Londres e a Pátria amada

Há um tempo comecei a receber alguns comentário no blog e no instagram questionando o meu amor e patriotismo pelo Brasil e por isso resolvi fazer esse post. Quem acompanha o meu trabalho deve ter percebido que falo muito sobre Londres e que há várias referências à Inglaterra nas minhas fotos, na decoração do meu quarto etc. e como os posts sobre esse assunto vão aumentar (já que vou viajar para lá em breve) hoje vou fazer um pequeno desabafo sobre isso.

Sabe como é se sentir em casa? De sentir que você pertence a determinado lugar? Então, eu nunca senti isso aqui no Brasil. Minha família é uma “mistura” bem brasileira: meus pais e meu irmão mais velho nasceram em Salvador, eu nasci no Rio de Janeiro e meu irmão mais novo em Campinas. Apesar de ser “teoricamente” carioca e ser “filha de baianos”, nunca gostei muito de ir a praia, nunca gostei de calor e nunca me animei para pular carnaval. Tá, eu sei que o Brasil não se resume a praia, carnaval e calor, mas são três coisas que as pessoas normalmente estranham quando digo que não gosto.

Desde criança meus pais sempre apresentaram para mim e meus irmãos, várias bandas, vários filmes e vários livros e, por algum motivo misterioso, os que mais me marcaram vieram da Inglaterra antes mesmo de saber o que era a Inglaterra. Ainda na minha infância me apaixonei por The Beatles, Elton John, Queen e Spice Girls. O desenho que mais chamou a minha atenção – me assustava e me fascinava ao mesmo tempo – foi Alice no País das Maravilhas (só depois descobri que o desenho era inspirado em um livro), um filme que amava assistir e desejava poder entrar era Mary Poppins (depois também descobri a existência dos livros), era encantada pelo adorável Petter Rabbit e queria muito saber falar inglês tão bem quanto português (e, naquela época, na minha cabeça quem falava inglês era americano).

Lembro que na estante dos meus pais tinha um almanaque e na contra-capa dele tinha várias bandeiras. Eu amava ficar olhando elas e sempre que via a bandeira do Reino Unido pensava “essa é a minha favorita”. Confesso que só depois de muitos anos, percebi que tantas coisas que gosto (música, livros, filmes, série…) vieram do mesmo lugar: da Inglaterra.

Quando encontrei esse “lugar em comum” comecei a pensar “como será que minha vida seria se eu tivesse nascido na Inglaterra?” e a partir daí comecei a sonhar e inventar histórias antes de dormir da minha vida por lá. Durante muito tempo, achava que as minhas chances de conhecer a Inglaterra eram mínimas, mas isso não fez com que meu “encanto” por lá diminuísse e a cultura britânica mais o sonho de passear por lá continuaram me inspirando (e muito).

Ano passado, quando cheguei em Londres, senti como se estivesse dentro de um sonho. Quando comecei a observar a cidade pela janela do carro me senti tão bem que não sei nem explicar. Eu estava praticamente sozinha há milhares de quilômetros da minha casa e não senti medo. Eu me senti em casa. Eu senti como se lá fosse o meu lugar. Esse sentimento foi tão forte que só de escrever essas duas frases anteriores meus olhos se encheram de lágrima. Quando finalmente realizei o sonho de estar em Londres tive uma certeza: eu nasci na família certa, mas no país errado.

Você pode pensar “ah, do jeito que ela é, provavelmente sentiria isso em qualquer país que não seja o Brasil”, mas posso dizer que isso não é verdade. Em 2012 tive a oportunidade de fazer a minha primeira viagem internacional. Passei duas semanas em Orlando e New York e, embora sempre tenha tido vontade de conhecer esses lugares, posso afirmar: me senti bem, mas não me senti em casa lá (a mesma coisa com Paris que também tive a oportunidade de visitar no ano passado).

Não estou dizendo que a Inglaterra é melhor que o Brasil nem nada desse tipo (cada país tem suas qualidades e seus defeitos). Quero deixar bem claro que, apesar de me identificar muito com a cultura britânica e falar tanto sobre ela no blog e nas redes sociais, eu não desprezo o Brasil nem a sua cultura (sei do seu valor). Apenas não me identifico nem me sinto inspirada da mesma forma. E não gosto da ideia nem da sensação de me sentir obrigada a declarar meu amor e homenagear o Brasil só porque nasci aqui (e porque já falo muito da Inglaterra).

Eu respeito o Brasil, sempre serei brasileira, minha língua mãe é o português, as pessoas que mais amo no mundo são do Brasil, mas não é por isso que não posso me identificar mais com outra cultura e país.

Espero que com esse post vocês consigam entender melhor porque falo tanto da Inglaterra e porque estou tão feliz por voltar pra uma cidade que já tive a oportunidade de conhecer sendo que poderia ter escolhido ir para outro país :)

Obrigada por tudo, pessoal!

xoxo

ps: sei que algumas pessoas me pedem para homenagear o Brasil porque têm curiosidade de saber como eu faria isso e não por estarem me criticando, tá? ❤

Youtube Instagram TwitterFacebookBloglovin’ Pinterest Tumblr Goodreads Flickr

  • Love
  • Save
    14 loves 1 save
    Add a blog to Bloglovin’
    Enter the full blog address (e.g. https://www.fashionsquad.com)
    We're working on your request. This will take just a minute...