Campinas Gastronômica | Um projeto da faculdade


Muitos assuntos - as chamadas ‘pautas’ - entram na rotina de um jornalista (ou na vida do estudante de jornalismo) de repente. Quando nos damos conta, estamos produzindo (ao mesmo tempo) trabalhos sobre política, estilos de motociclistas e gastronomia – e ocorrem de forma muito natural. Um dos desafios desse semestre - do meu curso de jornalismo na PUC-Campinas - foi programar e desenvolver uma reportagem 360º sobre gastronomia em Campinas: assim surgiu o Campinas Gastronômica.

(antes de mais nada) O que é uma reportagem 360º?
Reportagem multimídia, que engloba diferentes mídias e recursos: o texto, a fotografia, os infográficos, vídeos, áudios e mesmo animações (com o objetivo de trazer mais veracidade, envolvimento, facilidade e vivacidade do receptor com as informações transmitidas). • A denominação dada ao novo formato jornalístico, Reportagem 360°, define com maestria sua intenção: “uma nova forma de informar, a partir de todos os ângulos”. “A inovação jornalística, aproveitando todas as ferramentas que existem na web”, aguça a percepção dos usuários com peculiares sons sobre os temas abordados desde o carregamento da página inicial. (via Observatório da Imprensa)
Reportagem 360° — Uma referência Na América Latina, a Colômbia é o país que mais tem se destacado na realização de webdocumentários e afins. O jornal El País, por exemplo, criou um núcleo de trabalho denominado Reportaje 360 (Reportagem 360°), do qual já foram lançados três trabalhos. O primeiro é Cali, la Ciudad que No Duerme, uma produção que apresenta personagens e cenários da vida noturna na cidade (Cali).

Após coletar o material – entrevistas e textos, fotografias, aúdios, vídeos – organizamos (eu e as outras colegas de sala Aline Pavani e Carol Roque) as redes sociais do projeto, que contam com resenhas gastronômicas, vocabulário e dicas. Como o site final foi ao ar apenas internamente (entre os alunos e professor da disciplina), decidi dar continuidade com o trabalho no facebook e aqui no Just Carol! Dessa forma, vocês vão acompanhar um projeto compartilhado, com TAG específica e... Além das resenhas literárias, teremos resenhas gastronômicas. Por enquanto, compartilho, aqui, alguns posts da FanPage e links. ♥ // Fotografia: Carolina Barboza e Carol Roque. Arte: Carolina Barboza

FanPageFlickr
Vocês curtem conhecer restaurantes novos ou costumam ir sempre nos mesmos?
Coma alguma comida exótica da qual nunca ouviu falar. Pare um estranho e peça a ele para lhe explicar em detalhes seus maiores medos, suas esperanças e aspirações secretas, e em seguida diga-lhe que você se importa. Porque ele é um ser humano. (Matthew Quick, trecho do livro ‘Perdão, Leonard Peacock’, páginas 46-47)

  • Love
  • Save
    Add a blog to Bloglovin’
    Enter the full blog address (e.g. https://www.fashionsquad.com)
    We're working on your request. This will take just a minute...