Recuperando os cabelos pós química: UTI Capilar


Amadas minhas, vamos continuar meu diário de recuperação capilar. A primeira parte você encontra aqui.

Um pouco mais sobre UTI e algumas duvidas que tive no meio do caminho: UTI Capilar é um tratamento indicado para todo e qualquer cabelo (principalmente no pós química) que está ressecado, quebradiço, elástico, poroso, com pontas duplas, frizz e volume.
Para realizar tal procedimento é necessário duas máscaras (uma mais potente e uma mais fraca) neutralizante shampoo que limpe bem os fios leave in para finalizar.
Vale lembrar que a ordem da UTI não deve ser mudada: - lavar os cabelos com um shampoo anti-resíduo ou transparente - o legal é usar um shampoo que limpe realmente os fios. - aplicar a máscara mais potente que deve ser escolhida de acordo com a necessidade do seu cabelo. Dar o tempo de pausa. - enxaguar e retirar o excesso de água com a toalha; - aplicar o neutralizante em todo cabelo, incluindo raiz. Não enluvar, não pentear, não mexer. Deixar agir por 20 minutos; - enxaguar e retirar o excesso de água com a toalha; - agora é a vez da máscara 'mais fraca' - dar o tempo de pausa, enxaguar, retirar o excesso de água e aplicar um leave-in para proteger o fio das agressões externas.
As máscaras escolhidas para UTI devem respeitar a necessidade do seu cabelo. Não precisa em toda UTI usar máscara reconstrutora se esse não for o pedido do seu cabelo - saber respeitar o que o fio precisa é de extrema importância no sucesso do seu tratamento.
O uso do neutralizante é para tratar o fio, equilibrar seu pH, fechar suas cutículas e findar qualquer oxidação antiga que por ventura esteja ainda fazendo efeito no cabelo - seja por causas naturais, como o sol, ou não. O tempo de uso dentro da UTI não deve ultrapassar 20 min. O produto deve ser passado em todo fio, até na raiz. Se o couro cabeludo tiver com lesões ele deve ser evitado.
Queratina na UTI pode? Pode, o que acontece é que cabelo com excesso de queratina tem o mesmo efeito de cabelo mal tratado. Ele fica duro, sem brilho, enrijecido. Portanto se for seguir a UTI usando sempre um creme reconstrutor, é legal intercalar com uma outra máscara reconstrutora que não tem queratina - por via das dúvidas, afinal... não queremos um efeito rebote, neh?!
Importante: Quem tem henê não deve fazer UTI. Dito isso tudo... Vamos ao meu tratamento.
Meus fios precisavam urgente de reconstrução e nutrição. Mas como na lavagem antes da UTI fiz uma N optei por na UTI usar um creme reconstrutor e outro de hidratação. Esses foram os produtos que usei:

Shampoo AR Barro Minas e shampoo BC Repair Rescue, Máscara BC Repair Rescue, Neutralizante Lisa Hair, Máscara de Mandioca Bepantol
Como fiz: Usei na primeira lavagem o shampoo AR Barrominas. Na segunda já usei o da linha Rescue Repair, Schwarzkopf - tenho a máscara e o shampoo fracionados da linha, gosto muito deles. Vou depois resenhar para vocês.
Tirei todo excesso de água com toalha e depois apliquei a máscara Repair Rescue mexa por mexa, massageando e enluvando o cabelo - aqui foi feita a R.
Deixei o tempo de pausa, enxaguei, tirei o excesso de água, e apliquei o neutralizante em todo cabelo, sem dó. Deixei os 20 minutos e enxaguei. Tirei novamente o excesso de água e por fim apliquei a máscara de mandioca batizada de Bepantol (fazendo assim uma H) - também mexa por mexa e massageando em seguida. Enluvei os fios em touca de alumínio e aguardei o termino do processo. Enxaguei e apliquei um leave in de óleo de argan.



No dia meus cabelos ficaram bonitos, mas as pontas ainda estavam secas.
Eu sei que a primeira UTI não faria milagres, pelo que eu propus ela funcionou bem. Infelizmente é um tratamento a longo prazo. Senti que a fragilidade do meu cabelo estava bem menor. Senti o fio mais encorpado, mais no lugar - embora ainda apresentasse frizz. A reconstrução atuou onde precisava. Ok!
Mas também senti que meu cabelo precisava de mais N. No dia seguinte da primeira UTI o volume estranho voltou. Assim como o aspecto e textura seca no geral... e as pontas ficaram bem 'espigadinhas'.
Fui então e fiz uma N. No dia o cabelo no geral apresentou uma melhora. Fiquei até feliz. Um brilho... e bem macio, menos seco - estavam nutridos! E até as pontas estavam menos revoltadas. Dormi... e boom! As pontas ficaram novamente todas ressecadas, parecendo que tomaram um choque!! Mas, o lado bom é que, o cabelo no geral apresentou uma melhora bem significativa - da raiz ao meio do cabelo.

Sinto que preciso de mais uma R e mais N - na próxima semana essas serão minhas máscaras na UTI. Vou tentar encontrar algum creme base de creatina... E que não tenha queratina, por via das dúvidas... Vou seguir com o Cronograma normalmente. Pode ser que até semana que vem a necessidade do meu cabelo tenha mudado. Vou mantendo vocês informadas.
Todavia as pontas do meu cabelo estão... horrendas!!! Não sei se tenho paciência para aguentar tratamento não... hehehe Acho que de qualquer maneira um corte eu darei nele... Está precisando para realçar inclusive as mexas claras e escuras e tudo mais...

Ah! É claro que ao passar serum, protetor de pontas etc... as benditas pontinhas espigas melhoram... Mas não é a solução, neh!
É isso! Sugestões?! :) Meu cabelo está longeeeee de estar saudável... Mas vamos que vamos! Smacks!
  • Love
  • Save
    Add a blog to Bloglovin’
    Enter the full blog address (e.g. https://www.fashionsquad.com)
    We're working on your request. This will take just a minute...