Feijoada de Chocos


Há quem não goste de rotinas mas eu não me ralo nada com elas, principalmente quando são assim, boas! A rotina das manhãs de sábado, em que normalmente vou até ao mercado, fazem com que estabeleça uma relação de confiança com as minhas queridas senhoras: a do pão, que faz questão de oferecer sempre um ao principezinho, a dos queijos, onde não resisto aos queijos frescos e outros tesourinhos que ela descobre pela Serra da Estrela e a do peixe, que já sabe que o principezinho adora salmão e tem sempre guardadas as melhores postas. É lá que compro todo o peixe que consumimos e é sempre de excelente qualidade. Dá-me nervos ver algumas pessoas a reclamar do preço do peixe e a insinuar que a senhora nos está a enganar, a ganhar mais de 200%... Tenho que me segurar para não me desbocar... A própria se queixa que nunca comprou peixe tão caro na lota, coitada... Mas mais vale comer menos, mas comer peixe de qualidade.
Ingredientes para 6 pessoas: 6 chocos médios (1Kg) 1 cebola 2 dentes de alho 1 folha de louro 1 dl de azeite 50 cl de vinho branco 2 tomates coração de boi maduros 12 camarões 800 g de feijão cozido (vale a pena demolhar e cozer em casa) 1 cenoura 1 ramo de salsa e coentros sal e pimenta piri-piri q.b.
Preparação: De véspera, demolhe o feijão. Lave-o em água corrente e coza-o na panela de pressão durante 30 minutos. Desligue, mantenha a panela tapada e deixe terminar a cozedura com o vapor. Leve um tacho ao lume com água temperada com sal e coza os chocos, cortados às tiras, com os camarões. Retire e reserve a água da cozedura. Noutro tacho, leve o azeite a aquecer. Junte a cebola picada, o dente de alho, a folha de louro e o tomate cortado aos cubos, sem casca nem sementes. Deixe refogar por alguns minutos, até a cebola ficar macia e o tomate começar a desfazer. Refresque com o vinho branco. Junte a cenoura descascada e cortada às fatias não muito finas. Acrescente o refogado com uma concha de água de cozer os chocos e deixe levantar fervura. Junte o feijão e os chocos. Verifique os temperos e se tiver pouco molho, acrescente mais um pouco de água da cozedura. Se não tiver crianças, aconselho a juntar um pouco de piri-piri. Sirva numa travessa enfeitada com os camarões cozidos e com as ervas picadas. Acompanhe com arroz branco.

N.B. Se não tem feijão seco para demolhar ou simplesmente decidiu à última hora fazer este prato, aconselho a comprar feijão enlatado de boa qualidade porque na maioria das marcas, o feijão desfaz-se demasiado.



  • Love
  • Save
    1 love
    Add a blog to Bloglovin’
    Enter the full blog address (e.g. https://www.fashionsquad.com)
    We're working on your request. This will take just a minute...