Há mais Mundos sem ser bola









Espectacular
esta reportagem do NYT sobre a dupla de navegadores Ryan Breymaier (Americano) e Pepe Ribes (Espanhol) que ganharam em Junho deste ano a regata Atlântica IMOCA Ocean Masters (Nova Yorke - Barcelona). O mar em condições extremas, uma competição contra o cansaço interior, decisões estratégicas, uma embarcação de 60 pés, grande velocidade e um permanente contacto com a natureza ... tudo isso eu acho fascinante.

É para mim um verdadeiro pecado (talvez até uma traição aos nossos antepassados) que um País com tanta exposição ao mar, feito de marinheiros, pescadores, aventureiros, com tantos dias de bom tempo por ano, etc não tenha mais expressão em desportos náuticos. Mais praticantes, mais patrocínios, e como consequência natural, mais medalhas. E não me venham argumentar que é uma questão de dinheiro porque aí teríamos que falar das Câmaras Municipais e dos Governos Regionais que financiam permanentemente com dinheiros públicos centenas de clubes de futebol (não poucas vezes medíocres, não só em termos de rendimento desportivo mas também em comportamentos morais ... ou vamos querer falar de negociatas com jogadores de futebol? Com agentes? De fuga ao fisco? De malta que utiliza o futebol como veículo de ódio e divisões nacionais? ... pois, era o que me parecia). Os Portugueses foram habituados a pensar que desporto é apenas futebol e como quase só consomem futebol quase não há dinheiro para mais nada. Eu gosto muito de bola (tenho lugares na Luz, sou sócio do SLB há mais 25 anos, etc) mas não é de certeza em meu nome. E diria até que é responsabilidade directa de todos chamar a atenção dos mais novos para outros desportos e para outros mares.


Ps Este vídeo fala também da importância de trabalhar em equipa. Ryan Breymaier e Pepe Ribes nunca tinham feito dupla, são habitualmente navegadores a solo, e o próprio barco só foi comprado uns meses antes da competição começar ... Na verdade, podes ser feliz com quem quiseres desde que trabalhes para isso. (e vice-versa)
  • Love
  • Save
    Add a blog to Bloglovin’
    Enter the full blog address (e.g. https://www.fashionsquad.com)
    We're working on your request. This will take just a minute...