Decoração lúdica invade Natal da Livraria da Vila


Quem passa pela característica vitrine da Livraria da Vila, em Campinas, se vê atraído por um colorido diferente: entre os livros, há uma árvore de Natal criativa e despretensiosa, que toma boa parte da entrada e dá boas-vindas à época mágica. Trata-se, na verdade, de uma disputa entre as unidades da livraria, que avalia e elege a árvore mais interessante. ‘Há tempos as árvores são tradição nas lojas da Livraria da Vila, mas o concurso começou no ano passado e, naquela oportunidade, ficamos com a segunda colocação’, explica o gerente da unidade de Campinas Felipe Bardi.
A estrutura da árvore é obrigatoriamente composta por livros, mas o restante da decoração fica a critério da criatividade da equipe de funcionários, que participa do processo de montagem e da criação dos ornamentos. Patrícia Meira, livreira responsável pela seção infantil da loja, conta que os recursos utilizados foram aqueles materiais que a livraria dispunha - caixa de papelão, papel de presente e plástico bolha - e nada foi comprado, atendendo à uma das regras do concurso. ‘Nós mesmos fizemos os bonecos de neve’, Patrícia afirma, enquanto observa o trabalho construído por todos os colegas de profissão. ‘Um dos quesitos é que toda a equipe participe, nem que seja pegar um livro e colocar na árvore, mas aqui foi bacana porque as ideias surgiram e a gente montou, desmontou, montou umas dez vezes’, relembra.
Os detalhes criativos e a composição colorida chamam a atenção das crianças, que param e fotografam a árvore, ou mesmo retiram ornamentos de pelúcia, passando a carregá-los durante a visita à loja. ‘Elas devolvem, no final!’, afirma Patrícia entre sorrisos, e explica que o foco da decoração deste ano são mesmo os leitores mais jovens. ‘A gente deixou ela mais lúdica, esse ano. A gente colocou mais brinquedos, mais coisinhas assim, porque a gente realmente focou o nosso público alvo, que são os pequenininhos’, relata.
Na estrutura da árvore, romances, distopias, clássicos e muita cultura compõem os títulos. Próximo ao topo, a equipe não deixou de colocar a ‘estrela do ano’, livro marcado pelo sucesso em vendas e - ainda! - aposta para o fim de 2014: A culpa é das estrelas. Uma lousa, ao pé da árvore, destaca outras dicas literárias como ‘As aventuras de Pedro Coelho’, Beatrix Potter, e ‘O Irmão Alemão’, de Chico Buarque. O Natal promete contar muitas histórias. ♥ // Texto e fotografia: Carol Barboza

Vocês já viram alguma árvore de Natal composta por livros neste ano?
A pilha de significados não parava de crescer. Em poucos dias, quase alcançou a altura da pequena Ingrid. Mesmo assim, faltava-lhe significado. Sabíamos que nenhum dos objetos que havíamos juntado realmente significava algo para nós e, sendo assim, como poderíamos convencer Pierre Anthon da importância daquilo? (Janne Teller, trecho do livro ‘Nada’)

  • Love
  • Save
    Add a blog to Bloglovin’
    Enter the full blog address (e.g. https://www.fashionsquad.com)
    We're working on your request. This will take just a minute...