Rubrica "Por Detrás do Blog""





Bom dia!
E eis que chegou mais uma nova rubrica do "Por Detrás do Blog" onde tento, dar-vos a conhecer as pessoas que tanto admiramos pelo seu trabalho como pelo seu percurso de vida.
A convidada de hoje, é mais do que conhecida por todas nós bloggers de cozinha, mas tinha de estar aqui, obrigatoriamente. O que eu já aprendi e em quantas receitas dela, eu já me inspirei.
Quanto ao blog, é mais um onde se entra e pelo qual se sente logo amor à primeira visita....








Falo de Manuela Cruz (Moira):


...a pessoa "por detrás do blog":

"Tertúlia de Sabores"
Conhecida carinhosamente por todos nós como Moira, no entanto o seu verdadeiro nome é Manuela.
Nascida na Figueira da Foz, distrito de Coimbra em 1962, mas onde nunca viveu.
Secretária de profissão, trabalhando na área do cinema, herdou o gosto pela cozinha, através da sua mãe.
1-Como surgiu o blog na tua vida Manuela? Fala um pouco sobre ele e do que significa para ti. O blog surgiu, de uma forma natural, para guardar as receitas que fazia cá em casa. Funcionava da mesma forma que um livro de receitas com a diferença que o blog estava online e acessível quer para os amigos, quer para a família.

2- De que forma ele mudou a tua vida?
O blog não mudou muito a minha vida, continuo a ser a mesma pessoa curiosa quanto a tudo o que diz respeito à gastronomia. No entanto e durante muito tempo a leitura de outros blogs levou-me a fazer muitas receitas diferentes das habituais.
3- Quais os aspectos positivos e negativos, de ter um blog? Um dos aspectos positivos é interagir com pessoas de todo o mundo, que de outra forma provavelmente não aconteceria. Através do blog, tenho conhecido pessoas incríveis com quem troco ideias e que passaram a fazer parte do meu dia a dia e do meu grupo de amigos. O aspecto mais negativo é que com o tempo passamos a ser diariamente assediados com pedidos de parcerias ou para experimentarmos produtos que muitas das vezes ou não usamos ou não gostamos, a mim particularmente causa-me algum embaraço já que habitualmente não sou capaz de dizer não, e por outro lado não consigo recomendar um produto do qual não gostei.
4- Que prato cozinhas mais vezes, seja pela simplicidade ou porque simplesmente adoras e te faz a ti e aos outros, feliz?
Não sou de repetir o mesmo prato até à exaustão, quando recebo amigos para jantar gosto de experimentar coisas novas, mas faço muitas vezes pratos de forno por serem práticos. Nos últimos tempos, tenho feito imensas vezes o bolo de maçã para os aniversários dos meus colegas de escritório, por ser um bolo que todos gostam e porque sai sempre bem.
5- Que receita ou ingredientes, nunca experimentaste e recusas comer?
Sou exigente na qualidade, mas não sou esquisita nos sabores, gosto praticamente de tudo mas não consigo comer rins e algumas outras entranhas, mas tenho que confessar que nunca provei ostras porque acho que não gosto, e causa-me alguma repugnância a ideia de comer insectos. Se calhar estou a perder um petisco e tanto…
6- Se tivesses que escolher a ementa perfeita, para um dia feliz, com amigos e família, o que escolherias? Elabora um pequeno menu.
Não sei se há ementas perfeitas, tudo depende do tempo que temos para as preparar, dos ingredientes a que temos acesso que variam consoante a época do ano e do gosto pessoal de quem faz e de quem come.
Se fizesse um jantar por estes dias seria assim:
Entradas: Pastelinhos de Chévre com Maçã e Amêndoa
Figos com Queijo de Cabra e Presunto com Calda de Mel e Mostarda à Antiga
Prato Principal


Frango Assado no Forno à moda da minha Mãe
Sobremesa Pavlova com Creme de Queijo, Iogurte e Frutos Vermelhos


Bebida
Sangria de Cava com Cerejas e Morangos

7- Que receita ou receitas, mais prazer e orgulho te deram fazer até hoje, ou têm para ti um significado especial. Porquê?
Tenho que receitas que me dão prazer fazer pelo impacto visual que causam como é o caso dos peixinhos de massa folhada. Outras pelo sucesso que fazem entre os amigos e família como é o caso do Bolo de Maçã, cuja receita nem é minha, mas à qual já fiz algumas alterações, ou das Azeitonas em Crosta, que têm lugar cativo em todos os piqueniques. Mas o que me dá mais prazer fazer, é pão, por tudo o que ele significa na alimentação a nível mundial, pela magia que é vê-lo levedar e crescer no forno enquanto coze, e apesar de não ser entendida no assunto, vou fazendo as minhas experiências e aprendendo com quem sabe.
Peixinhos de Massa Folhada Bolo de Maçã


8- Ao longo da tua vida e enquanto blogger, de onde tens recebido influências ou em quem te inspiras?
Comecei por receber influências de alguns blogs, como: o Elvira Bistrô , o Chucrute com Salsicha e o Smitten Kitchen . Mas a inspiração chega diariamente de observar e sentir o mundo que me rodeia, um aroma ao passar pelo mercado, a montra de uma loja, uma fotografia ou um livro que não tem que ser obrigatoriamente de culinária. Hoje em dia já não leio blogues com a atenção com que o fazia no início, quer por falta de tempo, quer para não me sentir tentada a seguir tendências. Mas continuo a dar uma vista de olhos rápida por alguns blogs por quem nutro uma enorme paixão como sejam o Palachinka - o AZCookbook , o La Rustica, o Sabores de Canela da Helena e mais uns quantos de amigas queridas que passaram do universo virtual para a vida real e que não menciono apenas porque a lista já vai longa. .
9- Que projectos ou desejos tens, e que gostarias ainda de concretizar?
Nunca fiz grandes projectos, mas tenho sonhos antigos, um deles seria mudar-me da cidade para o campo e ter mais tempo para poder dedicar-me à pintura, um dos meus hobbys para além do blog.


Curiosidades: Que ingredientes não te podem faltar: ...na despensa - farinhas várias e conservas ...no frigorífico - lacticínios ...no congelador - frutos vermelhos e tomate ...na fruteira - laranjas e limões na varanda – ervas aromáticas ...na vida – amor


"Palavra puxa palavra" Detesto... má-língua Adoro... Ter tempo Vicio... Tabaco Defeito... Teimosia Qualidade... Bondade Paixão... Socas Viagem... Alpes Livro...Poesia Restaurante...Prefiro Tascas Ingrediente... Espargos País... Portugal Cidade... Florença Chef...Alain Ducasse Personalidade... a minha
Obrigada Manuela, pela entrevista e pela honra que me deste, em ter aceite o meu convite. Um grande beijinho e continuação de muito sucesso para o teu blog que sempre será uma referencia e está no nosso coração. Quanto a vós que me visitam, espero que tenham gostado de mais esta entrevista e de conhecer a pessoa da qual muitas vezes só vemos as receitas mas que sempre temos curiosidade de conhecer um pouco mais...
Beijinho e bom resto de semana!

  • Love
  • Save
    Add a blog to Bloglovin’
    Enter the full blog address (e.g. https://www.fashionsquad.com)
    We're working on your request. This will take just a minute...