Zé Zorzan

Como encontrar o foco de um blog se baseando nas categorias já existentes


A Beautiful Mess

Eu sou fascinado pelo mundo dos blogs, ou blogosfera se vocês preferirem. Estou nesse meio há mais de cinco anos e sempre me interessei muito por conteúdo que tratasse justamente desse assunto, blogs sobre blogs. De uns tempos pra cá minha paixão por essa área vem crescendo tanto que eu resolvi trazer também a minha colaboração para a dona internet.

Não que eu vá começar a escrever sobre isso com a mesma abordagem de outros vários blogs do nicho, que geralmente estão lá para ensinar mais didaticamente, do mais básico ao mais “profissional”. Na verdade a minha proposta é falar sobre as minhas experiências aqui no Melhor Ângulo mesmo: problemas que eu já tive e como consegui resolver, caminhos que segui para definir determinada linha de pensamento, como fiz novos projetos funcionarem, enfim, coisas que aconteceram comigo e que podem ajudar vocês.

Por exemplo: há duas semanas eu comecei em um novo emprego, e por isso meu tempo livre diminuiu bastante. Se antes com tempo de sobra eu já não estava me dedicando tanto ao blog, como eu faria agora? Foi o momento de sentar, listar meus projetos atuais e decidir o que “eliminar”. Calma, não foi o caso do MA, hahaha #vaiterblogsim Acontece que pra dar conta daqui pra frente, eu preciso começar a me organizar de alguma forma, pra que os projetos que restaram na minha vida funcionem e não se tornem perdas de tempo.

O primeiro passo foi listar todas as categorias que figuram aqui e decidir quais delas mais mexem comigo atualmente, as que mais me interessam e me deixam motivado a pesquisar, ler e escrever sobre. Depois fui criando mais grupos pras outras categorias afim de não deixar nenhuma sem definição, e o resultado final ficou assim:

A conclusão é que agora, em qualquer plano editorial que eu monte, vou ter uma visão mais clara do que priorizar quando o problema for assunto, e assim tudo fica mais fácil: a pesquisa de pautas, onde ir quando quiser me inspirar, em qual área eu preciso me dedicar, e assim por diante.

Você aí que também tem um blog que engloba vários assuntos: já tentou fazer isso? Às vezes a infinidade de categorias simplesmente bloqueia nossa criatividade, mas ela não precisam ir embora por isso, talvez só uma boa organizada já resolve, né? Me contem nos comentários o que vocês acharam da ideia. :)


  • Love
  • Save
    11 loves 2 saves
    Add a blog to Bloglovin’
    Enter the full blog address (e.g. https://www.fashionsquad.com)
    We're working on your request. This will take just a minute...