Asterix entre os Bretões (Albert Uderzo e René Goscinny)

Esse é o meu livro favorito do Asterix (e a versão animada está no meu Top 10 de desenhos).

A história é bem simples, mas cativante: o bretão Cinemapax viaja até a Gália para pedir ajuda a Asterix na luta contra os romanos – que estavam quase dominando sua aldeia. Pra ajudar os bretões, Asterix, Obelix e Cinemapax pretendem levar até a aldeia um barril de poção mágica (a mesma que tem ajudado Asterix e seus amigos a resistir a Roma).

É claro que eles passam por todo tipo de aperto durante a viagem, como encontros com assaltantes, soldados e piratas…

Uma das coisas que eu mais gosto nos livros do Asterix é a maneira como eles fazem com que mesmo temas pesados (guerra, assalto, pirataria etc.) não mudem o tom da história, que é divertido, leve.

Outro ponto alto desse livro, em especial, é a tradução: pra manter a estranheza que o inglês causa nos gauleses (que falavam “francês antigo”), aqui no Brasil traduziram as coisas ao pé da letra e sem mexer na ordem das palavras – hot water virou “quente água”, gentleman virou “gentil-homem”, roman patrol virou “romana patrulha”, national beverage virou “nacional bebida”, warm beer virou “morna cerveja” etc. Aliás, eles também brincam bastante com a obsessão dos bretões com “quente água com um pingo de leite” e o fato de preferirem “morna cerveja” ao invés de uma cerveja gelada.

Também tem várias outras referências à cultura inglesa (se vocês prestarem atenção, vão encontrar os Beatles em um dos quadrinhos, inclusive!).

Some tudo isso ao carisma dos personagens e ao ar clássico da HQ e você terá, bom… um clássico!

Minha única ressalva é o excesso de texto em alguns quadrinhos – o mesmo problema dos livros do Tintim –, mas não é nada que realmente atrapalhe a leitura.

Eu tenho um carinho especial por esse livro e pela versão animada (que assisti muitas vezes quando era criança). E esse exemplar que aparece nas fotos foi um presente do meu irmão – e vai ficar de “herança” para os meus filhos (quando e se eu tiver, claro)!

Como vocês podem ver nas fotos, tem um monte de desenhos e livros do Asterix, e cada um mereceria um post à parte… Mas, por enquanto, deixo a seguinte recomendação: leiam, assistam e se divirtam! As histórias são leves, o humor é inteligente e os personagens são extremamente carismáticos.

“Tira esse cara do meu lado”

“Grrrrr”

“Ah! Não pode morder, né?”

“Hum…”

“Dane-se!”

O Asterix sobreviveu ao ataque do Spock

Em breve teremos um post falando da “série” como um todo. Fiquem de olho!

ISBN (não tem) Editora Record Nota 5/5 Páginas 48

Quem quiser me acompanhar em outras redes, é só seguir: TwitterFacebookInstagram Tumblr Youtube

Youtube Instagram TwitterFacebookBloglovin’ Pinterest Tumblr Goodreads Flickr

  • Love
  • Save
    Add a blog to Bloglovin’
    Enter the full blog address (e.g. https://www.fashionsquad.com)
    We're working on your request. This will take just a minute...