Uma garagem que virou loft

O que fazer com uma garagem de aproximadamente 40 m²? Bem, uma jovem australiana resolveu transformar o espaço compacto e quase sem divisórias em um loft charmoso em Melbourne. Ela percebeu que não conseguiria comprar uma casa própria tão cedo, então decidiu adaptar o cômodo esquecido no endereço dos pais. Tá certo que o lugar já tinha potencial, como as vigas de madeira aparentes ou a parede de tijolinhos, mas a reforma foi crucial para que o projeto ficasse do jeitinho que ela queria. A obra foi comandada pela arquiteta Sarah Trotter, amiga da moradora.

Com um orçamento quase tão apertado quanto o imóvel, a dupla teve que dar prioridade ao essencial: o telhado foi substituído, a estrutura ganhou encanamento e pontos elétricos e a parede próxima ao jardim foi demolida para trazer iluminação natural – a vista para o verde foi outro benefício. A economia envolveu até as torneiras, luminárias e ferragens, muitas garimpadas em sites ou lojas de segunda mão. Para reduzir ainda mais os custos a proprietária contratou um construtor e marceneiro que lhe passava lição de casa nos finais de semana. Até os amigos entraram na dança e ajudaram a quebrar, pintar, serrar… No fim o loft foi moldado a muitas mãos.

Além das ideias da arquiteta, o que fez a reforma dar tão certo foram as referências acumuladas pela própria moradora nos últimos anos. Na Nova Zelândia ela aprendeu sobre técnicas quase artesanais de construção, bastante usadas naquela região na década de 1970 – daí veio a vontade de aproveitar materiais reciclados de forma criativa. A viagem ao Japão deixou como lembrança a certeza de que era possível viver bem em pequenos espaços, além de inspirar o uso inteligente de madeiras baratas (como o compensado do teto) e reforçar a importância de ter plantas por perto.

Espalhados pelo único cômodo, tapetinhos coloridos trazem aconchego ao lado das cortinas leves e brancas que isolam a cama. A bancada da cozinha, que mais parece um móvel esquecido da obra, prova que a perfeição não é prioridade por aqui. Mais do que uma decoração limpa e que transmite tranquilidade, a jovem conquistou um lugar só seu, repleto de detalhes e histórias.

Fotos via The Design Files

  • Love
  • Save
    1 love
    Add a blog to Bloglovin’
    Enter the full blog address (e.g. https://www.fashionsquad.com)
    We're working on your request. This will take just a minute...