Casal Mistério

5 deliciosas receitas de frango para ter uma semana saudável

Segunda-feira é dia de frango cá em casa. Não por causa o Iker Casillas, mas porque é um prato fácil, rápido e que conquista sempre as crianças à primeira dentada. E é por isso que, enquanto o guarda-redes do FC Porto anda à procura da bola a meio-campo, eu ando à procura das melhores receitas na Internet. E para esta semana descobri cinco fantásticas e saudáveis receitas de frango para animar cada um dos próximos dolorosos dias de trabalho.

Segunda-feira

Peitos de Frango com Molho de Queijo Feta e Manjericão

Peitos de frango são uma constante nesta casa. Sempre que eu a deixo sozinha no supermercado, a minha querida Mulher Mistério volta com 5 quilos de peitos de frango, 3 quilos de coxas e 2 quilos de pernas. Mais nada. Parece que, para Ela, o mundo culinário se resume aos vários órgãos de um frango.

O que para aqui interessa é que esta receita do óptimo blog Diethood é uma forma maravilhosa de tratar o excesso de peitos de frango que congestionam o meu congelador. Aloure primeiro em azeite duas cebolas e um dente de alho picado. Depois frite os peitos de frango até estarem tostados e coloque-os por cima desta cama de cebola.

Finalmente, só tem de fazer o magnífico molho. Junte numa panela queijo feta desfeito, manjericão picado, alho picado, leite, flor de sal, pimenta moída e uma pitada de picante (se gostar). Deixe cozinhar, em banho-maria, durante três ou quatro minutos, até o queijo estar derretido e o molho cremoso. Coloque por cima dos peitos de frango e delicie-se à vontade – são só 370 calorias por pessoa. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente para quatro pessoas, veja a receita completa aqui.

Terça-feira

Peitos de Frango com Molho de Coentros e Lima

Antes de qualquer coisa, e sempre que usa peitos de frango, deve batê-los de forma a ficarem com a mesma grossura em toda a superfície. A ideia não é que fiquem fininhos, é que fiquem iguais em toda a parte para não terem tempos diferentes para cozinhar.

Feito isso, entregue-se nos braços desta receita facílima e rápida do blog Sally's Baking Addiction. Comece por cozinhar os peitos, temperados com sal e pimenta moída, numa frigideira que possa ir ao forno com um pouco de azeite, durante seis a sete minutos – a ideia é que fiquem tostados por fora e mal passados por dentro. Coloque os peitos de lado e tape-os com papel de alumínio enquanto trata do molho.

Sem limpar a frigideira, coloque lá dentro uma chávena de caldo de galinha, sumo de lima espremido, cebola picada, coentros e malagueta (se gostar de picante). Mexa bem no início para libertar os restos de frango e de gordura que caramelizaram no fundo da frigideira. Deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos até o molho ter ficado reduzido a 1/4. Baixe o lume para o mínimo, acrescente manteiga e natas e continue a mexer até a manteiga derreter.

Agora só tem de colocar os peitos de frango dentro do molho e levar a frigideira ao forno, pré-aquecido a 190º C, durante cinco a dez minutos, até ficarem totalmente cozinhados. Sirva com uns espargos ou outros legumes cozidos ou salteados e tem um jantar de 300 calorias. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, veja a receita completa aqui.

Quarta-feira

Frango Balsâmico Feito só numa Panela

Este molho mistura molho para saladas italiano (mas light, claro), vinagre balsâmico, mel e flocos de malagueta seca. A autora da receita, do fantástico blog Cooking Classy, recomenda o molho da Kraft, que está à venda em Portugal na Glood. Misture todos os ingredientes numa taça e depois cozinhe os peitos de frango, temperados com sal e pimenta, numa frigideira só com azeite, durante 6 a 7 minutos. Deite na frigideira metade do molho que misturou, envolvendo nele os peitos de frango.

Retire os peitos para um prato de servir e cubra-os com papel de alumínio para não arrefecerem. Entretanto, ponha cenouras e espargos, cortados em pedaços pequenos, na frigideira e deixe-os cozinhar com o molho durante cerca de quatro minutos. Junte os vegetais ao frango e acrescente também uns tomatinhos cherry por cima. Coloque o resto do molho na frigideira e cozinhe durante cerca de um minuto, enquanto mexe. Quando o molho estiver mais grosso, deite-o por cima do frango e dos vegetais. E já está. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, veja a receita completa aqui.

Quinta-feira

Frango Oriental, com Molho de Soja e Sementes de Sésamo

Antes de começar o levantamento popular, tenho de esclarecer que esta receita do blog How Sweet It Is leva açúcar mascavado, mas é só uma colher de sopa para quatro pessoas. Por isso, para se esquecer rapidamente dessa ousadia, despache logo o açúcar para dentro de uma taça juntamente com caldo de galinha, óleo de sésamo, alho picado, molho de soja e vinagre de vinho branco. Misture bem com um batedor de claras manual e deixe de parte enquanto trata do resto.

Corte os peitos de frango em cubos e tempere-os com sal, pimenta moída no momento e farinha. Leve-os ao lume numa frigideira com azeite e óleo de sésamo e deixe fritar durante dois ou três minutos, só até estarem dourados. Junte o molho por cima e leve ao forno, pré-aquecido a 200º C, durante 20 minutos. Antes de servir, cubra o frango com sementes de sésamo e acompanhe com vegetais.

Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, veja a receita completa aqui.

Sexta-feira

Coxas de Frango com Laranja e Alecrim

Esta receita maravilhosa é do blog Damn Delicious, que já se tornou uma Bíblia cá em casa. Tempere as coxas com sal, pimenta moída no momento, orégãos e tomilho. Depois passe-as por uma frigideira com manteiga, durante cerca de 2 minutos de cada lado, começando com a pele para baixo. Retire as coxas e coloque alho picado, deixando cozinhar apenas durante um minuto. Junte sumo de laranja, caldo de galinha, xarope de ácer, mel, alecrim, sal e pimenta. Assim que levantar fervura, baixe o lume para o mínimo e mantenha a ferver durante três a cinco minutos, até engrossar um pouco.

Volte a pôr o frango na frigideira, com o molho, e leve ao forno, pré-aquecido a 200º C, durante cerca de 25 minutos. Calorias? 229. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, veja a receita completa aqui.

Agora é decidir se começa esta maratona de frangos já hoje ou se espera pelo próximo jogo do Casillas.

Um óptimo jantar para si onde quer que o frango esteja,

Ele

fotos: diethood, sally's baking addiction; cooking classy; how sweet it is; damn delicious

  • Love
  • Save
    Add a blog to Bloglovin’
    Enter the full blog address (e.g. https://www.fashionsquad.com)
    We're working on your request. This will take just a minute...