Mousse de Chocolate Branco com Morangos



Há receitas que não precisam de muitas palavras. Que não precisam de adjectivos. Só precisam de uma colher à mão. Que se conseguem comer no silêncio, mas com todos juntos à mesa. Um doce momento. Uma doce sobremesa. Saboreada só com pequenos suspiros. E enquanto esperamos que os morangos cresçam na horta, não resisto a comprar alguns e a comer. Os primeiros do ano. É sempre uma emoção o que a Primavera traz com ela. Que nos inspira a encher frasquinhos com a estação, em forma de sobremesa.
Foi com os primeiros morangos que adaptei uma receita de um livro novo bem doce, o "Sweet" da Sam Linsell. Uma mousse de chocolate branco. Com morangos. Em camadas num swirl. Um doce prazer, cada colherada. Uma nuvem fofa e doce, como lhe chamámos. Como se derrete na boca. Eu que "sou mais bolos" e mais "chocolate negro" rendi-me a esta mousse. Em dias que nos faltam palavras, ou simplesmente não são necessárias, preferimos admirar o que nos rodeia, o que a estação nos brinda, embora inconstante no seu passo. Os dias maiores, as camisolas de manga curta, as flores, as cores, as frutas, as coisas simples que cada vez mais apreciamos. Sabe sempre bem algo que torne esses dias mais doces. Como esta receita. Simples e doce.





Mousse de Chocolate Branco com Morangos (adaptada do livro "Sweet" de Sam Linsell)
200 gr de morangos 250 gr de chocolate branco Pantagruel 100 ml de leite 250 ml de natas frescas 2 claras batidas em castelo 45 gr de açúcar morangos a gosto para servir

Preparação
Lavar bem os morangos, cortar em pedaços e triturar até obter um puré. Reservar. Derreter o chocolate branco com o leite, em banho-maria. Deixar arrefecer até ficar morno. Bater as natas frescas até ficarem firmes, em ponto chantilly. Bater as claras em castelo, e aos poucos juntar o açúcar continuando a bater como se fosse preparar um merengue, até as claras ficarem bem brilhantes. Adicionar o chocolate já morno às natas frescas e mexer delicadamente. Juntar depois as claras e envolver sem bater demasiado, para reter o máximo de ar. Pode optar por nesta fase adicionar logo o puré de morangos à mousse, espalhando e depois com a ajuda de uma faca, criar um efeito swirl, e colocar depois em 6 taças ou frasquinhos. Ou colocar camadas de mousse alternadas com camadas de puré de morangos, directamente nas tacinhas onde vai servir. Levar ao frio por umas 2 horas antes de servir, bem fresco e decorado com morangos inteiros ou cortados em pedaços.
Bom Apetite!





  • Love
  • Save
    10 loves 13 saves
    Add a blog to Bloglovin’
    Enter the full blog address (e.g. https://www.fashionsquad.com)
    We're working on your request. This will take just a minute...