Quarta-Decor: como valorizar um ambiente



Programar a decoração de um ambiente clean, minimalista e organizado pode ser tão interessante quanto a atividade de compor um outro cheio de referências, objetos e cores – como vimos semana passada, em ‘decoração: miscelânea’. Dessa vez, estamos mais neutros e clássicos. O branco, portanto, pode fazer, definitivamente, a diferença na decoração.
Eu aprendo, em jornalismo, que todo espaço em branco serve como elemento de valorização gráfica de uma página de revista ou jornal, porque a cor gera destaque em relação aos outros elementos. Resumindo, no caso da decoração: quanto mais ‘branco’ tiver um ambiente, mais destacado será o restante - móveis e objetos contidos. Plantas, detalhes rústicos e em madeira são alguns exemplos de complementos que, junto a paredes brancas, permitem um visual bonito e elegante.
Combinar objetos, paredes e móveis brancos a outros em tons de cinza e preto é outra dica. Diferente do ambiente aconchegante e rústico (com plantas, madeiras e tapetes), em cômodos cujas cores e elementos são sóbrios (em preto, branco e cinza), mergulhamos em um ambiente mais moderno e sofisticado.
Escritórios podem seguir a linha ‘sóbria’ e moderna com tons pretos e prantos entre os móveis e objetos. A vantagem de investir em uma decoração mais neutra e clean – com muitos ‘pontos de branco’ – é a perda de distração que muitas cores e detalhes poderiam causar, permitindo maior concentração nas atividades.

Quadro de Inspirações Caso a sua atividade, trabalho, estudos ou hobby seja ligado à criatividade e inovação, não precisa abrir mão da decoração clean e minimalista: basta acrescentar um quadro de inspirações com referências, fotos e frases para ‘quebrar’ a seriedade do local.

Um pouquinho de cor Adicionar alguns pontos de cor também pode ser uma saída para evitar que o ambiente seja ‘simples’ ou sério demais. Detalhes coloridos também conferem leveza e delicadeza à decoração.
Imagens: My ideal home, The cozy space, Butiksofie
Vocês preferem decorações mais discretas, com valorizações em branco, ou mais elaboradas (com muitas referências, conforme vimos semana passada)?
Coloquei o celular no criado-mudo ao lado da cama e fechei os olhos. Porém, o ritmo acelerado do meu coração e o trânsito intenso de pensamentos não me deixaram dormir... (Paula Pimenta, trecho do livro ‘Princesa Adormecida’, página 62)

  • Love
  • Save
    Add a blog to Bloglovin’
    Enter the full blog address (e.g. https://www.fashionsquad.com)
    We're working on your request. This will take just a minute...