Notas de falecimentos – Dezembro 2014


Ann Marcus (Foto: Ken Marcus/Los Angeles Times)

Ann Marcus (1921-2014)

Cocriadora da série Mary Hartman, Mary Hartman, a roteirista Ann Marcus faleceu no dia 3 de dezembro aos 93 anos de idade.

Nascida Dorothy Ann Goldstone no dia 22 de agosto de 1921, em Little Falls, NY, Ann era formada em sociologia quando se mudou para Nova Iorque e começou a trabalhar como jornalista para a revista Life no início da década de 1940. Encontrando dificuldades para exercer sua profissão em uma sociedade machista, Ann se afastou da carreira quando se casou com o roteirista Ellis Marcus em 1944. O casal de mudou para Los Angeles, onde iniciaram uma família.

Neste período, Ann atuou como atriz e autora teatral. Tentando conseguir alguns trabalhos na TV, ela descobriu que precisaria formar parceria com o marido para ser contratada. Desta forma, ela iniciou carreira neste veículo assinando roteiros de teleteatros com o marido. Entre seus primeiros trabalhos solo estão episódios das sitcoms O Pimentinha e Please Don’t Eat the Daisies, os infantis Ben, o Urso Amigo e Lassie, além da novela Caldeira do Diabo. Ao longo dos anos, ele ainda escreveria episódios de The Debbie Reynolds Show, Love is a Many Splendored Thing, Flaming Road, Falcon Crest, A Família Hogan e Knots Landing.

Seu maior sucesso é a comédia Mary Hartman, Mary Hartman, a qual criou em parceria com Gail Parent e Norman Lear. Produzida por Lear, a série surgiu no período do escândalo de Watergate, o qual é tratado historicamente como o momento em que a América acordou. Com um olhar irônico, por vezes cínico, a série mostra como a televisão (com suas novelas e comerciais) e os meios de comunicação em geral vinham, até então, deturpando e manipulando a forma como o telespectador enxergava o mundo. Justamente por isto, Mary Hartman, Mary Hartman só conseguiu ser melhor compreendida pelo público que era capaz de perceber esta manipulação.

A história gira em torno de Mary (Louise Lasser), uma simplória dona de casa que adora novelas e experimenta todos os produtos anunciados pelos patrocinadores. Ao final da primeira temporada, Mary é convidada a participar de um debate em um talk show de alcance nacional. Durante o programa, ela é interrogada por uma feminista, um defensor dos direitos dos consumidores e por um crítico dos meios de comunicação. Eles querem saber se Mary se sente uma mulher realizada com o estilo de vida que ela adotou. Ao tentar responder, Mary sofre uma crise nervosa, a qual a leva a ser internada em uma clínica. Segundo Lear, esta crise representa o escândalo Watergate e serve para que Mary tome consciência e passe a reavaliar sua vida, seus valores e suas opiniões.

A série se tornou rapidamente um cult, sendo bem recebida pela crítica e pelo público. Ao longo de sua produção, Mary Hartman, Mary Hartman também se tornou objeto de estudo em faculdades.

Em entrevistas, Ann disse ter lutado durante anos contra o preconceito da indústria do entretenimento. Tendo iniciado sua carreira de roteirista quando estava com cerca de 40 anos, Ann sofreu preconceitos por ser mulher e ‘velha’. Ela se aposentou no final da década de 1990, quando estava na faixa dos 70 anos de idade. Ainda assim, em 2008, Ann escreveu o roteiro do filme For Heaven’s Sake, quando já estava na faixa dos 80 anos. Além de escrever, ela também fez parte da diretoria do Sindicato dos Roteiristas Americanos.

Ann foi casada com Ellis até 1990, quando ele faleceu. O casal teve três filhos, Ellyn Lindsay, Steve Marcus e John Marcus.

Em 1998, ela publicou sua autobiografia, que recebeu o título de Whistling Girl. Para divulgar o livro, Ann escreveu uma matéria autobiográfica no Los Angeles Time, que pode ser encontrada neste link.

Arthur Gardner (Foto: Los Angeles Times)

Arthur Gardner (1910-2014)

Produtor de séries como O Homem do Rifle e Big Valley, Arthur Gardner faleceu no dia 19 de dezembro, aos 104 anos de idade. O produtor era um dos membros votantes do Oscar, prêmio oferecido pela Academia de Cinema americana.

Nascido Arthur Harold Goldberg no dia 7 de junho de 1910, no Wisconsin, Gardner se mudou para Los Angeles em 1929, quando completou 18 anos de idade. Seu sonho era o de se tornar ator. Para evitar o anti-semitismo que predominava na época, ele mudou seu nome para Gardner. Ao longo das décadas de 1930 e 1940, ele teve participações em diversos filmes, muitos deles classe B e curta-metragens. Durante a 2ª Guerra Mundial, Gardner se uniu a Ronald Reagan para produzir documentários e filmes educacionais. Esta experiência o levou a mudar de carreira com o fim da guerra.

Ao longo dos anos de 1950, ele atuou como produtor executivo das séries Robert Taylor Detective/The Detectives e Law of the Plainsman. Entre 1958 e 1963, Gardner foi produtor de O Homem do Rifle, faroeste estrelado por Chuck Connors. Entre 1965 e 1967, ele foi produtor de outro faroeste, Big Valley, estrelado por Barbara Stanwyck.

Gardner foi casado por 60 anos com Marcia Grant Gardner, que faleceu em 2002. O casal teve dois filhos, o ator Steven Gardner e Douglas Gardner.

David Ryall em ‘Outnumbered’ (Foto: BBC/Arquivo)

David Ryall (1935-2014)

Ator convidado de séries britânicas, David Ryall faleceu no dia 25 de dezembro, aos 79 anos de idade. A causa da morte ainda não foi divulgada. Atualmente, Ryall estava no elenco da série The Village, na qual interpretava o narrador da história.

David John Ryall nasceu no dia 5 de janeiro de 1935 em Steyning, uma pequena cidade rural da Inglaterra. Em 1962, formado em arte dramática pela Royal Academy of Dramatic Art, Ryall iniciou sua carreira no teatro londrino. Ao longo dos anos de 1960 e 1970, ele integrou o elenco de diferentes companhias teatrais, com as quais atuou em montagens de clássicos, bem como de peças modernas.

O ator fez sua estreia na TV no final dos anos de 1960. Durante sua carreira, Ryall foi visto em episódios de diversas séries e minisséries produzidas na Grã-Bretanha. Entre elas, as mais conhecidas são Blakes 7, The Singing Detective, minissérie que se tornou um marco na TV inglesa, Jack o Estripador, Inspector Morse, Prime Suspect, Oliver Twist, Foyle’s War, Lewis, Midsomer Murders, State of Play, New Tricks, Love and Marriage, Trollied, Our Girl e Doc Martin.

Entre 2007 e 2011, Ryall teve participação recorrente em Outnumbered, sitcom familiar na qual interpretou o avô da família. Atualmente, ele estava no elenco de The Village, série na qual é narrada a história de Bert, um homem de 100 anos de idade, vivido por Ryall, que relembra sua trajetória desde a infância. A BBC ainda não anunciou a renovação (ou cancelamento) da série. Portanto ainda é cedo para saber o que os produtores farão com o personagem.

No cinema, ele é conhecido por dar vida ao bruxo Elifas Doge, na franquia de Harry Potter. Ele também esteve em O Quarteto, filme dirigido por Dustin Hoffman, O Homem Elefante, Autómata e Sr. Turner, entre outros.

Ryall foi casado com Gillian Eddison entre 1964 e 1984, ano em que a união terminou em divórcio. O casal teve dois filhos, Jonathan Ryall e Imogen Ryall. Em 1985, ele se casou com Cathy Buchwald, com quem ainda vivia quando morreu. Eles tiveram um filho, Charlie Ryall.

Herrmann em 2014 (Foto: Robin Marchant/Getty)

Edward Herrmann (1943-2014)

Ator de Gilmore Girls, e convidado em dezenas de séries desde a década de 1970, Edward Herrmann faleceu no dia 31 de dezembro, aos 71 anos de idade, vítima de tumor cerebral.

Edward Kirk Herrmann nasceu no dia 21 de julho de 1943, em Washington, cresceu em Detroit, se formou na Pensilvânia e iniciou sua carreira no Texas, onde passou várias anos atuando em montagens do Dallas Theater Center. Em 1972, ele fez sua estreia na Broadway com a peça Moonchildren. Em 1976 ele ganhou o Tony (o Oscar do teatro), pela montagem de Mrs. Warren’s Profession.

Na mesma época, Herrmann começou a trabalhar no cinema e na TV, onde foi visto em episódios de Mash, St. Elsewhere, Crossing Jordan, Grey’s Anatomy, 30 Rock, Lei & Ordem, Better With You, Drop Dead Diva, Harry’s Law, CSI, How I Met Your Mother e Black Box, bem como diversos telefilmes.

Herrmann na década de 1980 (Foto: Michael Ochs/Paramoun)

Entre 1997 e 2001, o ator teve participação recorrente em O Desafio/The Practice, no qual interpretou o professor de Direito Anderson Pearson, personagem que lhe rendeu um Emmy. Entre 2000 e 2003, Herrmann foi visto em episódios de Oz, onde interpretou Harrison, pai do detento Tobias Beecher (Lee Tergesen). Recentemente, ele teve participações recorrentes em The Good Wife, na qual deu vida ao advogado Lionel Deerfield.

Mas talvez seu trabalho mais lembrado pelos fãs de séries seja Gilmore Girls, na qual integrou o elenco coadjuvante. Entre 2000 e 2007, Herrmann interpretou Richard, o pai de Lorelai (Lauren Graham).

Ainda na década de 1970, o ator interpretou Franklin Delano Roosevelt em dois telefilmes sobre a vida do ex-Presidente. Este trabalho lhe rendeu duas indicações ao Emmy. Ele também foi indicado ao prêmio da Academia de Televisão por seu trabalho em St. Elsewhere.

No cinema, o ator esteve em O Homem que Escolhi/The Papar Chase, adaptação cinematográfica da obra de John Jay Osborn Jr., que ganhou uma versão televisiva pelo Showtime, que exibiu a série entre 1978 e 1986. A história acompanhava a vida de estudantes de direito de Harvard. No filme, Herrmann interpretou o conquistador Thomas, um dos estudantes. Na série, este personagem foi vivido por Robert Ginty (Demônios do Ar), também já falecido.

Herrmann também foi visto em filmes como O Dia do Golfinho, primeira versão de O Grande Gatsby, Quando as Águias Se Encontram, Reds, A Rosa Púrpura do Cairo, O Homem do Sapato Vermelho, Garotos Perdidos, Riquinho, Nixon, O Aviador e O Lobo de Wall Street, entre outros.

Além de ator, Herrmann também foi narrador de diversos documentários produzidos pelo History Channel, bem como de livros áudios.

O ator foi casado duas vezes. A primeira com a atriz Leigh Curran, entre 1978 e 1991. Desde 1994 ele estava casado com Lynn Hayner, com quem teve duas filhas, Ryen Alaire Herrmann e Emma Madison Herrmann.

Elenco de ‘Gilmore Girls’ (Foto: The CW/Arquivo)

Mary Ann Mobley em 2014 (Foto: Amanda Edwards/WireImage)

Mary Ann Mobley (1937-2014)

Atriz convidada de séries produzidas entre as décadas de 1960 e 1990, Mary Ann Mobley faleceu no dia 9 de dezembro, aos 77 anos de idade, vítima de câncer de mama.

Ela nasceu no dia 17 de fevereiro de 1937 em Biloxi, Mississippi, mas cresceu em Brandon. Em 1959, aos 21 anos de idade, ela foi

coroada Miss America. A fama a levou a assinar um contrato com o estúdio MGM, onde iniciou sua carreira como atriz.

Ao longo de sua carreira, ele foi vista em episódios de A Lei de Burke, Perry Mason, Missão: Impossível, Alma de Aço/Run For Your Life, O Homem de Virgínia, Cavalo de Ferro, Têmpera de Aço, A Família Dó-Ré-Mi, Sexto Sentido, Custer, O Jogo Perigoso do Amor, Os Novos Centuriões/Police Story, Born Free, Caixa Alta/Matt Houston, Vega$, A Ilha da Fantasia, Barco do Amor, Hotel, Arnold e Designing Women, entre outras.

A atriz também é conhecida pelos fãs de séries clássicas como a primeira escolha dos produtores de O Agente da UNCLE para o papel de April Dancer, personagem que estrelou a spinoff A Garota da UNCLE. Ela foi introduzida no episódio The Moonglow Affair, de O Agente da U.N.C.L.E..

Mobley com Vaughn e McCallum em ‘O Agente da UNCLE’ (Foto: NBC/Arquivo)

Interpretada por Mobley, April é é uma agente convocada por Waverly, chefe dos rapazes da U.N.C.L.E., para encontrar um antídoto que salve as vidas de Solo (Robert Vaughn) e Kuryakin (David McCallum), envenenados por um agente da T.H.R.U.S.H. Para tanto, ela conta com a ajuda de Mark Slate, neste momento interpretado por Norman Fell (Um é Pouco, Dois é Bom, Três é Demais/Three’s Company). O episódio foi bem recebido pelo público, o que levou à produção da série. No entanto, quando a série foi aprovada, Mobley e Fell já estavam envolvidos com outros projetos. Assim, eles foram substituídos por Stefanie Powers (Casal 20) e Noel Harrison (filho do ator Rex Harrison).

Dizem que Mobley também teria sido a primeira escolha dos produtores de Batman para interpretar Barbara Gordon, mais conhecida como Batgirl, personagem que foi entregue à Yvonne Craig, atriz que tinha contrato com a 20th Century Fox, produtora da série. Outra vantagem de Craig em relação à Mobley é que ela era bailarina, habilidade que ajudou a compor o personagem nas cenas em que ela aparece lutando contra os vilões da série.

No cinema, Mobley esteve em filmes como Louco Por Garotas e Feriado no Harém, ambos com Elvis Presley, Turma Bossa Nova, com Nancy Sinatra, Eu Sou Dilliger, com Robert Conrad (James West), e Três em um Sofá, com Jerry Lewis e Janet Leigh, entre outros. A atriz também atuou no teatro, tendo integrado o elenco de alguns musicais, como Guys and Dolls.

Mobley e o marido, o ator Gary Collins, na década de 1980. (Foto: Michael Ochs/Getty)

Mobley foi casada com o ator Gary Collins entre 1967 e 2012, ano em que ele faleceu. Eles se conheceram nos bastidores do filme Três em um Sofá, sendo que, após casados, trabalharam juntos diversas vezes. O casal teve uma filha, Clancy Collins White, executiva da Paramount.

Além de atriz, Mobley também se dedicou a atividades humanitárias. Durante anos, ela visitou o Camboja, Etiópia, Moçambique, Somália, Quênia, Zimbábue e o Sudão, onde documentou para a Warner Brothers a forma como crianças viviam, vítimas da fome e de guerras. Ela também fazia trabalhos para a March of Dimes, The National Crohn’s and Colitis Foundation, National Council on Disability e The Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.

Em 1985, após anos apoiando os trabalhos do Rankin General Hospital, em Brandon, a instituição lhe prestou uma homenagem batizando a ala infantil com seu nome. Atualmente, a instituição traz o nome de Crossgates River Oaks Hospital.

Portadora da doença de Crohn, Mobley lutava contra o câncer há anos.

Stephanie Moseley (Foto: IMDB)

Stephanie Moseley (1984-2014)

Figurante na série Hit the Floor, Stephanie Moseley morreu no dia 8 de dezembro, aos 30 anos de idade. Segundo a imprensa americana, Moseley foi morta a tiros pelo marido, o rapper Earl Warren Hayes, que cometeu suicídio em seguida.

Stephanie Elyse Moseley nasceu em Vancouver, Canadá. Ela era uma dançarina, profissão que a levou a fazer participações em filmes e séries. Entre elas, Hellcats, bem como Hit the Floor, ainda em produção pelo canal VH1. Nas duas séries ela integrou o grupo de líderes de torcida, em participações recorrentes. Ela também foi vista em episódios de Arquivo Morto/Cold Case e Psych.

Moseley também fez parte do grupo de dançarinas que se apresentaram em shows de Britney Spears, Janet Jackson, Beyonce, Jennifer Lopez, Mariah Carey, Rihanna e Usher.

______________

Também faleceram no mês de dezembro os atores Booth Colman e Ken Weatherwax.

Cliquem em algumas das fotos para ampliar.


  • Love
  • Save
    Add a blog to Bloglovin’
    Enter the full blog address (e.g. https://www.fashionsquad.com)
    We're working on your request. This will take just a minute...