Fran Guarnieri

Como buscar pelo sucesso na sua vida profissional


(via)

Todo mundo sabe o quanto é importante investir na sua carreira. Eu até comentei sobre isso em um

vídeo que postei esses dias. Hoje o mercado está cada vez mais competitivo, e quem saí na frente é quase sempre quem possuí um diferencial.

Recordo-me que há alguns poucos anos atrás era “um plus” a pessoa ter inglês (mesmo que básico) no currículo. E vejam só, hoje é um pré-requisito não só para empregos, mas também para alguns cursos de graduação. Isso mostra como o mercado está exigindo cada vez mais de nós e quem não acompanhar, infelizmente acaba ficando um passo atrás e pode perder grandes oportunidades.

E estou falando sobre isso, pois conheço meu público e sei que muitos leitores já estão no mercado de trabalho. Então esse é um assunto super legal para abordar por aqui.

Ir além do óbvio

Na faculdade ou em qualquer curso que fazemos, nós infelizmente não aprendemos tudo. A graduação é uma espécie de conhecimento básico e o restante você vai aprendendo com o tempo.

Recordo-me de quando fazia curso técnico, e como eu já comentei algumas vezes, eu era apaixonada pelas aulas de desenho técnico. Eu não só me preocupava em passar na matéria, eu me esforçava ao máximo para tirar as melhores notas e estudava em casa as aulas que o professor nem havia passado. Claro que tanto interesse era porque eu realmente tinha encontrado algo que eu realmente gostava. Mas todo esse empenho me rendeu uma bolsa remunerada (no próprio colégio) para trabalhar com desenho técnico e assim que me formei também consegui um ótimo estágio na mesma área.

O que eu quero dizer com isso é que só vai além que decide sair do óbvio. Pode ter certeza que todo seu esforço vai servir para alguma coisa. Infelizmente não da para ser bom em tudo, mas escolha algo que você realmente se identifica ou seja excelente. Isso vale para uma matéria no colégio ou uma determinada função no trabalho. Quando você se destaca por ter especialidade em um determinado assunto, as pessoas te consideram um referencial naquele setor. Você já ouviu alguém dizer: “Nossa, se fulano sair dessa empresa não sei o que vai ser do departamento X”. Isso quer dizer que o “fulano” é uma peça fundamental e tem um conhecimento de determinado assunto que ninguém tem.

(via)

Tenha mais para oferecer

Toda empresa procura pessoas com algo a mais para oferecer. Isso significa que quanto mais conhecimento acumulado você tiver, mais interessante você é para a empresa.

Adoro contar os ~ casos ~ da minha vida, pois já passei por algumas experiências que vale a pena contar.

Em um dia de trabalho normal na empresa onde eu trabalhava, o meu chefe chega para mim desesperado dizendo que o cliente havia mandado um determinado arquivo em alta resolução e precisava de um mapeamento nosso feito em Corel, pois lá no escritório deles era assim e blá, blá, blá. O fato era que o Corel era um programa que a gente não usava. Era uma empresa de engenharia ué! Mas por um acaso do destino adivinha o que aconteceu? Eu tinha começado a fuçar no tal do programa justamente algumas semanas antes, em casa mesmo, sabe? Ninguém havia me pedido ou havia um motivo especifico, eu só queria ver qual era. E eu sempre fiz isso e hoje tenho conhecimento em diversos programas que vai que… Bom, mais voltando a história, meu chefe estava um poço de raiva até que eu disse assim: “Ah, eu sei fazer isso ai!”. Cara, na mesma hora a expressão dele mudou. Ai e ele deixou o tal do projeto por minha conta e o resultado? Fiz, entregamos e deu tudo certo. Me recordo que desse dia em diante eu passei a ser vista de uma forma diferente e comecei a ter mais oportunidades de crescimento dentro do trabalho.

Não é fantástico? Uma coisa que eu nunca imaginei que poderia acontecer, aconteceu. E é por isso que eu digo que é importante você sempre ter mais a oferecer. Pois faz todo sentido a empresa querer investir mais naquele profissional que demonstra interesse e tem mais a oferecer que os demais, não faz?

Por isso é importante investir no seu futuro profissional. Há várias formas de fazer isso, viu? Você pode procurar por cursos na sua cidade mesmo, mas também tem uma forma muito mais fácil, que é fazer os mesmos cursos online! Tem tanta coisa que da pra aprender como falar em público, gestão de projetos, planejamento estratégico, Excel e muito mais.

Reconheça as oportunidades

Outra coisa importante para o seu sucesso profissional é reconhecer as oportunidades. Elas aparecem em momentos inesperados ou também acontecem através de algo que a gente nem imagina que pode ser uma oportunidade.

Se seu chefe te pede para ficar até um pouquinho mais tarde ou te pede para fazer a tarefa mais chata do mundo, essa pode ser uma oportunidade. Mostre o seu melhor, não reclame e se empenhe. Essa pode ser uma oportunidade que a longo prazo ou a curto prazo (vai saber) e pode abrir portas para sua carreira.


*Postagem com conteúdo comercial (o que é isso?).

O post Como buscar pelo sucesso na sua vida profissional apareceu primeiro em Morando Sozinha.

  • Love
  • Save
    22 loves 18 saves
    Add a blog to Bloglovin’
    Enter the full blog address (e.g. https://www.fashionsquad.com)
    We're working on your request. This will take just a minute...