Resenha: Princesa Adormecida



(De tanto viver enclausurada, você criou um mundo paralelo na sua imaginação e acha que a vida é um livro de princesas -página 72)
Título: Princesa Adormecida Autora: Paula Pimenta Editora: Galera Record Número de páginas: 192 Classificação pessoal: ♥♥♥♥♥ (muito bom!) Assuntos abordados: Mudanças, relações familiares, segredo, liberdade e responsabilidade. Ideal para ler... Apaixonada, durante o fim de semana ou em uma viagem (por ser bem leve).
Entre o ‘Era uma vez’ e o ‘E viveram felizes para sempre’ acontece muita coisa. Às vezes, por mais que queiramos um pouco de pó de pirlimpimpim e varinha mágica, o máximo que conseguimos é cansaço e muita dor de cabeça. A princesa caiu em um sono profundo e por isso o reino inteiro se entristeceu. Os dias ficaram nebulosos. As noites perderam as estrelas. Mas ninguém contava com um detalhe: o coração da princesa ainda batia dentro de outro coração... (página 7)
Áurea Roseanna Bellora (ou melhor... Anna Rosa Lopes) mal sabe, mas, por trás da boa aluna e garota sonhadora que é, há algo muito próximo de sua vida com o que ouvia quando criança: histórias de reinos distantes, linhagem real e bruxa. Vivendo com os seus três tios, no Brasil, Áurea/ Anna Rosa tem que guardar um segredo familiar que ela própria desconhece os detalhes; Uma história misteriosa sobre sua vida, que mais parece um misto de sonho e imaginação. A garota, muitas vezes, se vê contrariada de que tudo aquilo que lhe contaram pudesse mesmo ser real. Dizem que as lembranças dos nossos primeiros anos de vida são mesmo meio nebulosas. Não dá para saber se são verdadeiras ou se aquelas imagens foram criadas a partir de histórias que nos contaram ou de fotos que vimos... Usamos essas informações como se elas fossem parte da nossa própria memória. (páginas 30-31)
Educada e tida sobre os cuidados dos tios superprotetores, a ‘realíssima’ princesa estuda em um internato para garotas, tira notas excelentes, quase nunca sai com as amigas aos fim de semana, estuda música (canto e piano) e... Sonha com um amor legítimo de contos de fadas; Fantasia essa que, muitas vezes, acaba sendo adiada pelo tal segredo que a ronda, e por todos os cuidados que ela tem de tomar para que ninguém o descubra... Só tenho certeza de uma coisa: eu era constantemente vigiada. Meus pais e meus avós sempre estavam perto de mim. Só mais tarde, quando cheguei ao Brasil, é que me explicaram a razão de toda aquela vigília. Eu havia sido sequestrada e a ameaça de um novo crime me rondava o tempo todo. (página 27)
Se ‘Princesa Adormecida’ tivesse uma trilha sonora a música Rainbow, da cantora norte-americana Colbie Caillat, com certeza estaria na lista. A autora aproveita alguns momentos, emoções e humores da personagem Áurea/ Anna Rosa para ‘dialogarem’ com essa música. Melodia era o que parecia estar me cercando agora. Como se eu estivesse dentro de um daqueles filmes da Disney em que os personagens estão sempre felizes e cantam o tempo todo. (página 84)


Intercalado por reviravoltas, momentos ‘Awwnnn’ e alguns clichês, ‘Princesa adormecida’ é um belo conto de fadas moderno. Olhando para nós mesmos e para a história de Áurea/ Anna Rosa, podemos ver singularidades como conflitos familiares, segurança e privacidade e... A afinidade com a fantasia. Um livro para ler quando estiver ‘leve’ ou desejando estar - mais relaxada e adormecida - com um olho bem aberto, na realidade, e outro mergulhado em sonhos (no tal do príncipe encantado). ♥

Qual é seu conto de fadas preferido? E quanto às princesas...?
Olhei com mais atenção para a garota. Eu realmente gostava da história dela, parecia até um conto de fadas moderno! Algo que eu também gostaria de viver um dia... (Paula Pimenta, trecho do livro ‘Princesa Adormecida’, página 41)

  • Love
  • Save
    Add a blog to Bloglovin’
    Enter the full blog address (e.g. https://www.fashionsquad.com)
    We're working on your request. This will take just a minute...