Guloseima: bolo de banana com sementes

Sou contra desperdício, fato. E contra desperdício de comida, muito mais. Então, quando percebo que algum dos meus mantimentos estão prestes a estragar, trato de desenvolver uma receita pra não jogar comida fora. E foi o que aconteceu hoje, com meu mix de sementes que comprei em grande quantidade, e tava com medo de que perdessem a validade.

No caso específico das sementes, pensei em fazer algo tipo pão com multigrãos, ou um bolo. Olhei pro lado, achei banana, e farinha de trigo; olhei pro outro, tava mascavo também já aberto há um bom tempo…e lá se foi mais uma invenção culinária minha que deu certo: eis uma receita fácil de bolo de banana com sementes.

Ingredientes:

- 2 ovos caipiras;
- 1 xícara de chá de farinha de trigo com fermento ( para as intolerantes dá pra trocar pelo mix de farinha sem glúten e acrescentar um colher de chá de fermento à receita);
- 1 xícara de chá de açúcar mascavo(não gosto de muito doce, por isso só uma xícara, mas aconselho a provar pra ver se tá bom de açúcar);
- 4 gotinhas de essência de baunilha;
- 1 xícara de chá de óleo de milho;
- 2 bananas grandes ou 3 pequenas, amassadas;
- 5 colheres de sopa de mix de sementes com castanha do Brasil triturada, tudo junto e misturado ( semente de abóbora e semente de girassol).

O preparo do bolo é bem simples: bata os ovos com o óleo e o açúcar mascavo, acrescente a banana amassada, bata mais um pouquinho. Depois, coloque a farinha, a essência de baunilha e o mix de sementes, e bata para homogeneizar. Transfira para uma fôrma untada e polvilhada (eu usei a de silicone retangular e funda tipo a de pão, e por isso não fiz essa etapa), e coloque no forno a 180 graus por 40, 45 minutos. Faça o teste do garfo, é o melhor para saber se o bolinho tá no ponto.

Pronto! Bolo funcional gostoso, e rico em fibras, e ferro no capricho, ótimo para o lanche da tarde!

  • Love
  • Save
    Add a blog to Bloglovin’
    Enter the full blog address (e.g. https://www.fashionsquad.com)
    We're working on your request. This will take just a minute...