Claudia PASB

Ricotta Caseira






Eu adoro ricotta e queijos cremosos em geral. Adoro misturar ervas e temperos e comer tanto no pão como com vegetais, como uma pastinha. Umas colheradas de ricotta nos "barquinhos" de endívia com azeite extra virgem, uns farelos de nozes e sal é uma delícia e super saudável. Descobri há pouco que ricotta contém o maior quantidade de vitamina entre todos os queijos. Preciso confirmar essa informação mas, enquanto isso, é um motivo a mais para fazer e comer.

Além disso ricotta é ainda mais fácil de fazer do que, por exemplo, queijo cremoso pois este último precisa ficar de "castigo" na bancada da cozinha por dois dias, a temperatura de 22C a 24C, até que talhe. A ricotta dá para fazer no almoço e servir no jantar. E ainda fica maravilhosa quando adicionada a diversas receitas doces e salgadas. Dá para fazer, por exemplo massa folheada de ricotta, pastel e tortas de ricotta e nhocchi de ricotta. Só delícias.



Um detalhe importantíssimo deve ser registrado: a receita desta postagem é uma versão caseira, adaptada, que nada tem a ver com a ricotta original. É uma receita A verdadeira ricotta, como o nome italiano diz, é recozida. A ricotta de verdade é produzida a partir do soro usado para fazer queijo. O soro recolhido no processo é "recozido" e colocado para drenar por uma segunda vez e os talhos que saem desse segundo cozimento produzem a "ricotta" tradicional. Mas esta ricottinha caseira é de sabor melhor do que qualquer ricotta comprada pronta. Vai por mim e experimente fazer a sua. Há uma outra receita ainda mais fácil se você conseguir achar "leite culturado". Mas o uso de limão é fácil e barato. Tudo o que você precisa é de um bom leite integral.




Ricotta Caseira (receita básica)


1 litro de leite integral (ideal é leite de fazenda não pasteurizado)
45ml de suco de limão (verde ou amarelo) peneirado
Pitada de sal marinho (opcional)

Como:

Coloque o leite numa panela de fundo grosso e, sob fogo médio, deixe que ferva e alcance temperatura entre 85ºC e 90ºC retire a panela do fogo e adicione o suco de limão. Mexa um pouco e deixe que descanse por 5 a 10 minutos. A temperatura ideal é 88ºC, mas a patir de 85ºC até 90ºC está valendo. Forre uma peneira de metal com linho ou pano de fralda bem limpos, coloque a peneira sobre um pote grande. Depois de 10 minutos o leite que já deve ter talhado e os sólidos do leite já devem estar separados do soro.


Coloque então todo o leite talhado na peneira forrada e deixe que escorra por pelo menos uma hora ou até drenar o máximo de soro possível. Quanto mais drenar, mais seca ficará a ricotta. Se, como eu, você prefere a ricota um tanto molhadinha, não deixe escorrer demais e não adicione sal ao leite. O sal ajuda a soltar ainda mais líquido e seca mais a ricotta. Eu gosto de ricotta sem sal e adiciono o sal na hora de comer/servir. Rende cerca de 400g de ricotta.

Sirva no pão com salzinho, azeite e um taquinho de vinagre balsâmico.




  • Love
  • Save
    1 love
    Add a blog to Bloglovin’
    Enter the full blog address (e.g. https://www.fashionsquad.com)
    We're working on your request. This will take just a minute...