Carla Mota

Os melhores Parques Nacionais de África para observar Vida Selvagem


África é um dos melhores lugares do mundo para observar Vida Selvagem. O continente apresenta espécies que já não existem em mais nenhum continente do mundo e fazem de uma visita a África um "must do" pelo menos uma vez na vida. Obviamente que aquilo que cada um consegue ver depende muito da sorte, da área do parque que explora e do tempo que lá passa.
1. Parque Nacional do Kruger O Parque Nacional de Kruger é a Jóia da Coroa da África do Sul no que toca à preservação e observação de vida animal selvagem. Ocupa uma zona no norte do país, fazendo fronteira com Moçambique ao longo de 352 km, e também um pouco com o Zimbabué, com uma área total de cerca de vinte mil quilómetros quadrados. Desde 2002 que, em conjunto com os Parques Nacionais de Gonarezhou (Zimbabué) e de Limpopo (Moçambique), faz parte do Parque Transfronteiriço de Limpopo.


2. Parque Nacional do Etosha O Parque Nacional do Etosha é muito seco, tendo algumas nascentes naturais permanentes, alimentadas por reservas de água subterrâneas. A estas acrescem actualmente algumas fontes de água artificiais, em que a água é bombeada do subsolo. Tanto umas como outras são a salvação da vida animal e o que permite a sua fixação numa zona tão árida. A geografia e morfologia do Parque é a razão da sua fama mundial e do seu carácter único, mesmo no que toca à observação de vida animal. Isto porque a aridez do terreno e a escassez de pontos de água faz com que os animais, de diferentes espécies, se reúnam na mesma área restrita e acessível às objectivas das máquinas fotográficas dos turistas. É só esperar e, mais cedo ou mais tarde, a procissão de espécies irá passar diante dos nossos olhos.

3. Parque Nacional do Serengeti O Serengeti, do ponto de vista geográfico, corresponde a um ecossistema vasto que se estende na África Oriental desde o norte da Tanzânia até ao sudoeste do Quénia, cobrindo uma extensão de cerca de 40 000 km2. Na Tanzânia, este ecossistema deu origem ao Parque Nacional de Serengeti e a várias reservas de caça, ao passo que no Quénia se constituiu a Reserva Nacional de Maasai Mara. O conjunto destes dois redutos naturais permitiu preservar este magnífico bioma de savana.


4. Parque Nacional do Chobe O Parque Nacional do Chobe tem uma área reduzida, sendo apenas o terceiro em dimensão no Botswana, mas encerra a maior diversidade de vida animal do país e a maior concentração de elefantes em África, contando com mais 50 000 indivíduos.


5. Parque Nacional Masai Mara A grande migração dos gnus no Masai Mara e no Serengeti é um dos pontos altos de qualquer viagem a esta savana e levou a UNESCO a classificá-la Património Mundial da Humanidade. Os gnus movimentam-se na savana do Serengeti ao longo do ano, para sul na estação das chuvas e na direcção norte na estação seca. Nesta migração, os gnus são acompanhados por diversos animais, nomeadamente gazelas e zebras. Mas, os gnus estão na base da cadeia alimentar da savana e, como tal, são o “prato principal” dos predadores: leões, leopardos, chitas e hienas. Isto faz com que quase todos os animais do Serengeti acompanhem a migração dos gnus, uns em busca das pastagens verdejantes, outros em busca de alimento mais proteico.

  • Love
  • Save
    1 love 4 saves
    Add a blog to Bloglovin’
    Enter the full blog address (e.g. https://www.fashionsquad.com)
    We're working on your request. This will take just a minute...