TODAY’S SOUND: NANCY SPUNGEN POR ARTHUR MENDES ROCHA

Nancy Spungen foi uma groupie que conseguiu fisgar o seu alvo, Sid Vicious; a vida dos dois virou filme, e ela foi tema de documentário que tenta explicar até sua misteriosa morte.

Desde criança, ela teve um comportamento estranho, tendo sido diagnosticada como esquizofrênica aos quinze anos.

Ela foi expulsa de escolas, tentou roubar sua própria família, traficou drogas, aprontou de tudo um pouco até ser banida do estado do Colorado.

Além disso, ela tinha uma péssima relação com sua irmã, chegou a tentar matar uma de suas babysitter, e tentou o suicídio, isto aos 14 anos.

Aos 17 anos, ela trabalha como stripper, além de correr atrás de várias bandas como o Aerosmith, Ramones, New York Dolls, Bad Company, entre outras.

Nancy era o próprio bafo em forma de gente, mas tinha um charme que conquistou vários roqueiros até chegar em Sid.

Ela não chegava a ser bonita, era maltratada pela vida, não se cuidava, se vestia geralmente de preto, com muito couro, meias rasgadas, camisetas detonadas, roupas tigradas, maquiagem meio borrada, com olhos enfumaçados, boca com batom vermelho forte, lançando moda entre as mulheres punks.

Sua preferência era mesmo por roqueiros que aprontavam todas, que não estavam nem aí para nada.

Por se considerar deslocada, insatisfeita com a sociedade, Nancy acabou se identificando com o movimento punk. Na época que morava em um apartamento alugado pela mãe, ela recebia os punks e lhes oferecia comida.

Em 1976, depois de causar em NY, ela resolveu mudar de ares e foi para Londres, tendo como principal objetivo pegar Jerry Nolan, o baterista do New York Dolls e do Johnny Thunders & the Heartbreakers.

Ela conhecia Linda Ashby, que morava com os Sex Pistols e acabou fixando residência por lá.

Ela pensou em dar em cima de Johnny Rotten, mas este não teve o menor interesse por ela.

Foi um passo para que ela se envolvesse com outro integrante da banda: Sid Vicious, o baixista dos Sex Pistols, o roqueiro mais trash dos últimos tempos, se injetava em banheiros fétidos, agredia quem bem entendesse, não tinha respeito por ninguém e ao mesmo tempo era o punk mais admirado do mundo.

Apesar de toda banda ser contra o envolvimento dos dois, eles enfrentaram a tudo e a todos e eram apaixonados, se drogando juntos, vivendo do jeito que bem queriam e mais outra, eram celebridades do mundo punk.

O apelido pelo qual ela era conhecida, era “Nauseating Nancy” (nauseante Nancy).

Apesar de ser detestada por vários, Legs McNeill (autor de “Mate-me se puderes”, a bíblia do punk) declarou sobre ela: ‘Nancy tinha uma destas paixões pelo rock & roll que poucas pessoas possuem. Ela sabia tudo sobre cada álbum. As groupies daquele tempo eram diferentes. Elas eram parte de uma cena. Todo mundo era tratado da mesma maneira. Os roadies eram tratados da mesma maneira que os astros do rock. As groupies eram tratadas como astros do rock. Tudo era muito democrático’.

Reza a lenda que foi Nancy que apresentou a heroína para Sid e os dois acabaram vivendo intensamente o seu vício.

Além disso, havia sido ela que acendera o apetite sexual de Sid, ensinando a ele as mais diferentes posições e prazeres sexuais e criando nele a aura de sexy.

Eles causavam por onde andavam e viviam brigando entre si, dizem que Sid batia nela com o seu baixo, era amor na base da porrada, no melhor estilo punk.

Londres acabou ficando pequena para os dois, que resolvem se mudar para NY e morar num dos lugares mais míticos de lá: o Chelsea Hotel.

O Chelsea era o lugar para ver e ser visto, o lugar que reunia as pessoas mais interessantes, seja das artes, música, literatura, havia de tudo por lá; além de figuras da noite, traficantes, prostitutas, era o legítimo pardieiro, mas com muito estilo.

Para se ter uma ideia, o Chelsea era ou tinha sido habitado por pessoas como Patti Smith, Robert Maplethorne, Charles Bukowski, Bob Dylan, Janis Joplin, William Burroughs, Leonard Cohen, Tennessee Wiliams, Madonna, Nico, a lista é enorme.

Ela chegou a ser banida da turnê que os Sex Pistols fizeram pelos EUA, pois não a aceitavam.

Até que esta história acabou tendo um fim trágico: em outubro de 1978, Nancy é encontrada morta no quarto deles no Chelsea, no banheiro, com uma facada no abdômen.

O crime ganhou as páginas dos principais jornais do mundo e a polícia desconfiou imediatamente de Sid, de que ele havia assassinado sua própria namorada numa bad trip de drogas.

Sid, sempre drogado, não lembrava de nada que havia acontecido e aceitou a prisão sem resistência.

Porém, a polícia não tinha provas contra Sid e ele acabou sendo solto depois de passar alguns dias na prisão.

Na prisão, ele escreve várias canções e poesias para Nancy, que nunca foram lançadas.

Mas em 1979, Sid se suicida com uma overdose de heroína e morre aos 21 anos, no auge de sua juventude.

Ele deixou uma nota de que havia se matado para ser sepultado ao lado de seu grande amor, Nancy.

Um ótimo documentário foi realizado sobre as reais causas da morte de Nancy e a mais plausível é a que aponta para um traficante que habitava o Chelsea e era presença constante no apartamento deles. O trafi havia dado uma dose de heroína quase pura para Sid e enquanto ele curtia sua viagem, o traficante matou Nancy e Sid só veio a perceber depois.

Ou, segundo a versão de Malcom McLaren: como o ap deles estava sempre com a porta aberta, um ladrão entrou e para se defender, pegou uma faca que ficava pendurada na parede do quarto de Sid e acabou dando uma facada em Nancy. Dinheiro acabou sumindo do apartamento deles.

Outra versão é de que Nancy havia escrito a sua mãe que não viveria até os 21 anos (ela morreu com 20 anos) e Sid morreu aos 21, coincidência?

O filme “Sid e Nancy”, de 1985, estrelado por Gary Oldman como Sid e Chloe Webb como Nancy também é imperdível, foi dirigido por Alex Cox (de “Repo Man”) e é um dos melhores retratos sobre o amor louco e suicida dos dois.

Se Sid continuasse vivo, será que saberíamos o que realmente aconteceu? Será que os dois fizeram um pacto suicida? Estas e outras respostas permanecerão sem respostas.

  • Love
  • Save
    Add a blog to Bloglovin’
    Enter the full blog address (e.g. https://www.fashionsquad.com)
    We're working on your request. This will take just a minute...