Anita Silvestre

FEEL | Slow Living - vive o melhor possível em vez de o mais rápido possível!



Numa era em que o tempo parece andar em fast forward, quando tudo é mais do que acelerado, o mais normal é sentirmo-nos assoberbados com o número de solicitações, distrações, horas de trabalho, etc. A sensação de que não há tempo para tudo é constante, de que vamos acumulando coisas e compromissos sem saber como dar conta de tudo. Alguém se identifica? Numa era em que há mais de tudo e em que parece que mais é melhor, existem demasiadas pessoas a sofrer de stress, a passar por burnouts e a viverem infelizes para que esta ideia de que ter mais e mais seja uma coisa realmente boa. Daí que a ideia de Slow Living, numa resposta à vida tão rápida que vivemos, esteja em voga com verdadeiros slow movements em várias áreas, desde comida, a própria moda, consumo, educação, viagens, etc. Como já devem ter notado, por aqui, sou adepta do minimalismo, de que menos é mais, seja na manutenção de um guarda-roupa prático e low cost, seja para a gestão da nossa vida, em geral. Um guarda-roupa menor torna-se mais funcional e dar-nos-á mais prazer na hora de vestir, assim como uma agenda com menos compromissos, por exemplo, nos fará aproveitar melhor o tempo e a nós próprias.

O que significa, então, o Slow Living? Significa que a nossa vida se orienta à volta de significado e realização em vez de perseguir mais e mais (coisas, ocupações, etc), numa reação contra a noção de que mais rápido é melhor. Como o minimalismo ou a vida simples, a ênfase está em que menos é mais e o foco está na qualidade da nossa vida, não nas quantidades. Viver devagar segue o desejo de alcançar uma vida mais equilibrada e um sentido de bem-estar mais holístico. Mas não signifca que adoptamos o modo de vida normalmente associado aos nossos amigos alentejanos, muito devagar e com muita caaaaaalma. Significa que tentamos fazer as coisas e viver a nossa vida ao ritmo certo, o nosso ritmo. Saborear as horas e os minutos em vez de apenas os contar. Gozar a segunda-feira sem estar a desejar que a sexta-feira chegue rápido. Fazer as coisas o melhor possível, em vez de o mais rápido possível. Não é, de todo, a filosofia vigente no mundo do trabalho, por exemplo, mas se conseguirmos, pelo menos, aplicar o mantra do melhor possível na nossa vida pessoal, já não é mau. Qualidade acima de quantidade em tudo, desde a comida, à educação que damos aos nossos filhos, ao trabalho que realizamos, ao que temos no nosso armário, aos amigos e ocupações que escolhemos ter.

Para nos começarmos a focar na qualidade em vez de quantidade há que fazer um verdadeiro downsizing na nossa vida, reduzir posses, compromissos, pessoas. Às vezes, temos mesmo que fazer uma verdadeira razia. Reduzir ao essencial. O que é essencial para ti? É uma pergunta de base que te podes colocar e o que não cabe na resposta, já sabes, é o que podes pôr de lado para conseguires viver uma vida com mais sentido, mais leve, mais agradável, mais divertida até e, mais feliz, claro.

O Slow Living é uma ótima opção mas ir contra a maré quase nunca é fácil, por isso, fiquem aqui com umas quotes motivacionais para vos ajudar a ver os benefícios de reduzirem a velocidade e aproveitarem a vida, mesmo a sério! :)
















www.pinterest.com


Sigam a LOOK A DAY pelo Facebook e pelo Instagram para mais inspirações diárias! :)

FACEBOOK | TWITTER | TUMBLR | PINTEREST | INSTAGRAM | FEED | BLOGLOVIN
  • Love
  • Save
    Add a blog to Bloglovin’
    Enter the full blog address (e.g. https://www.fashionsquad.com)
    We're working on your request. This will take just a minute...