o rei batata





"era uma vez um rei prussiano chamado frederico, também conhecido por fritz, que certo dia ouviu falar de uma planta mágica. essa planta veio da américa do sul e chama-se batata".





a batata, um dos cinco alimentos mais consumidos em todo o mundo, dá o mote a esta narrativa, que o autor alemão christoph niemann escreveu, a partir de factos históricos e de uma história que perdura há mais de dois séculos.

"o rei batata", que acaba de ser publicado em portugal, apresenta um rei que gostava de batatas e que recorreu uma artimanha com militares para convencer agricultores e aldeões a cultivarem o tubérculo.



no final, o autor esclarece: "talvez esta história não passe de uma lenda. mas ainda hoje, como forma de reconhecimento, as pessoas depositam batatas no túmulo do rei frederico, o grande".
christoph niemann ilustrou a história de uma forma hábil e muito criativa, recorrendo a uma técnica, mais tosca e artesanal, que é facilmente reconhecível pelos leitores mais pequenos: carimbos feitos de batatas. as ilustrações com carimbos são depois combinadas com imagens reais de batatas.


a narrativa surge complementada com um pequeno texto informativo sobre a introdução da batata na europa e como se tornou importante na alimentação das tropas do rei prussiano.

"o rei batata" é o primeiro livro de christoph niemann publicado em portugal. tem o selo da editora verbo.
christoph niemann nasceu na alemanha em 1970, viveu nos estados unidos, onde consolidou o trabalho como ilustrador e designer, e regressou ao país de origem, fixando-se em berlim.


christoph niemann em estúdio. fotografia retirada daqui.

  • Love
  • Save
    Add a blog to Bloglovin’
    Enter the full blog address (e.g. https://www.fashionsquad.com)
    We're working on your request. This will take just a minute...