chegada da família real ao Brasil, evoluindo então as construções de fornos e habitações na Fazenda Ipanema para transformá-la em uma grande siderúrgica.

Como em todo Brasil, ali também era utilizada ostensivamente a mão de obra escrava, com negros e índios da região sendo usados para a realização dos trabalhos pesados existentes na fazenda.

Os Engenheiros responsáveis pelas obras comandavam capatazes que não exitavam em torturar e punir severamente os escravos que não cumpriam as ordens e tarefas que lhes era passada durante o dia.
A punição mais utilizada era o açoite, amarrando-se os escravos em pelourinhos e chicoteando-os rigorosamente, em muitos casos até a morte.

Na Fazenda ipanema também foi construída a primeira represa artificial do Brasil.
Sua construção teve uma característica peculiar: as margens eram fundas, chegando à ter muitos metros de profundidade, e com a parte central mais rasa, com cerca de apenas um metro de fundura.
Essa caracteristica foi projetada visando evitar a fuga dos escravos, pois os mesmos viviam com pesos presos aos pés, e caso algum deles resolvesse fugir pela represa, morreriam afogados logo na margem, e se por algum milagre algum dos escravos conseguisse nadar mesmo com os pesos, ficariam presos no centro da represa, local que era mais raso, permitindo que o fugitivo fosse visto à distãncia, e com isso seria preso novamente, ou morto pela tentativa de fuga.” Fonte: Além da Imaginação

Bom, assim, o lugar realmente é bonito e tem bastante coisa pra ver (inclusive tem trilhas e algumas atividades esportivas como arborismo e tirolesa). Mas acho que criei muita expectativa que voltaria com fotos lindas e não foi bem o que aconteceu. Fico com a impressão que muitos pontos turísticos são bastante abandonados por aqui: sujo, quebrado, sem estrutura alguma, enfim. Vale a visita sim, mas vai com disposição pra pegar estrada, leve comidinhas, repelente, água e aquele kit básico de sobrevivência. Vi um ou dois fotógrafos fazendo ensaios de casal e acho que lá rende bastante foto pra isso sim.

Valeu a experiência de ter conhecido um lugar novo fora da cidade de São Paulo e passado o dia com amigos queridos. Espero que gostem do post e do vídeo!

Serviço

Como chegar:
Fomos pelo caminho sugerido pelo Waze que nos jogou na Castello. No final dela, a informação que nos deram é chegar até a Marinha, e virar a direita no KM19, hahaha. Tem uma estrada de terra de mais ou menos 6km. Mas é melhor ligar antes para pegar direitinho o caminho, parece que existe uma rota melhor pela Raposo.

Entrada: R$7,00
Horários: Terça – Domingo das 8h às 16h (permanência até às 17h)
Telefone: (15) 3266-9099
Possui uma lanchonete que aceita cartão
Site: Fazenda Ipanema


  • Love
  • Save
    5 loves 1 save
    Add a blog to Bloglovin’
    Enter the full blog address (e.g. https://www.fashionsquad.com)
    We're working on your request. This will take just a minute...